Steve Jobs: Insanamente Genial

29 de janeiro de 2016


Quando vi esse livro nas news da editora Seguinte, fiquei superfeliz! Podem me chamar de tendenciosa, mas sou da área de TI, adoro gadgets e todas essas coisinhas digitais que temos hoje em dia, e sim, tenho orgulho de ser da área. E então, vi que Insanamente Genial é em quadrinhos, pelas mãos da ilustradora Jessie Hartland. Quer melhor que isso?

Não me considero fã de biografias em si, mas em 2011 acabei comprando o livro de 624 páginas com toda a história de Steve Jobs (Steve Jobs, a Biografia, por Walter Isaacson), um homem reverenciado por sua genialidade e criticado por sua excentricidade. E gênio difícil, vamos combinar.

Lembro que tive contato na escola com o filme Piratas do Vale do Silício, que foi produzido para a TV em 1999 pela TNT. Desde então, eu já ficava fascinada por esses homens "nerds", que cresceram na região (a água do Vale do Silício é mágica, só pode) e criaram o que podemos chamar hoje de informática doméstica.

Sim, o filme beira ao tosco, sem grandes atuações e coisas do gênero, mas a história está lá: em poucos anos o mundo evoluiu absurdamente, e graças a esses grandes nomes, como Bill Gates, Paul Allen (criadores da Microsoft), Steve Wozniak e o próprio Jobs, é claro, a mente brilhante por trás da Apple.

Desde então, sabia que queria seguir uma carreira tecnológica (e ainda quero visitar o Vale do Silício <3). Mas deixando minhas pretensões pessoais de lado, Insanamente Genial tem pouco mais de 204 páginas, e é voltado para o público juvenil. O que achei bem legal é que mesmo sendo para o público jovem, a autora/ilustradora não deixou de lado as características difíceis e ruins de Jobs. Por trás da mente genial temos um homem orgulhoso e que exigia nada menos que o perfeito de seus funcionários.


Tive a oportunidade de assistir ao filme que foi lançado agora em janeiro, Steve Jobs, com Michael Fassbender no papel principal. Além de concorrer ao Oscar por sua atuação, também temos Kate Winslet também concorrendo ao prêmio, no papel de RP da Apple. Em outras palavras, a mulher que de uma forma ou outra consegue colocar algum limite e sensatez em Jobs. Infelizmente, ela não é mencionada nos quadrinhos, mas entendo bem. Jessie Hartland já teve o grande desafio de "enxugar" o principal da história de Jobs em 200 páginas.

É uma leitura bem gostosinha de ser feita, e que dá um bom panorama da evolução tecnológica pela qual passamos desde a década de 60 até os dias atuais. Recomendadíssimo. Ah, e assistam ao filme também, se puderem ;)


Título: Steve Jobs: Insanamente Genial
Título Original: Steve Jobs: Insanely Great
Autor: Jessie Hartland
Páginas: 240
Tradutor: André Conti
Data de Publicação: 2015
Editora: Seguinte
Idioma: Português
Gênero: Quadrinhos - Biografia
ISBN: 9788565765916

Labels: , , , , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...