Para todos os Garotos que já Amei - Jenny Han

26 de maio de 2015





Eu arrumei uma confusão com esse livro...comecei a lê-lo e pensei: 'Ué, mas um outro que li da autora não era tão bom assim', só que estava me referindo à Não sou esse tipo de garota, que esse foi escrito pela Siobhan Vivian. Só ganho um desconto porque ambas são autoras da série Olho por Olho, lançada pela Novo Conceito. Aí fiz confusão...mas voltando...

Peguei Para Todos os Garotos que já Amei para aquela famosa "só vou dar uma olhadinha" e quando vi, já tinha lido mais de 150 páginas, ou seja, praticamente metade do livro!










Apesar de Para Todos os Garotos que Já Amei ser focado na Lara, o livro envolve três irmãs. Lara Jean é a irmã do meio, Kitty a mais nova, e Margot é a primogênita, que está indo para Escócia fazer faculdade. De uma forma ou de outra, todos os acontecimentos do livro envolvem as irmãs Song.

Vi algumas críticas gringas sobre Lara Jean e sua maturidade. Na verdade, a única coisa que me incomodou foi ficarem chamando a menina de Lara Jean o tempo todo. Particularmente, não é um nome que soa bem sendo composto, detalhes... sobre a maturidade citada pelas gringas: Lara tem 16 anos, mas tem uma criação cultural diferente da americana. Ela é descendente de coreanos, e existe toda uma responsabilidade para as meninas, principalmente depois que a mãe morreu. Margot assumiu o papel de educadora para Kitty e Lara, mas assim que sai de casa, transfere essa responsabilidade para a protagonista.

Nenhuma delas foram acostumadas com festas e afins (comentando das mais velhas), algo bem característico da fase para o adolescente americano. Até pela personalidade mais introvertida que a autora constrói principalmente para Lara, achei realista sua falta de experiência com os garotos e sua forma de se expressar, através de cartas, bem normal, e algo que seria totalmente aceitável de acontecer na "vida real". Então, não concordo com o ponto de maturidade. Acho que Lara é perfeitamente adequada para sua idade (e se não fosse também? Discussões...) e com atitudes, ora infantis, e algumas bobas, bem comum para sua fase.

Sobre as cartas: elas são o "start" nos problemas de Lara e posterior desenvolvimento do livro. Ela já amou alguns garotos na vida, de forma platônica, e como forma de "aliviar" esse amor/atração (sim, porque em alguns casos, só considerei que fosse aquela paixonite tão comum dos nossos 12,13 anos), ela escreve cartas para esses garotos. Só que não as entrega, claro. O problema realmente começa quando as cartas são enviadas por alguém, só que um dos garotos é o ex-namorado de Margot, a que acabou de sair de casa. Já podem imaginar a cilada...

Eu tenho um pouco de problema com esse plot. Apesar de não ter irmã, já acho inadmissível ter qualquer tipo de contato com um ex de amiga, quanto mais de familiar. Mesmo que Josh seja amigo de longa data da família inteira e aquela coisa de "cresceram juntos". Peter, por outro lado, apesar de ter se tornado o "popular" da escola, é bem legal com a Lara, um pouco metido e com algumas intenções por trás do "topo te ajudar", mas é um dos personagens mais bem construídos. Kitty e ele são os meus favoritos do livro.

A narrativa da autora é bem gostosinha e leve, o que faz que a leitura seja muito agradável e rápida, como comentei lá em cima. Em algumas poucas situações achei que ela beirou o superficial, mas acho que de forma geral, ela atingiu seu objetivo. Perto do final, fiquei bem chateada com as ações de uma certa personagem, e a resolução para o conflito que autora criou ficou um pouco "fácil" demais. Vou aguardar o próximo volume para saber se Han trabalha isso melhor.

Para todos os Garotos que Já Amei é daqueles livros fofinhos, quase abraçáveis. Bem juvenil, adolescente, uma ótima pedida para quem está com saudades de livros da Paula Pimenta.


Título: Para todos os Garotos que já Amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 320

Labels: , , ,

2 comentários :

  1. Confesso que fiquei na vontade (curiosidade, talvez) de ler ele <3

    Yasmim do SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
    (http://yasmimsramos.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já me conquistou na 4ª Turnê Intrinsíca. Confesso que tenho uma quedinha ( tá bom, uma quedona ) por livros que envolva a temática cartas.

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...