Eu sabia que simplesmente teria que ler
Cartas de Amor aos Mortos assim que li sua sinopse, quando a Editora Seguinte
divulgou a sua listinha de início de ano de publicações do selo juvenil.
A
ideia de uma protagonista que escreve cartas para figuras públicas já falecidas
soava como música aos meus ouvidos. Muito potencial envolvido e não vou negar
que aguardava algo arrebatador e já dava como certo inseri-lo na lista de
favoritos da vida. Engano meu!
A protagonista Laurel, a qual somos apresentados no início do livro e à sua atividade de escrever uma carta para alguém, beira ao catatônico. Ela está fechada para o mundo e através das cartas para artistas mortos ela vai se despindo para o exterior, ao mesmo tempo que o leitor vai compreendendo todas as suas angústias e desafios.
No início, meu grande problema foi a falta de conexão com Laurel. Ela me passou um pouco de "rebelde sem causa" até ela expor alguns fatos de seu passado e eu acompanhar situações do presente. Eu não conseguia compreender suas motivações e o porquê da necessidade de se abrir justamente com pessoas que já se foram. A partir do meio do livro, onde acredito que a história ganhou mais fluência, finalmente comecei a criar um elo com ela.
As conexões que ela realiza com a vida dos artistas à quem escreve, como Kurt Cobain, Amy Winehouse, entre outros, foi o grande diferencial do livro. Ela apresenta divagações e faz questionamentos a si mesmo tentando entender o problema desses artistas, e aplicando à seus próprios anseios e desafios, acredito que ela encontrou refúgio e conforto.
O livro de estreia da autora tem potencial e do meio para o fim fica razoavelmente melhor, após um início quase enfadonho. Mas não o amei de coração, apesar de achar que, em um balanço geral, a leitura foi satisfatória.
Título: Cartas de Amor aos Mortos
Autor: Ava Dellaira
parece ter uma trama divertida, e bem diferente do habitual... estou curiosa para ler, mas não tenho certeza se vou gostar tanto assim também :S
ResponderExcluirpara um livro de estréia tá bom né? hahaha
Ly
ResponderExcluirFiz resenha desse livro não sei se chegou a lê-lo . Falei dele no dia do El Bazzar tb. Esse livro para mim foi uma grande decepção, eu esperava tanto dele e tive bem pouco. Primeiro porque é surreal que ela "se abra"com artistas como Kurt Cobain e Janis Joplin, não seria mais fácil ela se abrir com Gandhi, Evita Perón ou Mandela? Difícil imaginar que pessoas que nem tinham amor por si mesmos e completamente perturbados pudessem se importar com o que ela passou.
Outro susto, foi que imaginei antes de ler que ela ia se referir ao fato de ser fã deles e o que na verdade ela não é ela é uma cópia mal feita da irmã e o final é terrível.
Beijos
Oi Lygia! Fiquei muito curiosa com o título e a capa, primeiramente. Adorei sua resenha! Mas não tenho certeza se vou gostar desse tipo de livro. Mas quem sabe né?!
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
Oi Lygia :)
ResponderExcluirEstou extremamente curioso com a leitura desse livro, pois todos estão falando muito bem. Acho que minha opinião será parecida com a sua. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirEstou tão ansiosa pra ler esse livro, apesar de ter lido resenhar de pessoas dizendo que esperavam mais e ele não foi tudo isso, assim como você kk mesmo assim ainda tenho esperanças e quero ler em breve.
Gostei da resenha e da sua opinião. Bem legal.
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/07/resenha-pluvia-erica-azevedo.html
Oi Lygia, tudo bom?
ResponderExcluirVi resenhas positivas e negativas desse livro na mesma proporção. Quero lê-lo, mas minhas expectativas abaixaram consideravelmente. Quero entender os motivos que levam a personagem a escrever essas cartas. Eu acho essa capa linda.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Lygia,
ResponderExcluirJá li umas três resenhas deste livro e todas as pessoas se decepcionaram =/
E olha q eu acho a proposta tão interessnte ..
quero ler tb =)
Bjos!
www.leituravipblog.com
Tudo o que eu vi sobre esse livro foi que as pessoas esperavam bem mais deles. Nem tenho interessa em ler, mas a premissa parece interessante.
ResponderExcluirBjks
Oi Ly =)
ResponderExcluirEu li e amei. Um dos favoritos do ano.
Gostei principalmente da narrativa, da construção das lembranças e sentimentos. Das referências à personalidades e músicas. Do amor em todas as suas formas.
Enfim, mas gostei de ver uma opinião diferente da minha. Pois é interessante ver como algo que me foi tão intenso pode ter outro significado para outras pessoas, que foi o seu caso.
ótima resenha.
Beijos,
Livy
No Mundo dos Livros
Oi Lygia!
ResponderExcluirNossa, já ouvi tanta resenha elogiando este livro, que as pessoas choraram horrores, a sua é a primeira que li que se decepcionou..! Já comprei o livro e estou com bastante expectativa, espero não me frustrar também..!
Karen
http://www.bookadvisor.com.br/
Tenho muita vontade de ler esse livro, pela inusitada ideia de se "corresponder" com ídolos já falecidos, mesmo que isso seja só uma forma dela desabafar - não seria melhor ir para um psicólogo?! mas ok.
ResponderExcluirMesmo sendo adolescente, e portanto, eu também não me identificaria totalmente, acho que iria gostar da leitura no final das contas.
Olá, te conheci no evento do Blogs de Letras na terça e vim visitar o seu espaço! :D Estou com expectativas altíssimas nesse livro, não posso deixar de ler. Uma pena que para você ele não tenha sido assim uma paixão imediata! :/ Beijos!
ResponderExcluirbibliophiliarium.com
Eu estou participando de TOP comentarista pra ver ser consigo ganhar um
ResponderExcluirexemplar deste livro ! Achei uma linda historia e muuuito ansiosa pra resultado
e ser caso ganhar espero volta aqui e conta de fato o que achei, apensar que acho
dificil pois sou muuuito sem sorte! ahahah!
BLOG- http://b-maluco.tk/
INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey