A Filha do Sangue - Anne Bishop

9 de maio de 2014



Em A Filha do Sangue,  lançamento da Saída de Emergência, temos um clássico da fantasia negra. Com inserções do gênero hot, Anne Bishop fala, principalmente, sobre reviravoltas no(s) mundo(s) fantástico(s) que criou. A feiticeira profetizada caminha novamente sobre o mundo e a sociedade corrupta e devassa está à beira de mudanças drásticas - ou de sua total destruição.

Para o leitor entender melhor o universo criado por Bishop segue alguns pontos importantes abaixo:

Atenção: leitura recomendada para maiores de 18 anos.



  • O mundo é dividido em três reinos, onde um deles é feito somente para os mortos.
  • Esses mundos são governados por mulheres nobres que controlam os homens que possuem uma caraterística latente: eles tendem a servi-las.
  • Todos os nobres são denominados “do sangue”, e por pertencerem ao sangue eles possuem poderes místicos que são equivalentes as joias que eles possuem. Quanto mais escura a joia, mais forte é o seu poder.
  • As mulheres mais poderosas são denominadas rainhas feiticeiras e mantêm perto de si uma corte de outras mulheres nobres e homens poderosos, que muitas vezes são mais fortes que a própria rainha. 
  • Esses homens poderosos são chamados de Príncipes e são subjugados por anéis de obediência (anéis penianos) que transmite dores excruciantes ao bel prazer de suas rainha. Suas principais funções são nas guerras entre as cortes (luta) e dar satisfação sexual às mulheres do sangue.


A história narrada por Anne gira em torno de três nobres príncipes chamados Saetan, Lucivar e Daemon, todos com muito sofrimento em suas bagagens mas que assimilaram seu passado negro de formas diferentes. Daemon tornou-se frio e sarcástico, com um pavio curto e é muito poderoso. Lucivar é orgulhoso e teimoso, mas dá muito valor a lealdade. E Saetan tornou-se sábio o bastante para não servir a nenhuma das atuais rainhas dos três reinos.

Foi profetizado que uma grande feiticeira nasceria e eles iriam servi-la. Assim, os três aguardam a chegada da feiticeira, profecia que se concretiza depois de séculos de espera em uma criança de 7 anos chamada Jaenelle. Ela aparece para os mesmos carregando consigo mais poder que todos eles juntos. 

Jaenelle é uma menina cheia de mistério e com uma bagagem tão sofrida e pesado como a deles, e imediatamente encanta a todos, mas nega-se a aceitar a proteção imediata do trio e por muitas vezes aparece severamente molestada. A pergunta que fica é se ela sobreviverá o bastante para formar sua própria corte com o auxílio do Saetan, Lucivar e Daemon e se submeterá as outras rainhas feiticeiras ou será sobrepujada e subjugada por elas e acabará "quebrada" e sem poder.

Me surpreendi muito com esse livro em vários aspectos, primeiro pela maneira que a autora escreve. Ela dá um breve glossário de maneira a introduzir o leitor na história e desde o primeiro capitulo ela narra os fatos como se fôssemos íntimos do seu mundo. Assim, muitos leitores poderão interpretar esse livro como "difícil de entender" mas na verdade só tem um inicio mal explicado.

Apesar dessa introdução à jato, após alguns capítulos, a inventividade e originalidade do mundo criado por Bishop hipnotiza o leitor. Os 4 personagens principais criados pela autora são muito complexos e carismáticos e a mistura de fantasia e hot, "caiu como uma luva" no enredo do livro. Uma vez entendido o universo do livro, a maneira dinâmica e veloz como a história é escrita dá uma grande fluidez no desenrolar dos acontecimentos. Quando o livro acaba ficou aquela sensação de quero mais.

A edição da Saída de Emergência está, como sempre, de parabéns. É inegável que o trabalho gráfico deles é um dos melhores do mercado. A Filha do Sangue tem uma das capas mais bonitas e bem feitas que eu já vi, com corte especial. Minha crítica fica por conta da tradução, que apesar de relativamente bem feita, possui alguns termos alterados que podem dificultar a leitura. Me pergunto se a tradutora entendeu bem a história (só dizendo). Por exemplo, o termo 'do sangue' soa estranho para o português, onde poderia ser trocado por algum termo que remetesse à linhagem real. Em inglês é bastante usual usarem o termo 'The Blood', inclusive o destaque para a letra maiúscula. Enfim, não é nada que fere a leitura absurdamente, e também não sou especialista, mas como me incomodou, achei que seria pertinente pontuar aqui.

