Belle Époque - Elizabeth Ross

18 de novembro de 2014


Esse é um dos históricos que li já tem um tempo mas ainda não tinha vindo aqui no blog para contar minha experiência com ele. Belle Époque, para quem não sabe, foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.*

É nesse cenário que se passa a história de Maude Pichon, em Paris. Nossa protagonista fugiu de casa e agora está se aventurando na “cidade grande” em busca de seus sonhos e uma vida melhor. Até então, nada de muito espetacular no enredo, exceto pelo seguinte: o emprego que Maude consegue é como dama de companhia em uma agência, onde as contratadas são jovens mulheres consideradas sem graça e até mesmo feias, para ressaltar a beleza da sua acompanhante. Esse emprego é chamado de repoussoir.





No começo, estava achando tudo muito curioso, afinal, não tinha lido nada parecido do gênero nos históricos. Minhas leituras, até então, em sua maioria estavam restritas aos romances com protagonistas lindas e à frente do seu tempo, como as personagens de Lisa Kleypas e até mesmo Patrícia Cabot (nome que a autora Meg Cabot utiliza para escrever seus históricos). Com essa curiosidade despertada, me vi imersa nas páginas do livro de Elizabeth Ross.

Apesar da boa ambientação – consegui realmente me sentir transportada para as ruas sujas e movimentadas de Paris, com as mulheres em seus vestidos exuberantes, contrastantes com a pobreza típica da época -, senti falta de elementos que me fizessem simpatizar com a história.

Isabelle, a personagem a quem Maude deve acompanhar, não sabe que sua mãe contratou a garota para ser sua “amiga”. Ela é uma jovem brilhante, já com ares de cientista, o que seria inaceitável para sua família na época em que se passa a história. Foi a personagem que mais gostei, a mais completa também. O tempo todo ela enrola a mãe, que deseja desesperadamente que ela se case o mais rápido possível. Algumas cenas chegam a ser engraçadas.

O conflito central da trama, que seria a questão da traição/amizade, se estendeu além do que seria necessário e senti que a autora tentou “pesar a mão” no romance, e acabou pecando nesse item, pois ele não foi desenvolvido satisfatoriamente. A impressão que tive foi que a autora queria focar em uma coisa e mudou de ideia no meio do caminho, “esquecendo” de alterar a parte inicial do livro.

Certamente não é um livro que eu recomendaria para alguém que quisesse começar a ler históricos, não por causa de sua previsibilidade de enredo – o que é até comum nos romances históricos-, mas sim porque ele peca no excesso de cenas paradas e sem objetivo claro para a trama, tornando o livro, de forma geral, entediante.

*fonte: Wikipedia



Título: Belle Époque
Autor: Elizabeth Ross
Editora: Verus
N° de Páginas: 294
Labels: , , ,

Um comentário :

  1. Não sou grande fã de históricos, mas gosto dos da Kleypas. Lendo a resenha posso pensar que esse não é para mim hahahahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...