Objetos Cortantes - Gillian Flynn

4 de março de 2015






Muito perturbador. Apenas isso poderia definir Objetos Cortantes, mas vou acrescentar à lista de adjetivos para o livro da mesma autora de Garota Exemplar o seguinte: instigante, inteligente e surpreendente.

Se por um lado Garota Exemplar fez Gillian Flynn ser conhecida, ainda mais pelo sucesso estrondoso da adaptação cinematográfica, foi em Objetos Cortantes, seu livro de estreia, que ela me convenceu de seu enorme talento.







Atenção: livro não recomendado para menores de 18 anos!





Deixei o aviso acima pois o livro é realmente pesado. Ele choca e me deixou embasbacada em vários momentos. E com nojo. E medo. Camille é uma protagonista sombria, problemática, com um passado não muito bom. E voltar para a sua cidade natal apenas desperta todas as lembranças de uma vida que, aos meus olhos, é bem miserável.

O que mais me tirou da minha zona de conforto nesse livro é como Gillian constrói personagens bem. Vivos, humanos! Mesmo que a maioria de todo o livro tenha caráter duvidoso e realmente mau, o pior do ser humano. É como se ela tivesse criado todas as piores pessoas e colocado na cidade pequena de Wind Gap. Apenas um panorama: adolescentes entediados e com histórico de fazer bobagens, adultos com vidinhas medíocres que se conformam em saber da última fofoca do vizinho...Teoricamente, uma vida pacata até que menininhas começam a serem assassinadas, e seus dentes, arrancados.

Camille vai até a cidade a mando de seu chefe para cobrir o caso. E o que mais me agrada no estilo de escrita escolhida por Flynn aqui (ela usou isso também em GE) é o narrador não confiável. Com tantos problemas envolvendo sua família e seu bem estar, e o fato de conhecer a maioria das pessoas da cidade, como ser imparcial? Como ter uma distância segura dos fatos?

De maneira sagaz, a autora nos conduz para a trama de investigação informal de Camille. Ela quer se redimir, mas não fica claro para o leitor suas verdadeiras motivações. Ao tentar desvendar o mistério com a personagem, é ela quem mais vai se despindo de suas verdades diante de nós.

As questões familiares do livro são extremamente retratadas. Como uma família pode ter valores tão deturpados e assustadores! A meia-irmã de Camille, Amma, é a mais fascinante e peculiar personagem entre todas. Achava que ela merecia um capítulo ou outro pelo seu ponto de vista. A menina é rebelde e no auge dos seus 13 anos, se sente tão presa na casa de Adora (mãe delas) quanto Camille em sua época. A questão é que ela também é apresentada com múltiplas personalidades. Qual a verdadeira? Mais um mistério.

Concluo dizendo que, muito mais que uma história com suspense como plano de fundo, o foco mesmo de Flynn é deixar o leitor totalmente envolvido com a complexidade de seus personagens. Tanto que os crimes em si acabam não sendo o principal a se pensar. Totalmente recomendado para quem curte o gênero de suspense com um plus, mas não tanto se você for uma pessoa impressionável demais.



Título: Objetos Cortantes
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 256

Labels: , , ,

Um comentário :

  1. aaah, eu ainda não li nem Garota Exemplar :'(
    morro de curiosidade em ler estes dois, e eu ainda não tinha lido nenhuma resenha deste novo livro dela, mas já fiquei mais curiosa ainda! *-*
    parece ser uma história bem pesada mesmo, e eu gosto de tramas assim hahaha
    espero que eu consiga ler este logo ;~~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...