As Perguntas que Não Quero Fazer - Kate De Goldi

12 de maio de 2015





Esse livro...*suspiros*

Não vou nem tentar disfarçar e não dizer que escolhi o livro pela capa. Sim, eu faço bastante isso e não nego, hahaha. Trabalhada na ideia da original, ela é extremamente delicada e condiz bastante com a história de Frankie, um garoto com seus quase 13 anos.

As Perguntas que Não Quero Fazer é um juvenil muito singelo, e durante a leitura, associei muito com os livros A Extraordinária Garota Chamada Estrela (Gutenberg) e Claros Sinais de Loucura (Intrínseca). Já fica a dica para quem curtiu essas livros! ;)




As Perguntas que Não Quero Fazer é um livro jovem, com linguagem clara e simples, e a autora neozelandesa trata com bastante sensibilidade o tema da ansiedade. Particularmente, nunca tinha lido algo semelhante através dos olhos de um protagonista masculino - pelo menos, não que me recorde agora. E Frankie, de certa forma, é tão inocente mas maduro em algumas ações, que é impossível não gostar dele.

Ele é inocente na forma como um garoto de 12 anos deveria ser: descobrindo o florescer da adolescência, começando a notar que garotas não são tão ruins assim, enfim, coisas típicas da transição da infância para a adolescência. E maduro no sentido de organizar sua casa, fazer as compras que sua irmã mais velha não faz (e que sua mãe, por um motivo, também não o faz por nunca sair de casa), entre outras atividades que não deveriam ser sua "obrigação". Um garoto dessa idade, apesar de ter que contribuir e ajudar em casa, geralmente não tem como prioridade número um realizar esse tipo de atividade. Ou ficar ansioso e nervoso quando as coisas não saem do jeito que teriam. Aos poucos, a autora vai tirando Frankie "da casca" para o leitor, e assim, conhecemos seus medos e anseios, seus problemas e desejos.

Como estamos na "cabeça" do Frankie, sentimos o que ele sente. Os pensamentos confusos, conflituosos, mas principalmente, perturbados e ansiosos. A autora consegue descrever com tanta clareza e realidade que no ponto em que você sente Frankie ansioso, incomodando-o, sentimos isso junto com ele.

As personagens secundárias também são belamente construídas. Gigs, o melhor amigo; Sydney, a nova garota da escola, as tias que aparecem em sua casa uma vez ao mês para jogar cartas, a irmã implicante... todas complementam o núcleo que a autora criou para Frankie, e são um ótimo elenco de apoio.

O livro ganhou o prêmio de Livro do Ano na categoria Jovem Adulto na Nova Zelândia. Apesar de achar que o livro está pendendo mais para o Infanto, recomendo bastante a leitura, não achei um aspecto no livro que tenha me incomodado de fato. Achei que seria bem adequado de ser trabalhado por professores em salas de aula, tenho certeza que muita gente se identificaria com Frankie, e tal como ele, saberia que nunca se está sozinho! ;)





Título: As Perguntas que Não Quero Fazer
Autor: Kate De Goldi
Editora: Fundamento
N° de Páginas: 232
Labels: , , ,

2 comentários :

  1. Olá, Lygia! Interessante a proposta deste livro de trabalhar o tema da ansiedade para o público infanto-juvenil. Mas você também não é a única a escolher suas leituras pelas capas dos livros!

    Meu blog literário:
    http://hypeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas quem não o escolheria primeiramente pela capa ? Linda demais! Adoro essas histórias simples e delicadas que nos fazem refletir sobre situações que muitas vezes deixamos passar desapercebidas.
    Adorei a resenha e o blog!
    Beijinhos

    Paixão de Leitora

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...