Aguardo sua Resposta é um dos livros que entra na minha categoria "falso-positivo". Sabe quando está quase certo de que vai se apaixonar pela história baseando-se na premissa, sinopse e primeiros capítulos? Foi exatamente o que aconteceu comigo.
Não é que a leitura tenha sido totalmente invalidada, só não foi o que eu esperava, mas não de uma maneira positiva. Ao meu ver o maior erro do autor foi entregar os primeiros capítulos de uma forma frenética e que chama atenção, mas não ter mantido esse ritmo até o fim. Um "falso-positivo" então.
Não é que a leitura tenha sido totalmente invalidada, só não foi o que eu esperava, mas não de uma maneira positiva. Ao meu ver o maior erro do autor foi entregar os primeiros capítulos de uma forma frenética e que chama atenção, mas não ter mantido esse ritmo até o fim. Um "falso-positivo" então.
As circunstâncias da vidaOs acontecimentos da vidaAs pessoas ao meu redor na vidaNão me fazem ser como souMas revelam como sou
O autor Dan Chaon escolheu 3 núcleos para sua narrativa, e os capítulos são alternados entre eles. Ou seja, temos 3 histórias paralelas sendo narradas, mudando a cada capítulo. Como eu citei, os primeiros capítulos são curtos e com um ritmo mega frenético, o que me empolgou bastante no início da leitura.
Os problemas começaram quando os trechos, que antes eram curtos, começaram a se estender e as histórias tomaram um rumo lento, de retrocesso. O autor apresenta personagens-chave, Ryan, Lucy e Miles e depois começa a "brincar" com o leitor. Conhecemos sua vida no momento atual e caímos em um determinado passado, que dependendo do personagem em questão, pode ser um passado não muito distante ou lembranças até mesmo da infância.
O que me desapontou nesse livro é que o autor poderia ter conduzido a trama por um caminho mais de ação e ao invés disso, resolveu focar o desenvolvimento da narrativa nas questões psicológicas de seus personagens até as histórias, que eram paralelas, se cruzarem.
A história que achei mais interessante foi a de Miles, que vive em uma busca do estilo 'gato-e-rato' com seu irmão-gêmeo Hayden, o personagem mais misterioso do livro. Mas em determinado o momento o drama era tanto que queria entrar na história e dizer para Miles esquecer tudo e viver sua própria vida, que ganharia mais. O problema é que se assim o fosse, cairia por terra os questionamentos do autor com a questão da identidade. Miles não se sente uma pessoa completa até encontrar e entender completamente seu irmão.
Eu entendi que a busca e perda da identidade pessoal de cada personagem foi o foco escolhido pelo autor, e é até um ponto interessante, mas a execução ficou falha. A partir da página 200 eu só queria que a história encontrasse finalmente o seu desfecho e acredito que esse não é um bom desejo dado as circunstâncias.
Chega-se a certo ponto em que deve ser possível soltar as amarras. Chega-se a certo ponto em que você percebe que foi libertado.Você pode ser qualquer um, pensou.Você pode ser qualquer um.
Minha avaliação final é de que o autor cometeu o erro de prometer um determinado nível em seus capítulos iniciais e não cumprir, causando a minha decepção. Se os capítulos iniciais fossem reescritos e a história encurtada, seria um bom livro.
Ly, não me interessei muito pela trama não.
ResponderExcluirjá tinha visto a capa do livro e a sinopse, e imaginei que se tratava de uma história bem diferente hahaha
me decepcionei agora =/
Que pena, Rayme.
ExcluirO interessante é que o autor foi mega elogiado lá fora, acho que não somos o tipo de público para ele, hahaha.
muito chato quando a gente cria uma expectativa sobre um livro e fica com a sensação de que poderia ter sido melhor. =/ a sinopse é instigante, a capa é ótima e como vc disse, o começo do livro é muito bom, mas aí o autor caiu na armadilha de explorar demais o psicológico dos personagens... enfim, aparecendo oportunidade, eu leio sim, mas acredito que não agora.
ResponderExcluirPois é, Aninha..acontece!
ExcluirMas penso tbm que talvez não sejamos o tipo de público dele, já que ele foi mega elogiado lá fora...ou a imagem dele esteja sendo "vendida" errado aqui, nunca se sabe, hahaa