Meu nome é Amanda - Mandy Candy (Amanda Guimarães)

2 de setembro de 2016
Foto por: Elefante Voador

Meu nome é Amanda
é a primeira leitura que faço dessa "onde Youtuber". Já li alguns da Bruna Vieira e de outros autores que fazem vídeos, mas como esses eram livros de ficção, vou considerar que o livro da Amanda, conhecida como Mandy Candy na internet, seja o primeiro de não-ficção.

Sei muito pouco sobre transexualidade, mas através do livro da Amanda pude obter algumas informações básicas. Amanda nasceu com um corpo masculino no qual nunca se identificou, e narra de forma bem simples (afinal, o livro tem apenas 130 páginas) e em linguagem jovem e atual os problemas que enfrentou até chegar ao ponto atual, onde se sente maravilhosa com o corpo que sempre sonhou ter desde que era criança.

Gostei bastante da leitura. Li em apenas 2 horinhas, e pude concordar com vários pontos que Amanda narra, principalmente sobre ser diferente do que a sociedade considera como normal, e a necessidade de se provar/ralar mais que os demais para provar seu valor. Ela mostra exatamente isso no trecho abaixo:

"Sempre fui muito esforçada em tudo o que eu faço. Infelizmente, quem é diferente em algum aspecto, seja por ser trans, gay, seja por qualquer coisa, até gostar de um estilo, ser tatuado, não importa, quem se destaca na sociedade por qualquer motivo precisa se esforçar três vezes mais do que o restante das outras pessoas para conseguir respeito no trabalho."


Outra coisa que Amanda deixa bem claro, o que achei super importante, é que mesmo que hoje ela seja bem resolvida e tenha alcançado seu objetivo de fazer a cirurgia para remoção do pênis e construção da vagina, ela é um caso raro de apoio familiar. E que mesmo com todo amor dentro de casa, teve inúmeros problemas na rua, na escola, no trabalho, entre outros, apenas por ser quem ela é. Suicídio até passou pela sua cabeça, e fico muito feliz que ela tenha dado a volta por cima e hoje seja uma referência no assunto e bem aceita na comunidade Youtuber.

Um ótimo livro sobre o tema que sempre esteve aí, e continua sendo pouco falado. Ela afirma o quão mal preparadas estão as pessoas que tem papel orientador, seja na escola ou até mesmo dentro de religião, e como isso resulta na pouca expectativa de vida da pessoa trans. Indico Meu nome é Amanda para quem, assim como eu, não tinha noção alguma do assunto, e quer começar a entender o básico. Considero a leitura como uma porta de entrada para o tema, com a forma bem irreverente de Amanda de conversar com o público.



Título: Meu nome é Amanda 
Título Original: Meu nome é Amanda
Autor: Mandy Candy (Amanda Guimarães)
Páginas: 136
Data de Publicação: 2016
Editora: Fábrica 231 | Rocco
Idioma: Português
Gênero: Não-ficção | Biografia | Trans
ISBN: 978-8568432730



Labels: , , , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...