Tendo em vista todos os ponto positivos e negativos, o primeiro volume da série das Joias Negras leva 3,5 estrelas na minha avaliação e aguardo a continuação que vem ainda esse ano \o/. Ah, é bom lembrar que essa série é muito grande, como parece ser característico dos livros lançados pela Saída de Emergência. Mas ótimo para os amantes de high fantasy, como eu! ^.~


Título: A Filha do Sangue - As Joias Negras
Autor:  Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência Brasil
N° de Páginas: 432

Labels: , , ,

13 comentários :

  1. Olá =).
    Bom, estou com esse livro aqui para ler e confesso que estou bastante ansiosa e confiante com relação a leitura. Gosto muito de obras deste tipo e espero não me decepcionar com o livro, mesmo ele tendo um início mais lento.
    Sobre a edição eu preciso concordar! Nunca vi uma editora fazer algo tão belo e bem trabalhado em seus livros, é nada menos que perfeito! Dá gosto de ler. Lendo suas observações sobre a tradução acredito que esse termo 'do sangue' pode passar uma impressão diferente.
    Eu li a resenha e já me encantei por esse universo criado pela Anne, espero que encantar ainda mais quando realizar a leitura.
    Beijos ^.^

    Memórias de Leitura
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carlos, acredite, esse foi o primeiro livro da SDE que me agradou, os outros dois que li não me satisfizeram em nada. Mas, como você mesmo disse, a Anne constrói um mundo único e belo, que combinou perfeitamente com o hot

    ResponderExcluir
  3. Ai :(
    Eu não pedi esse livro, porque achei essa mulher da capa com cara de bruxa assassina, aí eu imaginei que era mais um livro sem noção com magias e blá blá blá e lógico trilogia.
    Mas agora vc diz que a mulher da capa 'domina os homens ( *\o/* who run the world, girls!) e que eles a servem ( gostei \o/) e que é hot puxa :(

    Que saco...vou ter que comprar hahahah

    ResponderExcluir
  4. É a segunda resenha que leio sobre o livro e cada vez me apaixono mais. Só a parte de ser uma série grande que me perturbou um pouco. Já que é assim, não vou começar a leitura agora, vou continuar acompanhando por resenhas.

    ResponderExcluir
  5. É a segunda resenha que leio sobre esse livro e a nota é a mesma.
    Não sabia que ela fazia parte de uma série;. Estou dispensando séries absolutamente grandes.
    Uma pena, pois a sinopse me chamou a atenção.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estão surgindo várias resenhas desse livro, e a cada uma que leio a vontade de tê-lo é maior! Ele parece incrível!
    Adorei a sua resenha, e pretendo comprá-lo logo que possível!
    Beijão!

    addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu curti a ideia geral do livro e acho que pode me encantar , o que me desanimou foi vc falar q a série é gde, medo dessa coisa de série gde, mas a SdE tem lançado os livros de forma rápida e espero que essa série seja assim tbm.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Entre o Agora e o Sempre (J. A. Redmerski) bit.ly/1oc0Kj4

    ResponderExcluir
  8. Que legal, mundo dos mortos.... gostei hein. Achei interessante e espero ter tempo pra ler o livro logo. Adorei a postagem, sumi mas agora voltei :D Voltando a participar mais constantemente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Estou acompanhando de longe os lançamentos da SdE, e esse me chamou a atenção! Achei interessante a história - apesar de ainda não ter certeza se vou gostar - mas a premissa tem potencial se bem desenvolvida.
    Adorei sua resenha, e foi legal você explicar alguns pontos do livro - e comentar sobre a tradução. Quem sabe, futuramente eu leia.

    Abraços!
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Carlos
    Até agora, nenhum livro da Saída de Emergência despertou minha atenção imediata.
    A premissa é muito inovadora, e só por esse fato eu já fiquei curiosa a respeito da história. Como estou fugindo de séries extensas, vou deixar para me aventurar na leitura dele mais tarde.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carlos! Tenho que concordar com você, as edições da Saída de Emergência são belíssimas e muito bem feitas, é como a Inês disse acima: "Dá gosto de ler". Curioso isso sobre a tradução, eu realmente tive uma visão diferente a respeito do título O.o
    A premissa é muito curiosa, e sem dúvidas, tem potencial.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei a capa e logo me chamou atenção para ler. Gostei de ler resenha pois ainda não tenho o livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos!
    Tudo bom?
    Eu AMEi o livro, eu fiquei não esperava pelo lado "hot" da história e fiquei bem surpreso em algumas cenas haha. A autora soube muito bem prender o leitor, e de fato eu achei o inicio um pouco confuso, demorei um pouco a assimilar os nomes e lugares.
    Uma dúvida, na capa diz ser uma trilogia, mas ao navegar pela web eu vi que a série tem nove livros.

    Abraço!
    Gabriel
    http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...