Loney - Andrew Michael Hurley

7 de junho de 2016

Fonte: Intrínseca

Loney é uma das grandes apostas de junho da Editora Intrínseca. Com o selo de recomendação de Stephen King, Loney saiu lá fora ano passado com opiniões variadas acerca da sua história. Ele é vendido como um suspense beirando o gótico/horror e já vou falar sobre esse ponto. O autor estreante Andrew Hurley conseguiu criar um ambiente que invoca esses elementos sim, mas de maneira não usual. O que quero dizer de antemão é: se você está procurando em Loney uma história de terror e todas as suas características básicas, esqueçam! Se você curtiu Caixa de Pássaros, na minha opinião, vai gostar desse aqui.

Recebi a prova do livro e pouco sabia da história. Li a breve sinopse que a editora disponibilizou em sua página e mergulhei nas páginas do livro.

Loney nos apresenta uma família londrina que é assídua na igreja. O narrador é Tonto, que resgata em sua memória dos tempos que tinha 14, 15 anos, a Páscoa que passou com a família e alguns outros membros da igreja local, em um lugar com um pequeno povoado na costa da Inglaterra, Loney. Tonto possui um irmão mais novo que é mudo, e a mãe super religiosa dos garotos acredita piamente que se retornar a Moorings, a casa onde já ficaram anteriormente hospedados, poderão ter acesso a um santuário perto do local e o garoto poderá ser curado.

A grande sacada do autor é tratar vários elementos do livro de forma sombria. Temos 3 casais cercados de segredos da igreja na casa, um novo padre que conduz a paróquia e se vê às sombras do fantasma do padre anterior e sua morte intrigante, moradores locais assustadores... Enfim, são vários os mistérios acerca da história, que é conduzida de forma (às vezes, em excesso) lenta, como se para evidenciar a força brutal da excentricidade do Loney. Tonto, depois de velho, tenta relembrar o que houve naquela época, e os estranhos fatos que resultaram em um assassinato bizarro.

O livro me prendeu, isso é fato, e o que me chamou mais atenção é como o autor trouxe vida ao Loney, e como ele é, realmente, um protagonista como o próprio Tonto. Sempre acho extraordinário quando um autor consegue dar tanta vida e personalidade a um local ao ponto dele ser um personagem em si.

Devo ressaltar, porém, que o livro não é para qualquer um. Alguns podem se decepcionar com o ritmo de leitura de Loney, que não possui exatamente um grande clímax em si e possui um final em aberto. E claro, como comentei anteriormente, não é uma leitura para quem procura uma história de terror convencional. Mesmo com esses pontos, foi um livro que me surpreendeu justamente por ser diferente.


Loney será lançado oficialmente dia 15/06.


Título: Loney
Título Original: The Loney
Autor: Andrew Michael Hurley
Páginas: 304
Data de Publicação: 2016
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Gênero: Ficção / Suspense
ISBN: 978-8580579376


Labels: , , , ,

2 comentários :

  1. Esse livro parece um poço de suspense! Me lembrou um pouco o estilo de Morte Súbita da J.K. Rowling, mesmo que as história não tenham nada a ver, pelo fato do autor dar vida a um lugar: acontece o mesmo com Pagford. A questão do final aberto me deixa um pouco hesitante, porque sei que vou sofrer de ressaca literária depois, mas continuo com vontade de ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Não tinha dado muita bola pra ele (fui ler a sinopse só aqui na resenha mesmo) mas agora fiquei curiosa. VOU CAÇAR SPOILERS Q

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...