Bem-vindos à Semana Esther! \o/
Primeira coisa a ser dita: Esther não é a Hazel!!!!
"Lygia, você está ficando doida?" Err...não! Vamos começar a #SemanaEsther e essa informação é uma das primeiras que o John Green compartilhou conosco no prefácio de 'A Estrela que Nunca Vai se Apagar', livro que reúne informações da vida de Esther, seus pais, encontro com o John Green, os Nerdfighters, o Catitude - um chat criado por amigos, que desenvolveram grande afinidade e apoio entre si, no qual ela fazia parte-, e anotações em seu diário.
Então vamos por partes...para quem estava fora da Terra nos últimos 2 anos (#brincaderinha), Hazel Grace é a protagonista do livro do John Green 'A Culpa é das Estrelas' (resenha AQUI), que é diagnosticada com câncer terminal e tem 16 anos. Vai ter adaptação cinematográfica esse ano, como muitos sabem:
Escuto vários 'oownnnsss' daqui XD |
Minha amiga @crazycrayon (nick da Esther no TT) morreu em 2010. Ela tinha 16. Eu não teria escrito A Culpa é das Estrelas sem ela, mas ACEDE não é a história de Esther. |
A História: John e Esther
Eles se conheceram em uma convenção de Harry Potter em 2009, e digamos que a Esther salvou John de pagar o mico do ano e ter que ir pra pista de dança XD (maiores detalhes incríveis no prefácio de A Estrela que Nunca vai se Apagar, resenha na quarta, 19/02 ;)).
Esther foi diagnosticada em 2006 com carcinoma papilar da tireoide (um tipo de câncer maligno), já com metástases no pulmão. Um pouco depois Esther já ficou dependente dos cilindros de oxigênio, pois como diria Hazel 'seus pulmões já não estavam exercendo seu trabalho direito'.
Fonte: Intrínseca |
“Esther era uma pessoa incomum, e conhecê-la me lembrou de como os adolescentes podem ser introspectivos e ao mesmo tempo ter uma empatia estonteante. Pensar sobre essas qualidades me deu uma nova visão dessa história, que tentei escrever por 10 anos. É importante dizer que Esther era muito diferente de Hazel e que eu certamente não quis me apropriar da história dela. Mas eu jamais poderia ter escrito este livro se não a tivesse conhecido. Ela inspirou cada palavra.” (John Green, em entrevista)
Esther Earl: A Estrela
Nascida em agosto de 94, Esther era uma dos cinco filhos dos Earls. Sempre envolvida com várias atividades e uma fã do meio digital, recebeu diagnóstico em 2006, quando a família morava na França. Em 2007, retornaram aos Estados Unidos pois ela teria mais chance nos tratamentos disponíveis. Esther teve que parar de frequentar a escola, por causa das inúmeras idas à médicos e hospitais.
A garota ocupou grande parte do seu tempo livre em casa postando vídeos no Youtube, participando do Catitude (até então, nem divulgava para seus amigos detalhes da sua doença) e compartilhando seu amor por Harry Potter e pelos irmãos Green, que acompanhava direto pelo VlogBrothers.
Tem muito mais informação que eu vou compartilhar com vocês no dia que a resenha for ao ar. Mas já digo uma coisa, Esther celebrava a vida, ela era grata por tudo o que tinha, e possuía muita fé. Conversava com Deus sobre a morte, e em momento algum ficava brava com Ele por causa de sua doença. Ela tinha todos os motivos para se revoltar, ou ser uma pessoa reclusa, mas ao invés disso, decidiu aproveitar seus dias e horas da melhor forma possível.
Coisas pelas quais agradeço (extraído da página 81 de A Estrela que Nunca vai Se Apagar)
meus gatos!
minha família!
máquinas de oxigênio
ar-condicionado
peso
Deus
nossa casa
Fiquem ligados! Às 16 horas tem postagem no N.R.A.
