Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes

7 de novembro de 2015



Demorei um bocado para vir falar com vocês de Em Busca de Abrigo, da queridíssima Jojo Moyes.

Antes de mais nada, vale a pena comentar que a Bertrand Brasil relançou essa edição em 2015 com novo projeto gráfico. A Casa das Marés e Baía da Esperança também ganharam nova edição. Comento isso pois depois do sucesso dos livros da Jojo com a Intrínseca e o recém-adaptado para os cinemas "Como eu era antes de você" muita gente acreditou que esses eram novos livros.

Devo frisar logo: COMO a Jojo evoluiu como escritora. Quase não encontrei os personagens e escrita cativantes tão característicos da autora com esse livro, comparando com os títulos mais atuais. 





Como todo livro da Jojo, Em Busca de Abrigo não poderia ser diferente: o livro nos traz histórias sobre relacionamentos. Dessa vez, principalmente os familiares. As protagonistas são Joy, Kate e Sabine, avó, mãe e filha. Conflitos do passado refletem na vida atual delas, e o leitor acompanha a vida dessas mulheres, cada hora focada em uma especificamente.

O que acho impressionante é COMO as pessoas conseguem viver com tanta mágoa no coração e por tanto tempo, e ainda mais sendo familiares. O leitor logo percebe que a família Ballantyne tem várias pendências e assuntos mal resolvidos entre si. E o que me irrita a todo momento nesse tipo de situação: se tivessem mais comunicação e sinceridade entre elas, muito poderia ser evitado.

Não vou negar: as 100 primeiras páginas se arrastaram. Intercalei leituras, pensei em desistir do livro. Acho que em seus livros posteriores Jojo aprendeu a refinar mais sua escrita, indo direto ao ponto, deixando histórias de personagens secundários serem apenas superficiais, com acredito que deva ser, afinal, são secundárias por algum motivo.

O começo do relacionamento de Joy e sua avó, Sabine, é complicado. É como colocar duas estranhas para conviver repentinamente. Existe aquele estranhamento, muita tensão, mas depois as coisas vão se acertando. Ambas são muito temperamentais, Sabine principalmente, no auge da sua adolescência. A avó parece ser dura demais, mas foi a personagem que mais gostei. Acho seu comportamento e atitude justificáveis, ainda mais com seu histórico com Kate.

Para quem espera mais uma maestria de Jojo, só aviso para não ir com muita sede ao pote, como eu fiz. Aqui temos uma autora mais crua, com escrita truncada, mas que já dava indícios que seria responsável por grandes histórias, como realmente aconteceu com seus livros posteriores. Para quem curte um drama familiar, vai acabar tendo um saldo positivo, no final das contas.


Título: Em Busca de Abrigo
Autor: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
N° de Páginas: 434

Labels: , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...