Quando vi que tinha mais Gillian Flynn (autora do sucesso Garota Exemplar) previsto para o mês de julho pela Intrínseca, dei pulos de felicidade. Gosto da escrita e personagens creppys da autora, ela sempre me surpreende, seja pela história e seu desenrolar ou pelos personagens complexos e problemáticos. Pois bem, qual não foi minha surpresa ao descobrir que já havia lido esse conto! Sim, O Adulto é um conto e ele já foi publicado no Brasil pela Saída de Emergência (e recentemente relançado pela Arqueiro) no maravilhoso O Príncipe de Westeros e outras Histórias.
Passado a surpresa inicial, descobri que não liguei o nome ao conto que já tinha lido pois anteriormente ele foi lançado com o nome Qual é a sua profissão?, o que faz mais sentido ao meu ver. A Intrínseca optou pela tradução no nome original. Fora esse detalhe, o conto é exatamente o mesmo!
Como se trata de um conto, sem contar muito do enredo, em linhas gerais trata-se da história de uma protagonista sem nome, que discorre brevemente sobre sua vida, até chegar o momento onde trabalha como clarividente, um upgrade para alguns trabalhos que fazia, er, "dando uma mãozinha" para o sexo masculino a aliviar a tensão. Em um dia qualquer, uma mulher lhe procura para contar sobre estranhos acontecimentos na sua casa e o comportamento anormal do seu enteado. Tentando levar vantagem, a mulher diz que precisa conhecer a casa e fazer uma "limpeza" no local, cobrando um valor exorbitante. É aí que seus problemas começam.
Flynn nos traz já uma aura de mistério logo no início do conto, que possui apenas 60 páginas, com margem bem espaçosa e fonte grande. Ele foi escrito para compor a coletânea de contos organizada por George R. R. Martin sobre personagens considerados "canalhas", ou seja, os não-heróis, aqueles de caráter duvidoso. Então, temos um suspense com pitadas de terror em O Adulto, com uma protagonista que não vale muita coisa, por assim dizer. O tom sarcástico e sem medo de chocar se faz presente também. É uma leitura curtinha e recomendo para quem ainda não conhece a escrita da autora. Com certeza dá para começar por O Adulto.
Nenhum comentário :
Postar um comentário