Então é isso! Se você não esteve fora do planeta Terra nos últimos tempos sabe que Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo, resolveu presentear os fãs da saga no aniversário de 10 anos de publicação do volume 1 com Vida e Morte, a história de Twilight reimaginada. O que isso significa? A autora ousou e resolveu trocar o gênero dos protagonistas. Edward virou Edythe e Bella agora é Beau.
Sem muitas delongas, pois vocês sabem do que se trata a história, apenas resolvi fazer um breve comentário para dizer o que funcionou e o que não "colou", na minha visão.
Uma das coisas que mais curti: Beau é mais descolado. Sim, ele ainda tem as características 'Bella' de ser, como ser distraído e desastrado, mas ele se mostra mais perspicaz. Edythe, por sua vez, faz o estilo femme fatale, mas não gostei da ideia que a autora traz de que agora por ser uma vampira, automaticamente a faz ser mais impulsiva e mais faladora, menos misteriosa que o Edward. Isso pode chegar a incomodar, mas no geral, pontos positivos para a Meyer. Fazer os protagonistas inverterem o gênero, mas manter suas características mais marcantes, sem "soarem" errado, foi um mega desafio.
Sobre os demais personagens, principalmente os vampiros: sim, ela trocou o gênero de TODOS. É um pouco difícil no início você lembrar quem é quem, pois ela só manteve a primeira inicial dos nomes da família Cullen e Hale. Mas como a história de cada um deles não é exatamente o foco em Crepúsculo, não fez muita diferença pra mim.
Acho que ela aproveitou vários momentos e diálogos que gostaria de corrigir em Crepúsculo e o fez em Vida e Morte. Apesar da história ser a mesma em sua essência, temos algumas diferenças justificáveis e até mais aceitáveis (não vou contar muito por motivos de spoilers). Acho que vocês irão se surpreender com o final. Um pouco melancólico, talvez, para os fãs da saga.
Então é isso. Em um contexto geral, acho que o saldo foi positivo. Mesmo com a história já conhecida, a autora conseguiu me surpreender em alguns momentos. Achei que a leitura seria maçante e valeria "só" pela experiência, mas foi bom constatar que estava errada.
Nenhum comentário :
Postar um comentário