PDM - Stephen Wallenfels

20 de maio de 2014




Publicado em 2009 nos Estados Unidos, PDM chega ao Brasil como uma das apostas da Bertrand Brasil no gênero de ficção científica, que é peculiar em vários de seus elementos. E que aposta!

Com desenvoltura e foco nos sentimentos humanos, Wallenfels conseguiu prender minha atenção mostrando como seria tentar sobreviver à uma invasão alienígena de dois pontos de vista adolescentes, com idades diferentes.








"Hoje é sexta. Estou em meu quarto, em cima de vários cobertores, pensando sobre tudo que deveria estar acontecendo. Eu deveria entregar um trabalho de literatura americana e fazer uma prova de química. [...] Mamãe voltaria para casa um dia antes do meu aniversário. Sairíamos para comer pizza, eu, ela e meu pai, e eu faria meu último treino de direção no carro dela, um Camry. Em vez disso, ganho uma invasão alienígena de aniversário. Que sorte."

Devo dizer, antes de mais nada, que me surpreendi com a abordagem utilizada pelo autor. Talvez o grande motivo pelo livro ser alvo de algumas críticas no Goodreads, a linha que ele decidiu seguir passa longe de detalhar a invasão com afinco ou focar em um grupo ou liderança X para contra-atacar, e coisas similares.

O autor decide focar e alternar os pontos de vista de Josh e Megs, de 15 e 12 anos, respectivamente. Enquanto Josh está em casa com seu pai quando estranhas esferas negras surgem no céu, Megs está no carro de sua mãe, em um estacionamento de hotel, enquanto a aguarda retornar de um "trabalho" rápido, para terem dinheiro para encher o tanque e tomar café da manhã.

Cada capítulo é narrado por um deles, e mostrando que os dias estão passando desde a invasão. Com isso, a leitura é super dinâmica. Ambos são ótimos narradores e personagens. Se no começo do livro achei Megs um pouco 'boba', fiquei surpresa com o desenvolvimento dela, e sua busca por sobrevivência. Ela é a personagem que mais evoluiu e a que mais gostei. Josh, por sua vez, é bem egoísta, o que me irritou em vários momentos do livro.

Egoísmo, aliás, é a palavra de ordem do livro. Diante da alienação das pessoas por causa da invasão, a bondade e caridade dos seres humanos é posta à prova quando o assunto é sobrevivência. Foi bem impressionante acompanhar a personalidade das pessoas vindo à tona ou transformando-se quando existe a privação de alimentos, água, distração, e principalmente, esperança.

Gostei bastante da estreia de Wallenfels, e concordo em inseri-lo no gênero de ficção científica. O autor optou abordar elementos diferenciados, fora do convencional, e deu muito certo!

PDM era para ser um livro único, mas devido o seu sucesso, o autor preparou uma continuação que promete ainda mais. Sinceramente? Mal posso esperar para tê-la em minhas mãos! \o/

Título: PDM
Autor:  Stephen Wallenfels
Editora: Bertrand Brasil
N° de Páginas: 280

Labels: , , ,

4 comentários :

  1. Oie Ly
    sabia que você ia gostar do livro. Eu não vejo a hora de ler o segundo.
    Deu medo do egoísmo das pessoas, e dos atos tão primitivos.
    Bjs
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Ly, que livro interessante!! não conhecia ele ainda, mas fiquei curiosa :O
    a trama é bem original, e eu nunca li nada assim... apesar de não gostar muito de livros de ficção, fiquei curiosa por este ai!!!
    só não intendi o pq deste título ;x

    ResponderExcluir
  3. Ly, sua linda, eu AMEI sua resenha!

    Até gora só li resenhas MUITO positivas sobre esse livro. Nenhuma fala que ele é pelo menos meia boca. Mas o que me convenceu mesmo a querer ler foi o que você disse sobre a sobrevivência, gosto muito de ver como os seres humanos se comportam nessas situações limites.

    Confesso que não gosto de livros de alienígenas, nem sei explicar a razão, mas esses dias li um com ETs que gostei, não vou contar qual pq a autora mantém o suspense até o fim para dizer do que se trata, aí vim na net e reli todas as resenhas que já tinha lido de PDM e decidi que preciso ler esse também, com tantos comentários ótimos, tenho certeza que vou gostar.

    Beijocas
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Ly

    Juro que quando vi a atualização achei que fosse o Carlos que iria resenhar, achei a cara dele hahah Não sabia desse livro mas pela sua resenha me pareceu interessante, o que me desanima são continuações :(

    Tantos livros, tão pouco tempo...
    Mas os protagonistas serem novinhos achei que ia achar chatinho mas até me interessei

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...