E aí pessoal, quanto tempo que não apareço por aqui! Hoje vim falar um pouco com vocês sobre Caçadores de Trolls, livro de fantasia infantojuvenil da Intrínseca que vem assinado por Guillermo del Toro (famoso escritor e cineasta mexicano) e Daniel Kraus.
O livro conta a história dos Sturgers, mais especificamente de James Strurgers Jr. ou simplesmente Jim, um garoto sem nada de especial, do lado "loser" da escola, e que tem um pai cheio de esquisitices. Fanático por segurança e cheio de fobias que começaram com o desaparecimento do seu irmão, tio de Jim, "Jim Pai" deu início a um período sombrio na família onde as coisas deram muito errado para os Strurgers. As suas ideias foram roubadas e ele acabou em um emprego medíocre e criou Jimmy num ambiente nada saudável. Como resultado, Jim só tem um amigo esquisito e sofre todos os dias com bullying na escola.
Mas ao 15 anos a aventura bate à sua porta, ou melhor, o arrasta para baixo da sua cama, pois um troll o rapta e o leva para um universo escondido no subterrâneo do mundo que conhecemos, a cidade dos Trolls. Mas antes de continuarmos, você sabe o que é um troll?
Um troll é um monstro carnívoro que habita a mitologia do norte da Europa e quando eu penso em troll, inicialmente me vem dois exemplos: os trolls do fime Frozen, da Disney, que são bichinhos bonitinhos e amáveis; e os trolls do filme do Senhor dos Anéis. Os trolls desse livro são mais como os do Senhor dos Anéis. Nojentos, sujos e mágicos, eles têm certos poderes, como sair debaixo da cama de uma criança e virar pedra quando expostos à luz do sol.
Tendo em vista que agora você sabe o que é um troll, depois do rapto e de muita correria, esgoto e sustos, Jim descobre que descende de uma antiga linhagem de caçadores de trolls e um grande perigo se levanta e ameaça os dois mundos. Assim, ele deve revindicar o legado dos seus ancestrais, encarar o medo e tentar salvar o mundo sem ser comido por um desses seres.
O tom da leitura lembra muito Percy Jackson, ele expõe as ideias como se o próprio Jim estivesse contando essa história em um livro. Mas no conteúdo ele é bem diferente por ligar assuntos como um ser asqueroso, sujo e muitas fezes. É como se estivéssemos lendo um H.P. Lovecraft juvenil.
A edição da Intrínseca é muito bem feita, a capa é linda e o interior é cheio de ilustrações em papel fotográfico que ajudam muito a imaginar os seres descritos na história que desafiam a mente do leitor.
Dois pontos negativos me chamaram atenção na história. A trama desenvolvida demora um pouco para engrenar, o que tornou os primeiros capítulos um pouco difíceis e o aspecto sujo dos trolls, que por viverem no esgoto envoltos de dejetos, me deram com um pouco de nojo. Mas para as crianças dos dias de hoje que brincam com brinquedos como os Trash Packs, gosmas, etc., isso pode ser uma percepção meio de "velho" que não vai incomodar os jovens leitores.
Assim, tendo pesado todos os prós e contras, dou 3,5 estrelas para o novo mundo dos Trolls criado por Del Toro e vamos aguardar novos lançamentos desse autor que tem sempre crédito comigo pelas grandes obras (leiam a trilogia da Escuridão!) que ele já lançou tanto em livros quanto nos cinemas.
Título Original: TrollhuntersAutor: Guillermo del Toro e Daniel KrausPáginas: 340Data de Publicação: 2016Editora: IntrínsecaIdioma: PortuguêsGênero: Ficção / Fantasia JuvenilISBN: 978-8580578324
Nenhum comentário :
Postar um comentário