A Árvore do Halloween - Ray Bradbury

31 de outubro de 2014




Ray Bradbury é um gênio da ficção científica e considerado pela crítica um dos melhores escritores do século XX. Apesar de não ter nenhum outro livro dele aqui resenhado no blog, estou familiarizada com sua escrita e alguns de seus livros, como Fahrenheit 451 e As Crônicas Marcianas, livro com 26 contos.


Bradbury tem uma narrativa muito peculiar e cheia de metáforas, e aqui em A Árvore do Halloween, um livro juvenil, ele utilizou também desse recurso.







Na verdade, A Árvore do Halloween foi escrito em 1972 e sofreu uma “renovação” em 2000, 12 anos antes de vir a falecer. Também foi adaptado em forma de animação em 1994, e passa constantemente na época do dia das bruxas no Cartoon Network.

Um dos elementos mais famosos de histórias de terror se faz presente, a casa mal assombrada. Um grupo de jovens garotos, na faixa dos 13 anos de idade, no dia de comemoração do Halloween, acaba por explorar essa casa e se deparam com uma estranha Árvore, que parece ter vida através de suas abóboras com faces e velas macabras. Um dos garotos, Pipkin, considerado o melhor amigo entre todos os garotos, é levado por forças ocultas e misteriosas.

Com um cenário arrepiante, mas infantilizado, Bradbury dita o tom de seu livro, e leva os garotos à uma viagem sobre as origens da data comemorativa do dia das bruxas em diferentes locais do mundo, através da figura do Sr. Montarlha, que promete aos garotos a salvação de Pipkin se embarcarem nessa jornada.

O leitor é mergulhado nas histórias do Egito Antigo e suas múmias, rituais celtas (Samhain), entre outros, enquanto nos vem a reflexão sobre vida e, principalmente, sobre morte. Aliás, morte essa que quer se apropiar de Pipkin, e que o Sr. Montarlha afirma que somente os seus amigos podem reverter a situação.

Em algumas passagens gostaria que o autor tivesse se aprofundado mais sobre um ou outro determinado período histórico, mas o livro é curto, para o público juvenil e por isso, entendi suas motivações. Fiquei um tiquinho desapontada, mas apenas por querer mais de sua história. Gostei particularmente do desfecho, que trata sobre a pureza, laços e sentimentos fortes de amizade, que apenas crianças de 13 anos podem realmente sentir, do fundo de seus corações.

O livro também conta com ilustrações lindíssimas por Joseph Mugnaini, algo que já afirmei várias vezes por aqui que adoro e que complementa a leitura juvenil, tornando-a mais atraente para seu público. Enfim, uma leitura super propícia para o período, que gostei bastante de ter realizado, e recomendo principalmente para os curiosos de plantão e que não dispensam uma boa aventura. Para mim, A Árvore do Halloween é daquele tipo excêntrico de livro, que se encaixa e é adequado para os de 10 ou 80 anos! ;)



Título: A Árvore do Halloween
Autor: Ray Bradbury
Editora: Bertrand Brasil
N° de Páginas: 160

Labels: , , ,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...