Encontre-me possui uma premissa que me cativou logo de cara: uma adolescente esperta e que "desenrola" as coisas facilmente, um suicídio, mistério e muito suspense acerca de um diário.
Apesar da trama não entregar tudo o que promete, ao meu ponto de ver, é inegável que a escrita de Romily Bernard é envolvente. Já tinha "matado a charada" um pouco antes da metade do livro, mas mesmo assim continuei nas páginas de Encontre-me madrugada adentro, devido à boa fluidez com que a história de Wick se desenvolve.
Wick é uma adolescente um tanto esperta para sua idade. Ela faz alguns "trabalhos extras" no universo virtual afim de juntar dinheiro suficiente para mantê-la bem junto com sua irmã caçula Lilly caso as coisas deem muito errado.
A mãe delas já morreu e o pai é um foragido das autoridades. Por esse exato motivo, além de terem que viver com uma família adotiva, ela está em constante observação - para caso o pai querer se comunicar com ela ou com Lilly-, e Wick tem bastante dificuldade de confiar em qualquer pessoa que seja.
O pontapé inicial do livro se dá através da morte de uma das suas colegas de classe. Tessa e Wick costumavam ter uma ligação, que foi perdida através dos anos. Alguns dias após sua morte, Wick encontra em sua porta o diário de Tessa, com um pedido de solucionar o mistério da morte da garota.
As coisas começaram em um ritmo frenético. O grande acerto da autora ficou por conta dos pequenos fragmentos do diário de Tessa no começo dos capítulos e em alguns trechos analisados por Wick. Esse grande acerto também se tornou um pouco frustrante pra mim: queria mais do diário de Tessa, que se mostrou um dos pontos mais interessantes da trama, pois descrevia muito de um relacionamento doentio que ela possuía e que resultou em sua morte.
Os pontos fracos de Encontre-me ficam por conta do já citado mistério, que ficou meio óbvio (pelo menos para mim) e por tentar retratar Wick como uma pessoa muito boa com a questão da hackeagem e técnicas tecnológicas não-ortodoxas (vamos colocar assim, hehe) para conseguir informações.
Não sei como é para um leitor leigo, mas no meu caso, como tenho formação na área computacional, muita coisa ficou simples e óbvia, como se qualquer um pudesse ser expert em roubo de informações virtuais simplesmente ao consultar o google. Digo que as coisas não são fáceis assim, principalmente se autoridades já estavam de olho nos passos de Wick. É como se fossem enganados facilmente e ela mais esperta do que todos juntos.
O fato é que mesmo com esses problemas, prossegui com a leitura até o final. Ela prende e envolve o leitor. Minha consideração final é de que não é o melhor livro do gênero de suspense e que talvez teria aproveitado melhor os "pulos do gato" de Wick se não tivesse conhecimento acerca dos sistemas de informação.
O livro faz parte de uma trilogia e marca a estreia da autora americana Romily Bernard.
Ly, li o livro ontem, depois de conversarmos, e ADOREI!
ResponderExcluirAo contrário de você, como não entendo nada de computadores, achei Wick um gênio, contudo, achei que essa parte se desenvolveu rápido demais, como você disse, parecendo que seria fácil hackear.
Quanto ao mistério, acertei e não acertei, hahahaha. Meu primeiro palpite foi no dito cujo correto, mas aí algumas coisas começaram a acontecer e eu passei a implicar com outro personagem e deixei minha primeira opção completamente de lado.
Um dos pontos que gostei muito foi o desenvolvimento do romance. Achei na medida certa para não ser aquela coisa melosa para estragar uma leitura de ritmo frenético. Aliás, esse é um dos pontos mais interessantes do livro, realmente não dá para soltar (você bem que me avisou).
Sofri muito com o relacionamento das duas irmãs. Ora ficava furiosa que Lily não compreendia as preocupações da irmã, e ora ficava furiosa com Wick, que não compreendia que Lily queria uma família. Adorei ver o ponto de vista das duas explorado e ficar sempre na dúvida, concordando com cada uma delas em diferentes situações.
Adorei o livro, adorei sua resenha e não vejo a hora de ler o próximo.
beijocas
Mari
Como não sei nadinha de nada da área, capaz de achar a protagonista a criatura mais inteligente que já pisou na Terra xD gostei da capa!
ResponderExcluirOi Ly,
ResponderExcluirque pena que a autora não conseguiu abordar bem o tema. achei que a história estava ficando tão legal ;~~
mas quero ler ele! fiquei curiosa para conhecer o mistério da morte da personagem... talvez para mim não seja tão obvio assim né... hahaha
Oi amiga
ResponderExcluiracredita que vi esse livro hj aqui em Macaé na livraria Nobel e o achei muito interessante?
mas depois da resenha gostei ainda mais ,o que me desanima nem é parte do hacker pq eu nem saco nada mesmo hauahuah
Mas sendo trilogia eu tô cansada de ler livros que nem precisam de continuação
beijos
Oi Ly :)
ResponderExcluirEntão, eu assim como vc já tinha sacado o grande mistério de Encontre-me, é fácil saber quem era "o vilão" e tdo mais, mas o ritmo que a história tem realmente é mto bom, e mesmo a gente já prevendo o q acontece parece q nao da pra parar de ler ou desgostar da leitura, pq sim, flui mto bem.
Os trechos dos diários foram ótimos,e foram eles q me deram as dicas para desvendar o mistério além de outras coisinhas >.<
Eu nao entendo mto desse universo computacional, não tenho um entendimento profundo na área, mas vi várias pessoas que assim como vc possuem um conhecimento nessa área, criticando justamente isso, o como a autora deixou parecer ser fácil o q a Wick faz. O romance tbm nao me convenceu mto, sabe qdo algo parece não se encaixar?
Eu gostei de Econtre-me e pra mim não precisaria ter continuação, mas se a autora melhorar o segundo e continuar nesse bom ritmo com certeza vai valer a pena.
Ly, parabéns pela ótima resenha!
Bjs
Daiane
www.nouniversodaliteratura.com.br
Gostei da história, mas fico com medo pq vc citou que matou a charada um pouco antes da metade e isso me desanimou, não sou gde expert em pcs, mas se as coisas ficam fáceis demais (e a gente sabe q não é tão bobo assim), pode não me empolgar na leitura.
ResponderExcluirMas vou tentar dar uma chance... ando na vibe tecnológica...rs
Andy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Sapphique (Catherine Fisher) bit.ly/1gBuy0K
Poxa Ly, me desanimei de ler depois da sua resenha, rs
ResponderExcluirMentira, ando com preguiça de começar novas séries e trilogias, principalmente sabendo do risco de elas não serem publicadas até o fim e eu morrer de curiosidade para conhecer o final. Realmente, ser hacker não é pra qualquer um e autora tem que tomar cuidado pra não pecar nisso.
Vou aguardar o segundo sair e você dizer o que acha pra pensar em começar.
Beijo
livro ágil, com um tema moderno e um toque de suspense/investigação. os termos técnicos podem mesmo incomodar quem não é familiarizado com o assunto, mas acredito que não diminui a leitura. Wick é uma personagem esperta mesmo, o livro parece ser daqueles que piscou perdeu! gosto demais! a capa é simples mas tudo a ver com o livro. vou procurar lê-lo com certeza!
ResponderExcluir