O Oráculo Oculto: As Provações de Apolo #1 - Rick Riordan

21 de julho de 2016
Fonte: Intrínseca


Hoje venho conversar com vocês sobre o último lançamento do Rick Riordan pela Intrínseca, O Oráculo Oculto, volume 1 da nova série, As Provações de Apolo. Nesse livro retornamos ao mundo fantástico dos deuses Greco-romanos só que dessa vez na visão de um deus, mais especificamente de Apolo e com esse ponto de vista inusitado voltamos a emergir no mundo mitológico de Rick e a rever os personagens aclamados nos demais livros como Percy, Leo e Nico.

A nova saga de Rick Riordan gira entorno de Apolo. Sim o deus do Sol, da Poesia, do Arqueirismo (essa palavra existe, certo?), da profecia, etc., porém não da maneira imortal e poderosa que estamos acostumados nos livros anteriores em que ele aparece. Aparentemente Zeus culpou Apolo por toda a lambança feita pelos deuses na série anterior do autor Heróis do Olimpo e como punição, transformou Apolo em um mortal sem graça, sem poderes e sem memória, por tempo indeterminado com muitos inimigos e obrigado a servir uma semideusa geniosa e misteriosa chamada Meg McCaffrey. Mas os problemas começam mesmo depois que eles descobrem que os Oráculos do Mundo estão sem poder, afinal, sem deus da profecia não tem profecias, sem profecias não tem missões para os semideuses, e sem missões quem vai salvar o mundo quando ele precisar?

Esse livro se passa em paralelo à saga do Magnus Chase (tem vídeo-resenha nossa lá no *abandonado* canal), e tem o universo interligado com todos os outros livros da série, o que dá brecha para vermos qualquer personagem de qualquer saga. Ele é muito bem escrito com o mesmo ritmo dos demais livros do autor, só que a narração pelo desmemoriado Apolo é cheia de sarcasmo, amargura e uma certa ingenuidade de quem não tem a mínima ideia de como as coisas são difíceis para um humano no dia a dia. Como todo volume 1 de uma série o seu início é um pouco lento, mas com o passar dos capítulos a aventura envolve o leitor e o livro flui muito bem. A história tem potencial de ser uma grande aventura, mas achei o final desse volume meio morno. Como maior ponto positivo pra mim é o fato de vermos o desfecho da vida dos personagens das outras séries. Mesmo que não sejam foco, é legal vê-los de novo e matar a saudade.

O livro segue o padrão editorial de todas as outras edições do autor feitas pela Intrínseca, com uma boa revisão e tradução, um tamanho e peso agradáveis para leitura e uma capa condizente com o conteúdo apresentado. Temos mais um exemplar de qualidade para agregar a já grande coleção de Rick Riordan na estante dos fãs sedentos do autor.

A Intrínseca montou uma playlist muito legal no Spotify com as músicas que o livro se refere como favoritas do deus Apolo. Acho muito maneira a forma como o autor dá um jeito de ligar o "antigo" com as coisas modernas da humanidade. Podem contar com músicas dos The Beatles, Led Zeppelin e outros. Particularmente, curti o gosto musical desse deus. Confere lá! ;)

Em geral, O Oráculo Oculto é um bom livro que traz à tona o saudosismo aos fãs antigos das série mitológicas mas sem apresentar grandes surpresas. Dou nota 3,5 para o início das aventuras de Apolo como humano e torço para que os próximos volumes nos tragam a mesma qualidade de sempre com bastante surpresas na narração!




Título: O Oráculo Oculto: As Provações de Apolo #1 
Título Original: The Hidden Oracle (The Trials of Apollo #1)
Autor: Rick Riordan
Páginas: 320
Data de Publicação: 2016
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Gênero: Ficção / Juvenil
ISBN: 978-8580579284

Labels: , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...