Olá, pessoas! :)
Hoje vou conversar com vocês sobre esse romance israelense da Editora Rádio Londres - editora nova no pedaço, hein? -, que me chamou muita atenção pela sinopse, e que ganhou vários pontinhos comigo pela agilidade da escrita do Tammuz.
Minotauro é um livro curto, mas que passa o seu recado conseguindo equilibrar bem mistério, suspense e um pouquinho de romance - por mais estranho que seja, mas de certa forma, um romance.
Minotauro traz alguns elementos que gosto bastante. Além de ser pequeno, o autor é bastante conciso. O livro é dividido em 4 partes, cada um focando em uma personagem essencial para a trama criada pelo autor.
A trama é um pouco inusitada: o protagonista, um espião israelense, começa a enviar cartas para uma jovem britânica após vê-la brevemente em uma de suas missões, dentro de um ônibus. Sim, meio stalker e creepy, não? O que você faria? Não tendo remetente, você nem poderia responder diretamente ao autor das cartas ou localizá-lo, conhecê-lo, enfim...
O livro cobre um certo período após a 2ª Guerra Mundial, e é de se esperar que Téa, a destinatária das cartas, fosse ignorá-las ou até mesmo levá-las até à polícia ou contar aos seus pais...mas não é o que a mulher faz. Por anos ela sustenta essa situação.
Pois bem, Minotauro é muito mais do que essas cartas. Em pouco tempo de leitura dá para perceber que o autor é muito refinado, e quer que o leitor conheça o seu protagonista pouco a pouco, um homem que passou grande parte da vida perdido entre sua própria complexa personalidade ora fria, ora apaixonada em suas cartas. Ao leitor, fica várias nuances do espião. O autor teve a preocupação de lapidá-lo de forma bem requintada, e foi o que mais me agradou no livro.
Ao finalizar a leitura, fiquei algumas horas "digerindo" a história. Não que ela seja grandiosa ou com o enredo mais fantástico do mundo, mas porque com tão pouco o autor conseguiu transmitir a história de uma vida. Talvez não a vida mais interessante ou o "romance" mais tocante do mundo, mas uma vida que teve suas dúvidas, seus medos, anseios, muitos erros e que tentou fazer a sua existência ter algum sentido, mesmo que de forma obsessiva. Indico para quem deseja sair da sua zona de conforto literária.
Título: MinotauroAutor: Benjamin TammuzEditora: Rádio LondresN° de Páginas: 208
Nenhum comentário :
Postar um comentário