Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

29 de outubro de 2014





Sol e Tormenta’ é o segundo volume da Trilogia Grisha, iniciada com o incrível Sombra e Ossos, cuja resenha vocês podem conferir aqui no blog.

Se pudesse definir esse livro em apenas uma palavra, ela seria “alucinante”. Bardugo não dá espaços para o leitor respirar, o livro já começa com fôlego total e muita ação envolvendo os arriscados planos de Alina e Maly.








Leia Também: Sombra e Ossos


Muitas viagens, traições e descobertas fazem desse segundo volume um excelente acréscimo à trilogia, que me deixou mega ansiosa para seu desfecho em Ruin and Rising, que tem previsão de lançamento por aqui no ano que vem.

Gostei bastante da inserção de novos personagens em Sol e Tormenta. A autora trouxe ótimas companhias para a desconfiada Alina, que viu sucumbir amizades importantes de outrora, e que agora chega até a ser ácida com todos a seu redor. Sturmhond é um personagem simplesmente sensacional. Ele é um corsário não confiável e com a língua afiada, garantia de algumas boas risadas e ótimos momentos no livro. Ele aparenta ser impiedoso, mas é justo à sua maneira. (detalhe: ele me lembrou brevemente do Capitão Sparrow, que eu adoro!).

Além dos novos personagens, Bardugo traz à tona a escuridão e todos os tormentos de Alina, que pode ou não se deixar tentar por seus poderes, cada dia maiores como Conjuradora do Sol, e única esperança de Ravka. Dúvidas e sentimentos são tratados também no livro, apesar de forma mais breve, pois a narrativa dá espaço mesmo é para ação e cenas de lutas de tirar o fôlego.

Maly está bem irritante. Por mais humano que seja e com algumas atitudes até compreensíveis, foi um saco ver que ele estava preocupado com ‘Ela não é mais a mesma e nós?’ enquanto o país está em pé de guerra, com Alina enfrentando muitos desafios em liderar o Segundo Exército e unir os Grishas, ao mesmo tempo que tenta não ser morta pelo Rei. Soou bem egoísta da parte dele, e me deu saudades do Darkling, que aparece pouco na história dessa vez (para minha tristeza).

Não tenho maiores reclamações para Sol e Tormenta. Até então a Trilogia Grisha é um grande acerto de Leigh Bardugo, uma das melhores fantasias que já li. Talvez se pudesse mudar alguma coisa, desejaria que a autora alternasse os pontos de vista de vez em quando. Ótimos personagens poderiam ter voz, como o próprio Darkling, por exemplo. Mesmo ausente na trama, ele se faz presente com a construção que a autora fez de sua personalidade surpreendente, sombria, meticulosa. Seria ótimo estar em sua 'cabeça' e tentar ver um pouco dessa complexidade.

Ah, vocês sabiam que a Trilogia está para ser adaptada pelas mãos de David Heyman? Só me resta agora aguardar ansiosamente por Ruin and Rising, Já é 2015, Editora Gutenberg?



Título: Sol e Tormenta - Trilogia Girsha - Livro 2
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
N° de Páginas: 368

Labels: , , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...