Fúria Vermelha - Pierce Brown

24 de novembro de 2014


Já começo dizendo que Fúria Vermelha é uma das melhores surpresas do ano! Antes da Globo Livros anunciá-lo aqui no Brasil, confesso que nem o conhecia, mas uma breve lida na sinopse já tinha despertado minha atenção.

Além disso, já devo dizer: por favor, LEIAM esse livro, principalmente os amantes de ficção científica. Todos os lindos elementos do gênero estão presentes aqui, e gente, QUE LIVRO! Ele me pegou totalmente desprevenida. Primeiro achei que ele seria similar à Silo (também uma ótima ficção desse ano), mas tinha ficado receosa de achar que seria “mais do mesmo”. Tenho a satisfação de contar que nada iria me preparar para Fúria Vermelha. Pierce Brown me enganou direitinho!


Tirei alguns dias para vir contar sobre Fúria Vermelha aqui pra vocês, pois a empolgação pós-livro era muita, rs. Posso dividir o livro em três grandes momentos, e logo no primeiro, tem um certo acontecimento com nosso protagonista Darrow que eu exclamei ‘WHAT?’, de tão revoltada que fiquei com a ousadia do autor. Ou seja, o livro já começa frenético.

Antes de qualquer coisa devo avisar aos navegantes, principalmente aos que não estão tão habituados ao gênero: Fúria Vermelha tem uma certa linguagem e elementos próprios. Minha dica é que você passe por cima disso nos primeiros capítulos e saia lendo, sem pensar muito em significados, senão a leitura vai empacar. Pelo menos os 5 primeiros capítulos são de “ambientação” do leitor, sendo que o autor nos insere sem piedade em seu universo e sem muitas explicações. Alguns podem não gostar, mas o ritmo do livro é tão alucinante que não me deu muito tempo para pensar no assunto.

Não sou muito de ficar resumindo o livro, mas existem alguns pontos que precisam ser ditos: a vida está além da Terra, e os seres humanos estão tentado habitar Marte (e outros planetas). Para que isso seja possível, a humanidade está dividida em uma espécie de castas por cores: Marrons, Azuis, Rosas, Ouros, Vermelhos...sendo que os Vermelhos são a “escória”, praticamente ignorados por todas as outras cores, apesar de serem responsáveis pela extração do hélio-3, o elemento que vai possibilitar uma atmosfera saudável em Marte para todos. Não existe a possibilidade de mudar de casta, como de praxe nesses livros de crítica social.

Nosso protagonista, Darrow, é um Vermelho, que nos primeiros capítulos já perde algo bem precioso (que não posso dar mais detalhes por motivos de spoiler) e acaba se rebelando. Esse é o pontapé inicial para tudo, inclusive, da incrível ação por parte dos rebeldes Ares, que consegue infiltrar Darrow entre os Ouros.

É simplesmente sensacional a forma como o autor aborda essa mudança, que fica totalmente plausível para o leitor. Nada acontece da noite para o dia, e esse é um dos grandes momentos do livro, que mencionei no começo. O segundo grande momento, na verdade. Diferente de muitos livros distópicos que temos hoje em dia, onde o protagonista luta no meio da rebelião para não perder sua essência, Darrow tem que se despir de tudo o que é por uma causa maior. Ele tem que se tornar, até em personalidade, um Ouro. Essa mudança é dura e necessária. Nesse momento do livro, tudo é muito tenso, ainda mais que claro, ele descobre que tudo o que ele vivia antes era uma enganação maior (isso está na sinopse, tomei a liberdade de comentar sobre).

Quando achei que não poderia ser surpreendida, Brown insere elementos surreais que dão início ao terceiro grande momento, que devo dizer que inclui violência extrema e linguagem bem baixa mesmo. E é nesse terceiro momento também que estão os melhores personagens. Todos, de certa forma, tem algum destaque, e o autor nos mostra que os Ouros podem ser mais desprezíveis ainda, em meio uma luta de sobrevivência. Nisso eu já não conseguia me desgrudar do livro até que ele terminasse e eu soubesse o que de fato estava rolando. Quando você acha que está entendendo aonde o autor quer chegar, ele te engana e “ri” da sua cara. Espetacular, apenas. Já estou em crises de ansiedade pela continuação ‘Golden Son’, e ela só sai lá fora em Janeiro de 2015, infelizmente.

Certamente Fúria Vermelha está entre o Top 3 desse ano. E não tenho como definir ainda com certeza qual seria sua posição entre eles. Não tem nada que tenha me incomodado ou que eu criticaria no livro, nem os termos próprios que citei anteriormente. Para mim, só tornou toda a experiência de leitura ainda mais completa. Uma coisa eu tenho certeza: vocês precisam ler esse livro!

Título: Fúria Vermelha - Livro 1
Autor: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
N° de Páginas: 468

Labels: , , , , ,

6 comentários :

  1. Você merece uns tapas por me deixar ansioso pra ler esse livro, sabia? Argh, resenha muito boa e como você bem sabe, esse é o tipo de livro que eu gosto de ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci esse livro antes de saber que a Globo Livros tinha adquirido os direitos de publicação nacional, e quando li a sinopse, fiquei bem curioso para ler. Como eu já tenho a percepção de que não irei me decepcionar com a leitura, fico ainda mais ansioso com sua resenha, pois eu quero ter logo meu exemplar em mãos, haha! E que invejinha desses itens na foto, quero pra mim!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que kit maravilhoso. Globo livros tem muita edição linda. ÓTIMA RESENHA

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ly, não vejo a hora do Guh poder sair de férias da escola para que eu possa ter um pouquinho de tempo pra ler. Fiquei encantada com Fúria Vermelha, mesmo não lendo muita ficção científica. Nem preciso dizer que sua resenha só aumentou minha ansiedade, né?

    Esses primeiros capítulos que me assustam, pois (pra mim) é crucial que me prenda desde a primeira página (sendo bom ou ruim). Ainda bem que vc avisou rs.

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lygia, o livro deve ser bom mesmo! E se é bom, é válido que tenham mais do que um, várias continuações. Entrou para a minha listinha já :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo, este livro é tudo isso mesmo que ela falou e muito mais... no inicio pensei que seguiria a mesma linha de O TESTE, mas me enganei, fiquei chocado com o acontecimento logo nas primeiras páginas do livro. Este eu recomendo.
    Anderson

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...