Um Conto Sombrio dos Grimm foi lançado esse ano pela Galera Júnior, selo voltado para um público ainda mais juvenil do que o da Galera Record, mas não tão infantil quanto o Galerinha. Fica aí no meio termo, hehehe :)
Como gosto bastante de contos de fadas, fiquei curiosa para saber como o autor Adam Gidwitz iria se virar para trazer algo novo para os leitores, uma vez que tanto já foi explorado, até mesmo em séries atuais como Once a Upon a Time. Mas a chamada "A Verdadeira História de João e Maria" foi o suficiente para despertar meu interesse.
Eu esperava mais ilustrações no livro, principalmente por causa do público alvo ao qual ele se destina. A diagramação é bem bonitinha, mas as ilustrações dariam um plus para a edição. O narrador é do estilo "onipresente" e fica soltando frases de efeito durante o livro, o que achei bem divertido, até, coisas do tipo "não esperem um final feliz" ou "está preparado para a próxima página? Acontecerá algo desagradável. Não digam que não avisei e leia por sua conta em risco". Acho que isso estimula a criança, criando uma interação com ela enquanto leitor.
Falando nisso, só tenho um ponto a comentar: citei ali em cima que Um Conto Sombrio dos Grimm é do selo Júnior, e acredito que isso dê um certo conforto aos pais ao escolher o título para seus filhos. O problema é: achei ele um pouco pesado e sangrento demais para o público. Lógico que hoje em dia as crianças estão expostas a coisas piores por aí e tudo o mais, não quero fazer um discurso puritano aqui, mas acho que vale uma avaliação prévia do conteúdo por parte dos adultos, para saber se vale a pena ou não ler algo do gênero para a criança.
Dito isso, ao meu ver, acho a leitura válida, tanto para meninos e meninas, para sair do círculo seguro de que os contos de fadas são feitos só de princesas e seus príncipes perfeitos. E sim, as lições de moral estão presentes também, entre uma cabeça cortada e outra. ;)
Caramba eu nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei bem interessada. e claro também confesso que aparte da princesinha malvadinha foi uma das partes que mais me instigou ha, ha. e mesmo não sendo bem do público alvo, vou ler com certeza. Afinal, amo contos de fadas.
ResponderExcluirInquietudes Secretas