O Dom - James Patterson e Ned Rust

25 de março de 2014



Em O Dom temos mais um livro dinâmico de Patterson, que dá continuação à história de Whit e Wisty Lovegood.

Os dois bruxos que vivem numa sociedade distópica governada pela “Nova Ordem”, chefiada pelo ”Único que é o Único”, estão em guerra contra o governo, que prega dominar completamente toda a população do mundo limitando as maneiras de pensar, agir e interagir, além de proibir terminantemente toda a magia que não venha do Único.

Assim, os dois bruxinhos, numa luta bem estilo Davi x Golias, tentam de tudo para preservar a pouca liberdade que lhes restam até os seus últimos suspiros.




Esse é o volume 2 da série. Confira aqui a resenha de Bruxos e Bruxas.

Resenha livre de spoilers.

Em o Dom entendemos um pouco mais do que o Único realmente quer com os irmãos e nos vemos cada vez mais próximos da execução de toda a família Lovegood narrada no primeiro capitulo do livro 1 da série. Também vemos nesse novo volume o amadurecimento e aprofundamento de alguns dos personagens secundários. Mas o livro peca um pouco no desenvolvimento da história principal pois no seu fim, novamente acabamos no mesmo pé que o primeiro livro nos deixou, ou seja, não acrescenta muito conteúdo em relação a Bruxos e Bruxas.

Apesar do problema de evolução descrito acima, as novas aventuras narradas inserem alguns detalhes dos personagens que são interessantes para os fãs do primeiro livro e nos fazem entender mais o cerne de alguns personagens, tornando a leitura um pouco mais interessante. 

A narrativa continua bem dinâmica e ágil, característica já conhecida de Patterson, que com muitos capítulos de poucas páginas, fazem a história passar correndo pelos olhos do leitor . O padrão de capa da série foi mantido, o que muito me agrada e fica bem legal na estante e foi realizada uma boa tradução ou “ausência de tradução” de alguns termos característicos do mundo distópico criado por James, assim, coroando uma boa escolha da editora.

Tendo em vista todos os pontos positivos e negativos do volume 2 da série, ainda o considero um bom livro juvenil. Devo pontuar isso, pois o público é esse, sem muito compromisso. Numa classificação meio que "Sessão da Tarde" ele leva 3 estrelas na minha avaliação, menos do que seu antecessor. Logo, logo começo o  terceiro volume  “O Fogo” que já chegou aqui em casa e que pelo fim subentendido do segundo livro, deve ser bem melhor que ele! Vamos torcer!

Título: O Dom - Vol.2
Autor: James Patterson e Ned Rust
Editora: Novo Conceito
N° de Páginas: 288

Labels: , , , , ,

6 comentários :

  1. ai Carlos, tenho o primeiro livro da série mas ainda não li =/
    não me interesso muito pela história, e acho que quando eu começar a ler a leitura vai ser bem arrastada... e assim eu vou empurrando com a barriga hahahaa

    ResponderExcluir
  2. Carlos, dei uma começada nesse livro e acabei priorizando outros, então ainda não terminei embora ele seja realmente ágil. Li pouco mais de 50 páginas e não aconteceu nada muito 'concreto' e confesso que isso me incomoda. É uma série juvenil, eu sempre falo isso a quem me pergunta sobre. Não adianta esperar nada muito complexo ou inteligente, nem esperar que os personagens sejam extremamente maduros (como são os adolescentes dos YA).

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é uma distopia bem infantil e o outro ainda está nos deixando bem as escuras quanto o rumo que a trama vai tomar, vamos esperar para ver o que o Fogo nos revelará

      Excluir
  3. Eu vi muita gente reclamando do primeiro livro, e confesso que tinha ficado desanimada, mas acabei ganhando e vou ler pra tirar minhas próprias conclusões. Eu espero que eu goste, e chegue a ler o Dom logo em seguida! =)

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos,

    Sabe, eu estava animada qdo bruxos e bruxas lançou, mas depois de tanto comentário negativo e o marketing excessivo dele (sim,pq aqueles e-mails da nova ordem não eram de Deus) enfim, kkk eu fiquei um pouco receosa em ler o primeiro volume, e respectivamente o segundo. Porém minha irmãzinha leu o primeiro e amou, é bem isso que vc colocou, talvez para o público mais jovenzinho ele funcione melhor, porém ainda não me animei. Eu darei uma chance a leitura, futuramente e é bom que nesse os personagens secundários tem um aprofundamento. O fato da leitura ser rápida e dinamica me anima mais, pois assim sei que se não gostar não sofrerei por mto tempo kkkkkkkk brincadeira, mas vou ler, para assim ter uma opinião tbm ^^
    Abraço!
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro, gostei muito dessa serie, ótima resenha!!
    Livro Mega Maravilhoso!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...