Bom, agora eles resolveram adotar o modelo e mudaram a capa do primeiro para "casar" com Desastre Fashion. Não é algo que particularmente me agrada, mas são detalhes. Nada que atrapalhe e ou diminua a diversão da narrativa de Holly, que traz novamente, claro, a protagonista geek Harriet e suas trapalhadas no mundo da moda.
Como citei no livro anterior, o ponto forte da narrativa de Holly é o seu ritmo. Mais uma vez, passei algumas boas horas com Har e suas novas amigas orientais. Os capítulos continuam curtos - Har narra as coisas para o leitor como se estivesse se comunicando através de um diário -, e isso faz bastante diferença no resultado final, de uma forma positiva.
Gostei que dessa vez o livro vem com uma indicação etária na parte de trás dele, com um +12, o que acho bem propício. Sim, Har tem quase 16 anos, mas o livro é mais leve. Mesmo com a personalidade geek dela, o que a autora usa para justificar a sua falta de jeito com as pessoas. (Leia: fazer amigos sem ser uma louca que conta uma curiosidade histórica ou matemática sem ninguém ter perguntado). Acho que a autora poderia ter trabalhado com mais profundidade os conflitos adolescentes. Ela aborda apenas brevemente o assunto "coração partido", tentando esquecer Nick. Vamos ver se isso melhora nos próximos.
O objetivo da autora é tentar quebrar paradigmas (todos são belos da sua forma) e atingir o leitor com as situações inusitadas e hilárias de Har. Nesses aspectos, ela acerta. E no final das contas, a protagonista tem seu crescimento pessoal.
Em algumas situações de Desastre Fashion pensei "Poxa, Har, você já pisou na bola com isso, não aprendeu nada e cometeu o mesmo erro?", mas aí me lembrei que dei uma comparada na resenha do volume anterior com Becky Bloom, e é isso mesmo...Har é meio que uma Becky mirim em uma coisa: podem acontecer várias situações negativas com elas sobre determinado assunto (Becky com o descontrole com as compras, Har com os desastres e falta de postura nos ensaios fotográficos), mas elas vão continuar a agindo da mesma forma. É meio que inerente da personalidade delas e é isso que faz a alegria do leitor, então, não vou reclamar muito, rs.
Confesso que gostei mais do primeiro, talvez pela coisa da moda ser completamente nova na vida de Harriet, mas Desastre Fashion é bem divertido também. Só espero que a editora não demore mais um ano para lançar o próximo. Até agora, são 4 volumes, mas digo que vale a pena, principalmente para aquela irmãzinha (sobrinha, filha, amiga, etc., etc.) de 11-12 anos que está começando a se aventurar no mundo da leitura! ;)
Título: Geek Girl: Desastre Fashion - Volume 2
Autor: Holly Smale
Editora: Fundamento
N° de Páginas: 272
Oi Lygia,
ResponderExcluirNão havia ouvido falar dessa série. Depois de sua resenha, fiquei curioso pela leitura! Parece um livro tranquilo com personagens cativantes e divertidos! Anotado na lista de desejados! :)
Beijos,
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br