Algumas resenhas atrás comentei que o ano estava trazendo só leituras boas...aí li After, que quebrou essa sequência boa de livros ótimos. Na verdade, comecei a leitura desse no final de dezembro e terminei esse ano, então vou considerar como livro de 2015, rs.
After, lançado pela Editora Paralela, vem da onda de livros new adults, que ganhou um espaço considerável aqui no Brasil. Lançado anteriormente na plataforma de autopublicação, Wattapad, After era uma fanfic (história escritas por fãs) de One Direction que faz bastante sucesso em terras estrangeiras, mas que para mim, não passa de 500 páginas de pura enrolação da autora Anna Todd, que poderia ter sido melhor trabalhada se fosse limitada em quantidade de folhas.
After é o típico livro que é pobre em desenvolvimento e construção de narrativa, mas que vicia de alguma forma por causa dos seus clichezinhos. Mocinha sexualmente inexperiente indo para a universidade, mocinho-que-é-badboy que tenta conquistar a mocinha inocente, bebedeiras e situações típicas da galera que acabou de sair do Ensino Médio e está deslumbrada com a tal “primeira” liberdade de ficar longe dos pais...O livro tem uma mistura de tudo isso.
Tessa e Hardin formam o casal improvável de After. Tessa, a tal mocinha inexperiente citada acima (mesmo tendo um namorado, detalhe!) sente em um primeiro momento aversão a Hardin, que é amigo de sua colega de quarto na universidade. Como bem sabemos nesse tipo de livro, as coisas mudam, eles se atraem e ficam em um jogo de gato e rato até o final do livro.
Meu problema com After nem são os clichezinhos que citei. Eu até gosto de ler livros assim de vez em quando, para espairecer. Gosto de torcer pelo casal, mesmo sabendo que eles ficarão juntos no final. O problema é não ter algo mais objetivo para apresentar ao leitor. Vão se passando os dias na vida universitária de Tessa, Hardin pisa na bola com ela, eles brigam, fazem sexo, se reconciliam, e o ciclo recomeça. É meio irritante que Todd tenha gastado 500 páginas para isso.
Hardin é o personagem problemático e revoltado, com várias questões internas. Alguns vão me considerar injusta, mas em nenhum momento me simpatizei com ele a ponto de “comprar” sua história e ser compreensiva com seu comportamento. Do começo ao fim o achei um personagem “babaca”. Tessa se deixa manipular o tempo todo, mas tenta passar a imagem ‘tenho personalidade forte e aguento a barra’ e na página seguinte comete os mesmos erros anteriores. E olha: essa gosta de sofrer!
O único ponto positivo é realmente o que já falei, com todos os seus baixos (nem vou falar em altos, pois não encontrei nenhum para mencionar, nem as cenas hots se salvam), ele prende o leitor. Mas é só. E ainda tem mais volumes, que ao meu ver, são desnecessários. A autora poderia facilmente ter usado suas 500 páginas para resolver o conflito que ela cria no final do livro, mas bom, séries estão na moda, não? Bem, para completar: não, não vou continuar os demais volumes. Chega de Tessa e Hardin para mim.
Título: After
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
N° de Páginas: 524
Oi Ly,
ResponderExcluirli poucas resenhas deste livro, mas ele realmente parece ser cheio de enrolações...
mas olha, confesso que gosto de tramas assim hahaha
só fiquei decepcionada em saber que o livro não iria ter uma continuação, mas sim duas! e ambas com 500 e poucas páginas também né?! muita enrolação ainda vem por ai... hahhahahaa
pretendo ler ele, e sinceramente, espero não me decepcionar tanto... hahah
Heey Lygia!
ResponderExcluirNossa, você não gostou mesmo em? Eu concordo com vocês em alguns aspectos, mas como um todo o livro em prendeu demais e eu estou super curioso para ler a continuação. O Hardin é um idiota (a Tessa mais ainda), mas de algum jeito eu comecei a gostar dela, por isso, quero muito saber o que irá acontecer a seguir. Beijo!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Tenho muita vontade de ler, porque várias pessoas já me recomendaram! Uma pena que você não curtiu tanto, mas o bom de tudo, como você disse, é que prende o leitor! Beijos!
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Esse eu perdi a vontade de ler já na sinopse ^^''
ResponderExcluir