Da autora, já li O que aconteceu com o Adeus e Aquele Verão, ambos lançados tem um tempo pela extinta editora iD. Curti bastante O que aconteceu com o Adeus e achei muito fraco Aquele Verão. Vem descobrir para qual lado Os Bons Segredos acabou desempatando ;)
Pelo o que pesquisei no Goodreads, Aquele Verão foi o primeiro livro da autora (lançado em 1998), e acredito que foi por isso que ele não me agradou muito na época, tendo gostado tanto do outro título que li dela. Aquele Verão é cru. A escrita dela amadureceu e muito, e isso pode ser visto bem concretamente com Os Bons Segredos, que é, inclusive, também seu último lançamento lá fora.
Os Bons Segredos trata, entre vários assuntos, sobre escolhas. Como cada personagem escolhe lidar com os obstáculos e situações que são impostas, seja no meio familiar ou fora dele. A protagonista do livro, Sydney, tem um forte impacto em sua família depois que seu irmão, a "estrela" da sua casa, Peyton, tem que arcar com as consequências das suas (más) escolhas. A garota, tão acostumada em viver em segundo plano, tem que lidar com pais cada dia mais ausentes, principalmente com a mãe, extremamente focada no filho. E pior: por mais que o filho esteja errado, ela luta contra tudo e todos, como se ele fosse inocente e estivesse em uma colônia de férias. É irritante, mas a autora retratou algo que acontece bastante: o quão iludidos alguns pais são com o comportamento de seus próprios filhos ao invés de discipliná-los com sabedoria.
Aliás, sobre a questão "pais ausentes" (em relação à Syd), gostaria de dizer o quão nervosa fiquei o tempo todo. A autora inseriu uma situação e uma pessoa "de confiança" da família no meio do tumulto que eles estão vivenciando, e os pais estavam tão cegos com os problemas do filho que não notaram o perigo que Sydney corria. Sarah tratou isso muito bem, e cada vez que lia as cenas com a "tal situação", meu estômago se revirava. E Syd é "boazinha" demais para poder reclamar sobre algo. A construção da personagem é ótima, mas várias vezes me deu vontade de gritar com ela e dizer: "Lute por você mesma, garota!".
Por outro lado, Sydney também troca de escola, e com isso, faz novos amigos. Esses novos amigos a acolhem. Eles são donos de uma pizzaria e é o melhor estilo de "família grande feliz", mesmo com seus altos e baixos. Eles são amorosos e compreensivos entre si, do jeito peculiar deles. Entre os que se destacam, estão Layla e seu irmão, Mac. Layla vai entrar para a listinha de "melhores amigos que alguém pode ter". É engraçada, cheia de personalidade (ela categoriza batatas fritas, hahaha) e entende Syd com poucas palavras e ações. E é perfeitamente imperfeita como qualquer ser humano, pois pisa na bola também.
Mac não fica atrás. Através dele Sarah também pincela rapidamente uma questão de bullying relacionado à gordinhos, algo que curti bastante. Ele é mais na dele, mas aos poucos também cativa Syd. A interação deles é espontânea e sincera, e me agradou bastante as possibilidades que Sarah criou para eles, sem tornar a coisa toda melosa.
Sarah Dessen é muito conhecida lá fora, e espero que com a editora Seguinte, seus títulos sejam mais divulgados por aqui, pois ela merece. Minha próxima leitura será o tão (bem) falado Just Listen, que saiu pela Farol. Os Bons Segredos foi uma ótima leitura: real, que dá voltas no estômago, que te traz um sorriso no rosto. Um mix de sentimentos. Recomendo bastante!
Nunca li nada da Sarah mas a Pam fala tanto dela que eu quero ler e já que saiu pela seguinte todo bonitão eu tô a fim de comprar. Gostei de ver sua resenha e saber que não é aquela coisa toda felizinha e tals. Eu amo livros com esse toque de realidade então acho que vou gostar e pelo jeito vou me identificar com a Syd, hehe.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.prateleiracolorida.com.br/
Oláá
ResponderExcluirAmei sua resenha e leia sim Jest Listen, é ótimo, por enquanto só li esse dela mas quero loucamente ler Os bons segredos e todos os outros pois ela é incrível, amei esse enredo, a capa e tudo mais hahah
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Estou seguindo o blog no twitter e hoje vim ver sua resenha desse livro que estou ouvindo falar muito e comprei na bienal.
ResponderExcluirEstou louca para começar a ler e descobrir tudo o que acontece! Tenho a impressão que vou odiar esses pais da Sydney. (Na minha casa também tenho um irmão mais novo e que é o queridinho dos meus pais, me identifiquei um pouco com a história).
E agora acabei de descobrir que você também fez ciência da computação! YAY!
Vou tentar acompanhar mais o seu blog, achei a resenha bem informativa.
Beijos!