Lost Boys é o primeiro livro da série da Lilian Carmine. Na verdade, esse é o pseudônimo da autora brasileira Bruna Brito que publicava capítulos da história no Wattpad antes de ser lançado por uma editora inglesa.
A Editora LeYa / Leytoras enviou algumas perguntas para a autora e semana passada rolou a Semana Lost Boys. Vocês podem ver bastante coisa na página da editora no Facebook.
Hoje eu vim contar pra vocês porque devem dar uma chance para Lost Boys. Apesar de alguns pequenos clichês, a leitura é daquelas gostosinhas, que prende o leitor até o fim. :)
O enredo não é original, mas achei que um pequeno diferencial entre o romance de Joey e Tristan (sim, a protagonista tem nome de "garoto", Joe) é que as coisas se desenvolvem bem e rapidamente no início do livro. Apesar de estar na cara de Joey que Tristan era um fantasma e ela não achar estranho um garoto sempre estar em um cemitério, de forma geral, as explicações são convincentes.
Um dos elementos que me faz ficar presa em uma narrativa é o ambiente escolar ser um internato. Um monte de jovens com 16, 17 e 18 anos "presos" 24 horas em um mesmo lugar dá muito pano pra manga. E rende boas histórias! (e nesse momento bateu uma nostalgia de fanfics de Harry Potter, mas enfim...). Se o autor tiver criatividade, as coisas ficam bem interessantes. No caso de Lost Boys, acho que a autora acertou em trabalhar isso com música, banda e romance.
A parte sobrenatural, apesar de importante, foi deixada um pouco como background e apenas em momentos chave foram abordadas e apresentadas. Um dos pontos que me incomodou nesse aspecto foi sobre a protagonista Joey. Ela tem um certo poder, é uma espécie de bruxa, mas nada a mais sobre isso foi aprofundado ou explicado. Acredito que isso será tratado nos outros volumes da série.
Um ponto que a autora deu uma escorregada: construção dos personagens. Os protagonistas se mostram bons em tudo o que fazem o tempo todo. Isso é chega a ser irritante algumas vezes. Joey já chega na escola colocando a garota mais popular "em seu lugar", é boa em lutas marciais, sabe compor músicas e tocar piano maravilhosamente bem. Todos dizem que ela é linda e maravilhosa, com um corpo sensacional. Senti um pouco a falta de realismo. Tristan também segue nessa linha, apesar de se mostrar um pouco explosivo quando o assunto é Joey. Em suma, a garota é uma verdadeira Mary Sue! Concordo com a Sam (do Parafraseando Livros) quando ela diz que a autora sabe construir melhor personagens masculinos. Morri de amores pelo Harry, um dos garotos da banda Lost Boys! :)
Como eu disse no início, apesar dos pequenos problemas de trama, acho que Lost Boys merece a leitura sim. A agilidade da escrita da Lilian é um de seus pontos fortes e o romance é muito bom, torcemos pelos protagonistas. Sobre a continuação: estou curiosa sobre que rumo a história irá tomar. Em Lost Boys, as coisas aparentemente se "fecham", sem arestas para serem aparadas, exceto pelo ponto do poder sobrenatural da Joey, que como eu disse, não foi bem explorado.
Oi Ly :)
ResponderExcluirConcordo com o vc disse, mas acho que essa parte sobrenatural da Joey será abordada no próximo volume (espero) hauhaua
Sim, essa parte deles serem bons em tudo e ela não ter percebido que o garoto era um fantasma são coisinhas que incomodam...
quando li me surpreendi com essa naturalidade da história, gostei de não ter o sobrenatural tão carregado, embora eu goste de sobrenatural em geral hauhauhaua mas acho que isso é um detalhe até bom para leitores que não estão acostumados ou não gostam tanto do gênero :)
Adorei sua resenha Ly ^^
Bjs
Daiane
www.nouniversodaliteratura.com.br
Mas tirando essa parte dos "poderes" da Joey, achei que a história terminou bem, não tinha necessidade de continuação, né?
ExcluirMas veremos como vai ser, rsrs.
Beijos e obrigada por sua visita! *___*
alguém de vocês sabe quando o próximo livro sai aqui no Brasil em idioma Português?
Excluiré, me pareceu uma leitura fácil e divertida, sem muitas expectativas. a autora soube equilibrar bem as situações meio que inusitadas. a capa achei meio amadora, mas tá legal.
ResponderExcluirIsso mesmo, Aninha. Vc falou bem, fácil e divertida.
ExcluirTambém não gosto da capa, confesso XD
Beijos!
A primeira vez que vi esse livro achei que fosse sobre vampiros, por causa do filme. Mas é muito bom saber que a autora é brasileira. Que sensacional. Fiquei com vontade de ler e que nem vc mencionou bateui saudade do HP. ;)
ResponderExcluirHahaha...todos os livros que mencionam internato e afins me lembram HP. É inevitável, rsrs. Não tem vampiros na história não, e pra falar a verdade, o sobrenatural dele é bem superficial! :)
ExcluirBeijos!
