A Fúria e a Aurora é o grande lançamento do mês da Globo Alt, selo juvenil da Globo Livros. Com inspiração na história de As Mil e uma noites, nossa protagonista também tem o mesmo nome da heroína de Antoine Galland, Sherazade. Apesar de gostar bastante da ideia original, fiquei receosa da autora Renée Ahdieh não dar personalidade própria para A Fúria e a Autora. Ainda bem que eu estava enganada.
A ideia da protagonista também se chamar Sherazade podia ser muito, muito perigosa. Obviamente, hoje em dia temos muitas histórias inspiradas em grandes clássicos, e até mesmo com uma "nova roupagem" de forma a atingir novos públicos. O bom que a sensação inicial de 'Eu já vi isso antes' logo se esvai no início do livro, com a autora focando mais no mistério.
Sherazade é impulsionada a casar com o menino-rei, o califa Khalid Ibn Al-Rashid como forma de se vingar da morte de sua melhor amiga. O califa se casa, dia após dia, com uma das mulheres jovens do seu reino, Khorasan, e no dia seguinte, as degola. Sherazade é a primeira dessas mulheres que se "oferece" de boa vontade, chamando atenção do califa Khalid. Com muito charme e suas histórias, ela promete a si mesma sobreviver à noite de núpcias, e viver o suficiente para matar o califa.
Sim, o início é quase igual ao de As Mil e uma Noites, mas as semelhanças param por aí. Sherazade percebe no dia a dia que existe muito mais do que as coisas aparentam. As pessoas o consideram um monstro (claro, quem pensaria o contrário?), mas muitos segredos pairam sobre esse comportamento. Além de ter que ser obrigado a assumir o trono muito jovem, Khalid tem 18 anos e um passado desconhecido por muitos do reino. Sherazade também teve que deixar pessoas para trás, que não mediram esforços para tê-la de volta em segurança.
A leitura me prendeu muito. Em alguns momentos tive que fazer coisas do dia a dia mas ficava ansiosa para retornar à historia e saber onde o relacionamento de Sherazade e Khalid ia dar. Esperem muitas trocas de farpas e cenas muito tocantes também. Os leitores também podem esperar por tretas políticas (adoro!) e personagens com muita personalidade. Qualquer um é suspeito e as alianças antigas são desfeitas e novas, realizadas.
A Fúria e a Aurora não tem tanta ação quanto poderia, mas por se tratar de um juvenil, senti que a autora não queria se aprofundar muito nisso, e sim focar nas relações e alianças mesmo. Recomendo para quem gosta desse tipo de trama, quem não está esperando grandes cenas de romance e para quem está disposto a encarar uma nova série, sendo que temos alguns contos (em inglês) entre os livros.
A previsão é que a Globo lance o segundo volume, The Rose and the Dagger, esse ano ainda. Vamos aguardar!
ATUALIZADO - 20/06: A Globo Alt informou em suas redes sociais que o segundo volume sai em fevereiro de 2017.
Título Original: The Wrath and the Dawn
Autor: Renée AhdiehPáginas: 339Data de Publicação: 2016Editora: Globo AltIdioma: PortuguêsGênero: Ficção / YA | JuvenilISBN: 978-8580579376
Nunca imaginaria que esse era o enredo do livro, adorei! Sua resenha está ótima, me fez ter muita vontade de ler o livro!
ResponderExcluirGislaine | Paraíso da Leitura
Gostei da história, mas desanimei um pouco de saber que é série. Ando tentando fugir um pouco de livros que não são únicos porque quando as continuações demoram pra sair, eu acabo perdendo o interesse. Acho que vou esperar sair todos pra ler!
ResponderExcluirQue capa linda! A história também parece ser bem interessante!
ResponderExcluirBeijo
Tô doida para ler esse livro. Ele chegou aqui pra mim já tem um tempinho mas estou passando outros na frente. :x Mas vi tantos comentários bons sobre ele que vou tentar ler ele o mais rápido possível. *O*
ResponderExcluirVocê disse que tem alguns contos no meio série e tals. Sabe quantos livros tem no total? Eu sou a traumatizada das séries então sempre desanimo quanto tem muitos livros. haha
Beijos!
http://www.prateleiracolorida.com.br