Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo - David Levithan e Rachel Cohn

4 de agosto de 2015



Mais um livro do Levithan e, dessa vez, repetindo a parceria com a Rachel Cohn, com quem escreveu também Nick & Norah: 
Uma Noite de Amor e Música. Sobre esse, não sei falar muito para vocês. Também foi publicado pela Galera Record, em 2009, e tem vários leitores que curtem, além de possuir um filme estilo "Sessão da Tarde".

Sobre Naomi & Ely: ouvi falar dele no Mochilão da Record e fiquei bastante curiosa por sua ideia: Naomi é do tipo "mulherão", que pegaria qualquer garoto que quisesse. Ely é seu melhor amigo desde sempre. E gay. E ela está apaixonada por ele. Mote para confusão, certo? Certo. E para diversão, certo? Errado.





Acho que acontece alguma maldição comigo e com os livros do Levithan que são em parceria com outro autor, só isso explica. Levithan me marcou bastante com Todo Dia, mas parece que os outros livros são muito caricatos, todos as personagens têm que ser excêntricas, em uma espécie de roteiro que o "obriga" (e o autor que escreve em conjunto com ele) a escrever dessa forma. E isso me incomoda. Muito. Existem leitores que podem gostar ou se identificar, mas comigo não rola.

Em Naomi & Ely acontece o caso da excentricidade. Ele, claro, é focado no relacionamento de amizade entre os protagonistas e como tudo começa a ruir depois que Ely beija o namorado de Naomi (ok, foi correspondido), e como isso é algo que não poderia acontecer de forma alguma, não pelo fator óbvio em si, mas por causa de uma lista que eles montaram de pessoas que ambos não poderiam "pegar" de jeito nenhum.

O livro todo é focado na amizade (ou não-amizade) dos dois e o fato de Naomi ser apaixonada por ele, que é gay. Até então, se fosse só o ponto de vista deles, eu acharia até o livro ok, porque foge da coisa "precisa ter um romance". Mesmo com a forçada de barra nas personalidades, principalmente de Naomi, ainda poderia ser razoável. Temos algo diferente, como o rapaz hetero se descobrindo gostar de garotos (no caso, Bruce, o namorado-ex-namorado de Naomi) e a forma singela como o assunto foi tratado. Mas então, o livro começa a apresentar pontos de vista de personagens totalmente aleatórios que, na minha opinião, não acrescentam nada para a trama.

Exemplo: Gabriel, o porteiro gato, que também está na lista do não-beijo, ganha um capítulo inteiro para falar sobre uma playlist de músicas para Naomi, explicando uma a uma, do modo bizarro dele. Gente? Minha vontade foi de pular essas páginas =( Temos outros também, esse foi apenas para exemplificar.

O fim também poderia ser melhor trabalhado, apesar de achar a cena final (literalmente a última página) bem fofa. Mas os pontos positivos não foram o suficiente para "abafar" o fato de que o livro tem muito mais problemas do que coisas legais. Uma pena, realmente.

Segue abaixo o trailer do filme de Naomi & Ely, que está previsto para chegar ao cinemas esse ano.



Título: Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo
Autor: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 256
Labels: , , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...