Hellraiser: Renascido do Inferno - Clive Barker

2 de outubro de 2015




Apesar de já ter lido vários livros da Darkeside Books, é a primeira vez que resenho um título deles no blog. E nada como começar com um clássico do terror, Hellraiser: Renascido do Inferno. Sim, achei que não ia dormir após a leitura. Acho que já fui esperando o pior e isso foi bom para não ficar tão assustada, apesar de algumas cenas serem BEM pesadas.

Para os que tem a mente mas imaginativa, e conseguem pegar todas as descrições do autor e transformar em figuras na sua cabeça, já fica o aviso: a icônica figura do homem com pregos no rosto está presente, além de várias descrições macabras envolvendo os famosos Cenobitas e suas torturas.





Leitura recomendada para maiores de 18 anos.


Além do comentário acima sobre a recomendação do livro apenas para maiores de 18 anos, devo comentar também de temas pesados que envolvem o livro: sadomasoquismo, violência extrema, sexo, palavras de baixo calão e cenas muito descritivas envolvendo esses itens.

Os Cenobitas - citados ali em cima -, são seres infernais que não sabem diferenciar prazer e dor, e tem sua existência baseada na mais profundas formas de tortura, item que rasgam suas estranhas, pálidas e deformadas peles. Além disso, os corpos são desmembrados. Enfim, só esses itens já são suficientes para os pelinhos do braço ficarem eriçados, não?

No centro da história estão Frank, Julia e  Rory. Rory e Frank são irmãos, e Julia, por sua vez, é casada com Rory, apesar de um "deslize matrimonial" cometido alguns anos antes com seu "futuro cunhado" (na época).

Frank Cotton é o tipo de pessoa que já experimentou todo o tipo de prazer, loucuras envolvendo sexo e erotismo. Como toda obsessão, as coisas saem do limite e quase nada no mundo lhe excita mais. Então cai em suas mãos a Configuração de Lemarchand, um artefato misterioso e místico que promete lhe fornecer uma fonte inesgotável e inimaginável de prazer. É uma espécie de caixa que necessita dos movimentos certos para ser aberta.

Ansioso pelas novas experiências, Frank acaba tendo um "pequeno" encontro com os Cenobitas. A definição de "prazer" desses seres é completamente diferente da de Frank (e dos seres humanos, de forma "geral"). Ele, então, é submetido à situações extremas de tortura. E por causa dos Cenobitas, seu "corpo" agora é bem mais sensível que o corpo de um humano, então, pensem em situações, por exemplo, onde se pode sentir uma pinicada 10 vezes mais do que o normal. Em tese, essa condição de Frank durará para sempre.

(Pausa para dizer que aqui tem as cenas mais assustadoras do livro, que é logo no início. Sim, fiquei um pouco chocada).

Algum tempo depois, o livro traz Julia e Rory, que vão morar na antiga casa de Frank, até então, desaparecido para a família, que já está acostumada com o estilo "liberal" de vida dele. Como o casamento já não está muito bom, Julia costuma passar muito tempo sozinha. Ela até prefere assim, e já explorando a casa, consegue sentir uma estranha presença (e barulhos) em um dos quartos.

Frank está em uma semi-vida, e necessita de Julia e sangue para retornar a uma espécie de corpo físico. Então a partir daí podemos esperar mortes, suspense e mais um pouco de sangue nas página de Hellraiser. Prato cheio para fãs do gênero.

Eu confesso que não é o gênero que estou acostumada a ler, como comentei ali em cima. Principalmente porque me considero medrosa. Sim, li Hellraiser à noite, e como esperava o pior, não rolaram pesadelos (graças a Deus). Ele é curtinho e dá para ler em um dia (ou noite, como preferir, rs). De qualquer forma, mesmo achando que o autor não dá margem para trabalhar muito a personalidade dos personagens, curti a história e os detalhes.

Não assisti ao filme clássico que foi originado do livro, então, não posso comentar. Alguns dizem que o filme é mais assustador, mas como é um pouco antigo, talvez não seja tanto assim para a geração atual. Fica a dica para quem quer ler um clássico de terror. Ou começar a se aventurar no gênero.



Título: Hellraiser: Renascido do Inferno
Autor: Clive Barker
Editora: Darkside Books
N° de Páginas: 152

Labels: , , , ,

4 comentários :

  1. Eu nunca assisti o filme porque morro de medo de filmes de terror #prontofalei
    Livros de terror eu até curto, tipo os do King mas, pelo que você falou desse livro, eu acho que vou passar. Segundo minha mãe, eu sou uma pessoa que se impressiona muito fácil e fica matutando na cabeça. Com certeza, eu iria ter altos pesadelos com esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Interessante ler uma resenha do ponto de vista de uma pessoa que não é fã dos filmes! Quanto ao comentário final, Hellraiser é extremamente assustador mesmo em comparação aos filmes de terror mais atuais, mesmo pq na realidade bons mesmo são os antigos. Vale a pena assistir! Gostei da resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vi o filme a muuuitos anos atrás e nem me lembrava direito da história.
    Tenho lido quase nada de terror ultimamente e com toda certeza é um gênero que quero incluir mais nas minhas TBRs.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Livrão! Adorei a experiência :) Assista ao filme quando puder, é bizarro mas vale a pena, hahaha. Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...