Antes da leitura de Vinte Garotos no Verão já tinha escutado falar na escrita sensível e arrasadora de Sarah Ockler. Li inúmeras resenhas desse - e de outros livros lançados pela autora, que ainda não temos no Brasil -, e sinceramente achei que não poderia me surpreender, pois achava que sabia qual seria minha reação com a leitura.
Pois bem, N-A-D-A me preparou para Vinte Garotos no Verão, mesmo que eu tenha lido quase tudo a respeito da história de Frankie, Anna e a relação de ambas com Matt, como irmã e amiga. Nada me preparou para os diversos sentimentos que se apoderaram de mim durante a leitura.
"Um começo, um fim e um recomeço."
O foco do livro da Sarah foi em relacionamentos, de dois tipos diferentes: a amizade entre Anna, Frankie e Matt; a amizade entre Anna e Frankie e, finalmente, o começo de um relacionamento amoroso entre Anna e Matt, que foi tragicamente interrompido. Além disso, o foco também é no luto e recuperação, e como cada um lida com sua própria dor - e segredos.
O título do livro, que a princípio pode soar fútil - afinal, duas garotas atrás de garotos no verão seria um plot batido, não?- é o passaporte para o início das férias das garotas. O segredo de Anna para com Frankie com sobre o relacionamento com seu irmão permeiam e criam todo o clima de tensão na narrativa. Com alguns breves flashbacks sabemos o que se passou e como isso influencia, 1 ano depois, a vida das garotas e dos pais de Frankie e Matt.
O que mais me marcou (e doeu!) na história gira em torno de Matt. Ele se faz presente em cada lembrança e objeto que traz à lembrança das garotas alguma história sobre ele. Foi quase possível sentir através das páginas. O que foi mais incrível é que, apesar do inverno ser minha estação preferida, acho que o verão combina com alegria, com sol. E as garotas estão na Califórnia, que tem essa vibe feliz tratando de sentimentos que são tristes. A autora contrabalanceou esses elementos opostos, por isso, o livro fica leve, apesar do tema, e eu me senti sensibilizada por toda a carga emocional dele e também soltei risadas com as aventuras da Anna e da Frankie.
Vinte Garotos no Verão me ganhou por esses controversos sentimentos. As páginas voaram diante de mim, e recomendo muito, muito, muito, já avisando que algumas lágrimas poderão ser derramadas.
Já conhecia o livro mas não tinha visto nenhuma resenha dele. Agora vi que eu estava com uma ideia totalmente errada dele, ele se trata de algo bem diferente. Não sei se leria, acho que sim, parece ser bom.
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
estou bem curiosa para ler esta trama. parece tratar muito bem sobre a superação deste sofrimento.
ResponderExcluiracho a morte muito triste, e ainda mais quando acontece com algum conhecido, ou com alguém próximo de um conhecido meu. sempre sofro junto =/
quando li a sinopse do livro pela primeira vez, imaginei que iria se tratar de uma trama bem diferente, apenas sobre as meninas atras de outros garotos... mas vai bem além disso né...
Amei a sua resenha, eu sei que muita gente recomenda, mas diz que não pode falar quase nada pois dá spoiler, bom eu achei que você soube colocar bem o que mais gostou e me deixou interessada. Espero ler em breve
ResponderExcluirNossa, Ly, disse tudo: nada me preparou para Vinte Garotos no Verão. No início, achei que ficaríamos presa ao Matt e a relação fosse desenvolver, mas, BAAM! Logo no início já tem esse baque e todas as outras coisas que a autora traz no desenrolar da história. É triste de muitas formas (pfvr, cadê aquelas coisas impossíveis de "foram felizes para sempre" envolvendo Sam?), mas a autora deixou tudo bem leve, acho que justamente por mostrar uma forma mais real da situação: morreu, mas a vida continua, as viagens acontecem e não se é triste o tempo todo.
ResponderExcluirBeijos!
AI SENHOR!
ResponderExcluirEu quero ler esse livro há muuuuuito tempo, desde que eu entrei pro Skoob e o descobri por lá. Mas até hoje nada! Aí lançaram no Brasil e comecei a ler algumas resenhas sobre, mas todas mt superficiais, até pensei que o livro não fosse isso tudo. MAS FINALMENTE UMA RESENHA BOA! Que lindo saber que o livro é tão tocante quanto eu esperava que fosse! Agora mal posso esperar pra ler logo!
Bjs!
http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/