Oie Ly
ResponderExcluirjá estava curiosa para ler o livro, e sua resenha me deixou mais ainda. Apesar dos pequenos deslizes, eu amo histórias com fantasmas, e ainda mais por ser um nacional. Preciso ter na minha estante.
bjos
www.mybooklit.com
Oi Jacq!
ExcluirSim, foi uma surpresa. Sinceramente, o sobrenatural ficou de lado um pouco, mas vamos ver como a autora se sai nos próximos volumes! ;)
Beijos!
Fico tão orgulhosa quando descubro que esses pseudônimos são de escritores brasileiros. :DD
ResponderExcluirNão, é Paola? Mostra que temos muitos talentos, mas por falta de espaço, eles decidem primeiro lançar o livro em inglês. Só lembrar da Veronica Rossi! ;)
ExcluirMuito interessante. Gostei do tema parece cheio de clichês, mas com algo diferente. Vou ler. Também gostei da resenha. Você sabe se o segundo livro já vai ser lançado e quantos livros serão? Obrigada.
ResponderExcluirOi Juliana! Ainda não sei quantos serão no total. No goodreads tem a previsão de 3 volumes, que estão no cadastro. Conforme a Katielle informou abaixo, em uma entrevista a autora afirmou que o próximo irá se chamar The Lost Girl. O 3 ainda não tem título. O segundo ainda não foi lançado lá fora, mas tem previsão para 22 de maio! ;)
ExcluirBeijos!
Oi Ly,
ResponderExcluirGostei muito desse livro.
A página no face do Leytoras, pediu para os leitores de Lost Boys perguntares sobre o livro para Lilian, e minha pergunta foi se esse lado bruxa da Joe seria mais explorado no próximo livro. Ela respondeu que o próximo teria muita ação sobrenatural e eu espero que ela explore mais a Joe e a deixe menos perfeita, ela boa em muitas coisas e eu também me senti incomodada com isso.
A Lilian também disse nessas perguntas que o próximo livro terá o nome de The Lost Girl, na versão original em inglês.
Estou aguardando ansiosa pelo próximo livro.
Beijos.
Katielle
Leitura Maravilhosa
Oi Katielle!
ExcluirObrigada pelas informações! :) Eu não achei que tinha necessidade de fazer mais livros, salvo a questão do sobrenatural que quase não foi abordado. Mas vai ser bom acompanhar a Joey e saber do que ela é capaz! ;)
Também espero que ela trabalhe melhor a personalidade dela, hahaha. Ngm merece personagens 100%. Ninguém é assim ><
Beijos!
Oi, Ly!
ResponderExcluirAinda tô em 27% do livro, a narrativa é fácil, mas a história é muito absurda e sem noção hahaha. Tudo bem o cara aparecer pelado do nada, levar pra casa, eles têm uma ligação, vai pro internato também, fica no quarto com um garoto, vira melhor amiga da garota má após um discurso......... uma sucessão de coisas convenientes e nada verossimilhante =/ (essa palavra existe, né?) e pra piorar, a edição tá bem ruinzinha, cheia de erros e com coisas mal traduzidas (é, achei que fosse a autora, mas foi a tradutora e revisora).
Enfim, tô chagando na rotina do internato, o Tristan acabou de chegar, vamos ver qualé daqui pra frente x.x
Beijos!
Olá! Devo admitir que me apaixonei perdidamente pelo livro, e estou ansiosa para ler o segundo! Mas sabe-me dizer quando é que o segundo volume sai em portugal? É mesmo URGENTE! Estou bastante ansiosa. Obrigada!!
ResponderExcluirOi meu nome é Ana Carolina, e eu consegui mandar um e-mail para a Lilian, e lá eu perguntei se ela havia sindo convidada, para a Bienal, ela me disse que não, mais se eu conseguisse fazer com que os fãs escrevessem para a Leya, eles considerariam um convite... Por Favor me ajudem a realizar esse sonho de ver a Lilian na Bienal em SP... Se você também é um fã curtam a minha página no facebook e vamos ver a Lilian na Bienal...
ResponderExcluirLink da página: https://www.facebook.com/lostboysbienalsaopaulo?fref=ts
Concordo com vc Ceile quanto aos erros ortograficos , pois o livros antes de serem lançados sao muito bm revisados e nunca vi tantos erros de ortografia em um livro só ! . Mas quanto a historia realmente tem coisas q chegam a ser artificiais demais , quanto o dom q todos tem e principalmente a personagem principal . Porem gostei muito da historia acho q a autora conseguiu equilibrar bm certas coisas pois não chegou a ser uma historia chatinha ou repetitiva demais . E gostei muito pois acredito q ela conseguiu despertar un gostinho de quero mais , pelo menos em mim ! E me sinto orgulhosa de saber q é uma autora brasileira , pois até entao nunca tinha lido um livro assim ...tirando o livro Perdida da autora Carina Rissi q tbm achei bem interessante .
ResponderExcluir