O dia 2 de abril é marcado como o Dia da Conscientização do Autismo. Pensando nisso e em como o assunto é tão pouco explorado a Valentina e alguns blogs levantarão discussões e informações acerca do tema durante essa semana.
Em Passarinha, um dos meus livros preferidos do ano passado, a personagem principal Caitlin possui autismo e tem que lidar com a perda recente de seu irmão. O livro, além de emocionante, mostra o mundo através do olhos da pequena Caitlin que apesar de muito inteligente, tem dificuldades em criar empatia pelas pessoas ao seu redor, e diferenciar metáforas da literalidade.
Claro, dizer que Caitlin é a representante "total" do autismo seria simplificar algo muito complexo. Obviamente não sou expert do assunto, mas desde que o assunto foi levantado através de uma novela, há um tempo, busquei saber um pouco do tema, e sei que existem diferentes graus de autismo, como uma gama de síndromes a ela associados.
E o objetivo da semana é esse mesmo, discutir o assunto e informar as pessoas sobre essa doença que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo eu seus graus variados, de acordo com a ONU.
Iluminar com Azul
O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque é mais comum em meninos. A ação de iluminar monumentos com essa cor foi criada pela ONU em 2008 e chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.
Fonte
Mais sobre o assunto:
Site oficial do World Autism Awareness Day
Símbolo Mundial
- A fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo 2 de abril, quando muitos monumentos ao redor do mundo são iluminados de azul, cor definida para o autismo, que tem prevalência de aproximadamente quatro meninos para uma menina.
Muitos blogs falarão sobre o assunto essa semana! Fiquem ligados no Twitter (@brincandolivros) que vou comentar também por lá! :)
Passarinha entrou na minha lista de livros favoritos no ano passado, eu me identifiquei tanto com a Caitlin em algumas partes e assim que eu terminei fui correndo procurar sobre autismo
ResponderExcluirÉ bom ter essa semana para que mais pessoas conheçam o assunto
Tenho um filho autista que é muito agarrado ao irmao menor, nao sabia desse livro. assim que conseguir um emprego, vai ser o primeiro da lista.
ResponderExcluirnão tenho ninguém próximo a mim que tenha autismo, mas minha tia que é professora convive com bastante crianças autistas e sempre me conta como é conviver com eles.
ResponderExcluirnão sabia que o dia 2 de abril era especial à eles. :O
vou acompanhar o seus twittes para ficar mais por dentro do assunto :)
Oiee =)
ResponderExcluirtenho grande vontade de ler esse livro, e lerei um dia.
Que bela iniciativa essa do post, gostei bastante.
Beliscões da Máh ♥
Blog |Instagram |Twitter
oie Ly
ResponderExcluirque linda iniciativa da editora.
Ainda não li Passarinha, mas consegui o livro em uma troca, e não vejo a hora de ler.
bjos
www.mybooklit.com