Blogs participantes:
Adorei o seu post. A semana Esther já começa bem e emocionante. Mal posso esperar pra ler o livro. =) DFTBA
ResponderExcluirAnimado para ler este livro, e ainda mais para a Semana Esther! Mesmo ainda não tendo lido o livro, conheço a história e reconheço que ela é um exemplo de como não devemos reclamar sobre nossos problemas diários, enquanto há mais pessoas pelo mundo com dificuldades maiores que nossas. Se ACedE, que é uma ficção, foi emocionante, imagina ler uma história real?
ResponderExcluirAbraços, Joshua
- pensamentosdojoshua.blogspot.com
Acho que eu vi um pouquinho sobre ela na postagem de outro participante, eu não conhecia muito sua história, mas fiquei tocada com a amizade do John e dela, estou doida pra ler esse livro dela. deve ser no minimo de arrancar lagrimas, ainda sabendo que uma jovem tão cheia de vida partiu, não é mesmo?
ResponderExcluiradorei o post aqui também!
Bjus bjus!
Pan
Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!
Quando soube sobre a Esther fui procurar e cheguei até os seus vídeos, ela era uma garota como eu ou qualquer um na idade dela, e eu ainda não acredito que ela não chegou a ver a, digamos assim, homenagem que o John fez pra ela. Vou acompanhar a semana com certeza
ResponderExcluirjá chorei só lendo o post quando eu ler o livro vou ficar uma inútil. chorona convicta como sou, tenho certeza que vou me emcionar com a história desse exemplo. linda menina, linda história apesar de triste.
ResponderExcluirQue lindo, gente!
ResponderExcluirMe fez lembrar do filme Uma Prova de Amor :))
ao menos o meu "ooownnn" você escutou. certeza!
ResponderExcluirvárias pessoas já brigaram comigo dizendo que a Hazel era a Esther, só que o autor tinha mudado o nome. aaaaaaaarghh que vontade de socar essas pessoas hahaha
que foto engraçadinha *----*
aii Ly, amei o post, e com certeza vou acompanhar todos que vierem por aii!!!
ainda não comprei o livro, mas quero ele para ONTEM!!!!!!!!!!!!!!
Adorei a resenha e quero muito ler o livro :)
ResponderExcluirA Esther além de guerreira também é Potterhead \o/
ResponderExcluirParabéns por essa semana especial, que considero muito importante e também quero dizer que é uma honra fazer parte desse evento!
ResponderExcluirEstou adorando a Semana Esther!
ResponderExcluirQuero muito ler este livro!
Que linda a frase "Esther celebrava a vida". Me emocionei com esse post.
ResponderExcluirMuito bom a Semana Esther!
Lindoooooo
ResponderExcluir"AGORA E PRA SEMPRE "
AMEIII
adorei essa #SemanaEsther
ResponderExcluirse alguma pessoa "especialista" em ACEDE e na Esther puder me tirar essa dúvida agradeço:
tem um filme do Gus Van Sant chamado Inquietos que foi lançado antes de ACEDE e a história tem a mesma premissa: garota com câncer.
gostaria de saber se o filme também foi "inspirado" na Esther ou aproveitou que o John Green tava escrevendo livro no mesmo tema romance adolescente garota com câncer.
Olá! :)
ExcluirAté onde eu saiba (fiz uma pesquisinha também, hehe) não tem relação não. Na verdade, o John já estava há muitos anos trabalhando na ideia, e a Esther foi uma espécie de "estopim" para finalmente ACEDE sair! :)
Beijos e obrigada pela participação!
Desde que li A culpa é das estrelas, me apaixonei por Ester. Sua vida e história realmente são dignas de um livro, de tão forte e emocionante que é. Estou louca por esse livro, saber o que se passava em sua cabeça durante todo o seu tratamento.
ResponderExcluirBjokas!
Amei o livro A Culpa É das Estrelas e estou super ansiosa pra ler A Estrela que Nunca Vai se Apagar!
ResponderExcluirPreciso desse livro, parece ser simplesmente perfeito <3
ResponderExcluirEstou super ansiosa para ler A Estrela que nunca vai se apagar, amei ACEDE e amo a Hazel, saber que ela foi inspirada na Esther, me fez me apaixonar pela Esther, espero ter a oportunidade de ler esse livro logo, pois estou louca por ele já *-*
ResponderExcluir