Hoje vou falar com vocês sobre o segundo volume de A Roda do Tempo, a série de High Fantasy da Intrínseca que possui 12 volumes. Conheçam A Grande Caçada!
Seguindo as características do gênero literário, A Roda do Tempo é uma história complexa de um novo mundo criado por Robert Jordan que tem como base três garotos que vão mudar o destino do mundo. Partindo desse principio no seu primeiro volume fomos apresentados a esse mundo fantástico cheio de magia, mitologia e raças próprias. Vocês podem compreender melhor no resenha do primeiro volume da série chamado O Olho do Mundo, feita aqui no blog.
Como uma maneira de ambientar melhor vocês, abaixo vou falar brevemente dos 5 personagens principais:
- Rand Al’Thor: é a reencarnação de uma poderosa entidade da luz chamada de O Dragão, que tem como destino lutar no apocalipse contra o Tenebroso . Ainda inseguro com seus poderes, ele teme machucar os amigos e muitas vezes os afasta.
- Mat: é amigo de infância de Rand e o personagem com mais tendências malignas do grupo, pois foi amaldiçoado por uma adaga que furtou de uma entidade das trevas no primeiro volume da história. Muitas vezes Mat é ranzinza e mau, mas é amado pelos companheiros que querem salvá-lo.
- Perrin: o mais maduro dos três jovens, é aprendiz de ferreiro e possuí uma ligação empática com lobos. Sempre firme e sábio em suas decisões, ele é "a cola" que une o grupo.
- Egwene: é o amor de infância de Rand e tem uma aptidão latente a realizar magia, por isso é levada pelas Aes Sedai para trainar em Tar Valon.
- Nynaeve: apesar de jovem, Nynaeve é a figura materna da equipe, se preocupa com todos e também possui aptidões para a magia e por isso vai junto com Egwene para Tar Valon.
Esse segundo volume da série começa imediatamente após o término de “O Olho do Mundo” onde Rand Al’Thor, sabendo agora que é a reencarnação do Dragão, tenta assimilar o peso do destino do mundo em seus ombros.
Enquanto isso, as feiticeiras Aes Sedai tentam descobrir se devem apoiar ou destrir Rand, e seus amigos Mat e Perrin, começam a se distanciar dele. Mas tudo muda quando o Tenebroso, a quem achavam estar derrotado, ataca a fortaleza onde eles estavam e rouba a adaga de Mat e a Trombeta de Valere, a qual tem o poder de convocar os heróis do passado.
Assim, o trio de amigos parte em busca da trombeta e da adaga, enquanto Egwene e Nynaeve seguem com as Aes Sedai para se tornarem feiticeiras. Mas A Roda tece o destino do grupo e no final todos estarão juntos na batalha derradeira profetizada à muito tempo e o mundo dará mais um passo para sua ruptura e juízo final.
Esse livro manteve a mesma receita e padrão do primeiro volume da série. Com uma história lenta no inicio e extremamente instigante do meio para o fim, A Grande Caçada tem todos os ingrediente que fazem um bom livro. Com uma narração mais fluída e menos descritiva que Tolkien, uma criação e desenvolvimento de personagens tão boa quanto Lewis e uma criatividade única, Jordan cria uma história arrebatadora, cheia de romances, intrigas e aventuras que vale a pena ser lida.
A edição da Intrínseca, apesar de simples, está bem feita. Contando com nota do autor, mapa e glossário o livro está bem estruturado facilitando a visualização da história pelo leitor. O único problema no livro se deve ao seu elevado número de páginas, que atrapalha um pouco pelo peso e dificulta a sua empunhadura. Acho que esse "problema" é facilmente remediado com o e-book disponibilizado pela editora nos veículos conhecidos.
Assim, A Grande Caçada leva 4,5 estrelas na minha avaliação e espero pelos próximos volumes da série, que até o momento preencheu as minhas expectativas.
Eu estou ansioso para adquirir meu segundo volume, pois amei "O Olho do Mundo" - que inclusive, ganhei em um sorteio aqui, obrigado!
ResponderExcluirRobert Jordan tem uma narrativa sem igual, e o tamanho número de páginas se justifica por sua genialidade e o modo como ele amarra de forma inteligente sua história. Não me canso. Então, espero poder ler em breve "A Grande Caçada", e que a Intrínseca continue com os lançamentos :)
Abraços, - pensamentosdojoshua.blogspot.com
Ja conhecia outras ombras de Robert Jordan
ResponderExcluircara ele realmente e muuuito unica cara tem sempre otimos trabalho na literatura e sempre
cada exemplar melhor do que outro! Este esta dentro de uns dos melhores a narrativa e muuito unica e historia surpreendente !
BLOG- http://b-maluco.tk/
INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey