Como fã de sua saga mais conhecida venho compartilhar com vocês minha impressão sobre o último lançamento de George Martin no Brasil, O Cavaleiro dos Sete Reinos, onde o autor nos apresentas 3 contos apêndices da história no mundo de Gelo e Fogo.
Os 3 contos desse livros se passam em Westeros 90 anos antes do primeiro livro das Crônicas do Gelo e Fogo, Guerra dos Tronos, e contam a história de Dunk e Egg, Cavaleiro e escudeiro que andam pelos 7 reinos em busca de aventuras.
Dunk ou Duncan, O Alto é um escudeiro recém-promovido a Cavaleiro devido à morte de seu antigo mestre. Com um código de ética muito forte e sem grandes aptidões mentais e físicas (além da altura), ele é um personagem muito raso, já Egg, o misterioso escudeiro de cabeça raspada e olhos violetas que acompanha Dunk para todos os lados, é um personagem bem enigmático e se torna o tempero dos contos criados por Martin.
Juntos, Dunk e Egg são levados para as tramas da "guerra dos tronos" que ocorre desde que o trono foi forjado por Aegon e seu dragão Balerion. Entre intrigas, mentiras e traições eles são caçados, feridos, presos e quase mortos varias vezes. E, no transcorrer da história que foca bastante a casa dos Targaryen - que ainda está no poder na época que os contos ocorrem-, os mistérios que Egg representam vão sendo solucionados e mostrando que a aquisição desse escudeiro por Dunk pode ser mais um problema do que uma ajuda.
A narração de Martin continua muito boa, assim como a capa, o acabamento e a revisão feita pela Leya. A tradução também me agradou, apesar de alguns termos mantidos (como o nome Egg) terem tirado um pouco os sentidos de certos trocadilhos da trama.
Na leitura vários pontos me fizeram não gostar muito do livro. Senti falta de objetividade nos contos e achei os personagens criados muito rasos e simplórios, não consegui me envolver e torcer por eles como já é característicos nas Crônicas do Gelo e Fogo. O ponto forte do George e nós fazer amar os personagens e depois descartá-los e nos dar novos personagens tão bom quanto os perdidos, criando um loop infinito de amor e ódio, mas isso não ocorreu comigo na narrativa.
Quando eu leio apêndices, contos complementares ou fillers* de um história de sucesso eu, como leitor, espero encontrar relevância na narrativa. Eu espero que os contos que estão sendo apresentados tenham uma finalidade ou um sentido, que eles venha acrescentar e agregar algum valor aos livros principais e nesses 3 contos que Martin escreveu eu não vi relevância ou informações que justificassem as 416 paginas do livro. Sabe quando você vai ler um conto e vê aquela cena descrita e fala , “Putz agora eu entendi aquilo que aconteceu no livro tal...”, isso não aconteceu em nenhum momento, o que fez a história parecer uma grande “encheção de linguiça", principalmente no segundo conto.
Assim, na minha opinião, O Cavaleiro dos Sete Reinos é um filler fraco que leva 2 estrelas e meia e é indicado somente para os apaixonados pela série As Crônicas do Gelo e Fogo. Leitores que não gostaram muito das séries de Martin (e agregados) ou que nunca leram a "principal", eu desaconselho o investimento de tempo e dinheiro. Vou aguardar o volume 6 chamado Os Ventos do Inverno, esperando que ele venha exorcizar as más impressões que os últimos livros do George causaram em mim.
*Fillers: (literalmente que enche), embora pelo uso em Inglês não se limite a tal, é usado pela comunidade de fãs lusófonos para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série de anime inexistentes na série original do mangá do qual a mesma foi adaptada. Fonte
Oie Carlos
ResponderExcluirQue os fãs me xinguem e me amaldiçoem pelos sete reinos, mas eu li o primeiro livro de GOT¨e levei muuuuito tempo pra terminar. Mas óbvio que amei!!!!
Mas ainda prefiro a série. É mais dinâmico. Se eu pudesse ter tempo me dedicaria aos livros, e esse conto estaria na minha mira. Mas como não tenho tempo, e pela baixa classificação, vou passar longe rs
bjos
www.mybooklit.com
Estou começando Dança dos Dragões, eu to curtindo os livros, eu sempre tenho receio sobre livros spin off ou contos a parte como é o caso aqui. Mesmo assim leria por curiosidade
ResponderExcluirEu to com esse livro aqui já há algum tempo porém ainda não criei coragem de ler. Eu tenho um misto de preguiça e medo de ficar decepcionada com o George. Mas eu pretendo ler em breve porque já estou há muito tempo sem GoT, sem os ventos do inverno que não sai e assim fica difícil viver. Então vou ler preparada para não gostar muito, obrigada haha
ResponderExcluir