O Guerreiro Pagão - Bernard Cornwell

18 de agosto de 2014


Ano passado eu fiz aqui no blog uma Semana Especial sobre um dos meus autores favoritos, Bernard Cornwell, e claro, não poderia deixar de destacar uma de suas séries mais famosas, As Crônicas Saxônicas.

Recentemente a editora Record lançou o volume 7 da série, então, hoje vou falar um pouco com vocês sobre O Guerreiro Pagão.

Dando um breve resumo da história dos volumes anteriores, Ulthred é um saxão criado por nórdicos que, por uma série de fatos inusitados, voltou a lutar pelos reis saxões. Ele é cabeça dura, orgulhoso e um ótimo guerreiro. Tendo sido desde líder de guerreiros à escravo, Ulthred é um dos mais carismáticos personagens já criados por Cornwell e ele é a alma dessa série que merece ser lida por qualquer leitor.




No início de cada livro, Ulthred, já velho, conta a sua trajetória, que sempre esteve intimamente envolvida com a vida de dois dos maiores reis dos saxões, Alfredo e seu filho Eduardo, que foram os responsáveis pela unificação e criação da Inglaterra. Nesse volume Ulthred aparece 8 anos mais velho que no livro anterior, com seus filhos já adultos e vivendo na Mércia, onde é odiado pela população cristã por ser pagão. Depois de um acidente que resulta na morte de um padre e de um ataque a sua casa, ele se vê novamente sem lar e destino, tendo sempre em mente as terras natais na Nortúmbria. Ele se vê impelido por uma trama nórdica que culminará em uma nova guerra entre nórdicos e saxões, que definirá o futuro dos reinos e modificará suas fronteiras.

Cheio de romance e cenas de batalhas de tirar o fôlego, Cornwell consegue manter o nível da série, explorando a relação de Ulthred com a filha de Alfredo, Aethelfaed e desenvolvendo vários personagens secundários cativantes. O autor finalmente se aproxima do desfecho das crônicas e nos deixa aqui um final inesperado, de arrepiar. Com maestria Bernard transforma História em magia, romance e aventura nas páginas de um livro que vem agregar à serie de romance histórico mais empolgante que eu já li.

A edição da Record foi muito bem feita, as capas da serie são lindas, elas se completam formando um quadro único de uma batalha medieval. As notas históricas, glossário e mapas dão um plus ao livro, ajudando o leitor a se transportar para os reinos saxões e ter uma maior imersão na história.




Esse foi um dos meus livros favoritos da série, o final me surpreendeu muito e o ritmo foi tão frenético que o terminei em um dia. A alternância entre o romantismo medieval e as aventuras tornam a leitura um vicio, difícil de parar. A criação de personagens carismáticos e a formulação das cenas de batalhas rebuscadas e instigante continuam sendo o ponto forte da leitura, mas podemos citar também a presença de personagens fortes de ambos os sexos que fazem a história criar laços de afinidade com qualquer tipo de leitor.

Esse foi mais um ótimo livro do autor, o qual eu tinha uma grande expectativa e que foi atendida completamente, portanto dou 5 estrelas a esse volume e espero ansiosamente o desfecho dessa serie tão envolvente.
Título: O Guerreiro Pagão
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
N° de Páginas: 335

Labels: , , , ,

2 comentários :

  1. Difícil encontrar alguém que não tenha gostado desse sétimo livro, Carlos. É mais uma obra-prima do Cornwell e eu acredito que seja o melhor livro dos sete lançados até agora. Abraço e que venha The Empty Throne em 2015!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-guerreiro-pagao-bernard.html

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia as ombras de Bernard Cornwell
    Achei que este seria o primeiro volume !A historia e bem marcante e forte
    e gostei da ideia de junta a coleção e forma uma unica imagem!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...