Top 10 - Melhores de 2013

25 de dezembro de 2013

2013 findando e eu sempre tive vontade de fazer um post sobre as melhores leituras do ano...essa será a primeira vez! \o/

Olha, como é difícil escolher apenas 10 entre tantas leituras maravilhosas...em algumas posições, deu vontade de "roubar", hahaha XD Em outras, citei um livro que na verdade faz parte de uma série, então considero a série de forma geral (e aí dá para trapacear nisso, rsrs).

Vamos lá:

10º lugar:

Em décimo lugar ficou o único chick-lit da lista, Eu Amo New York (Fundamento), que é absurdamente bom e divertido! Apesar do drama inicial e toda a desgraça que aconteceu com nossa protagonista Angela (sabe quando dizem que merda pouca é bobagem? É exatamente essa a situação dela no início do livro, rs), essa garota cheia de estilo deu a volta por cima, fugiu para NY, mudou o visual e começou a blogar sobre suas aventuras na cidade que não dorme nunca. Nada mal pra quem levou um par de chifres no começo do livro, não?


9º lugar:

Juan Pablo Villalobos TINHA que figurar nessa lista. Depois de ter me encantado com Festa no Covil, primeiro livro da Trilogia do México, tive o enorme prazer de conhecer o autor pessoalmente esse ano! Se vivêssemos em um lugar normal (Companhia das Letras) é o segundo volume da trilogia. Cada livro foca em situações diferentes, mas com uma boa dose crítica ao México, de alguma forma, seja levantando questionamentos sobre o narcotráfico, seja pelo sistema político que os nossos personagens estão inseridos ou na reflexão acerca do comportamento de seus personagens. O autor é genial, sério! Recomendo a leitura fortemente.


8º lugar:


Cidades de Papel (Intrínseca) foi uma das leituras mais divertidas e inteligentes desse ano. Margo e suas pistas me conquistaram, mostrando, mais uma vez, a força envolvente da narrativa de John Green. Muita gente criticou Margo como personagem, falando que a garota é egoísta, e Q. como um bobão. Me desculpem, mas a construção dos personagens, pra mim, foi simplesmente excelente. Ambos são cativantes, mesmo com personalidades distintas. E claro, tem roadtrip na história, não tem como ser ruim! \o/


7º lugar:


Bernadette e sua personalidade mega peculiar é o centro (obviamente) de Cadê você Bernadette?. Mais um excelente lançamento de 2013 da editora Companhia das Letras, foi uma grata surpresa. Narrado, em sua maior parte, de maneira epistolar, acompanhamos os passos da fofa Bee em busca da sua querida mãe. O ritmo do livro é ótimo e a construção dos personagens é fora de série. Todos os personagens do livro são não-convencionais. Adorei a leitura e o livro merece o 7º lugar na lista!


6º lugar:

Vou ter que dar uma trapaceada básica nessa posição, mas acho que vocês entenderão. Academia de Vampiros é, pra mim, umas das melhores séries de vampiros dos últimos tempos, e a autora Richelle Mead fez o incrível favor aos fãs em lançar um spin-off da série (para quem não sabe, é uma história ambientada no mesmo local, com outros personagens). Sou Team Adrian assumida, e fiquei pau da vida em O último Sacrifício (VA #6) pela autora não ter dado um final digno para ele. Mas isso muda com a chegada de Bloodlines, lançado por aqui como Laços de Sangue (Seguinte). Esse ano tivemos o volume 1 e o 2, O Lírio Dourado. Vou colocá-lo nessa posição, representado a série (apesar de já ter lido em inglês o volume 3, que será lançado aqui como O Feitiço Azul). Sério, gente, LEIAM essa série! <3


5º lugar:

Outra posição que coloco um livro representando a série toda...eu apenas comentei sobre os contos de Magnus Bane, da Cassandra Clare aqui no blog, mas sou super fã dela, principalmente da saga As Peças Infernais, lançada pela Galera Record. Cassandra constrói os melhores personagens de série pra mim, e a amizade de Jem e Will vai além de qualquer coisa que já tenha lido. Princesa Mecânica encerra essa trilogia maravilhosamente bem! E sério, como eu chorei, chorei e chorei. De emoção na maior parte, de tristeza, bem pouco! Quem sabe não resenho os livros por aqui? ^.~


4º lugar:

Uma das grandes surpresas do ano, David Levithan tinha que figurar nessa lista com o seu belíssimo Todo Dia (Galera Record). Seu personagem A., que acorda todos os dias em um corpo diferente, ensina tanto ao leitor e levanta tantos questionamentos sobre preconceito, aceitação e amor, com tanta sensibilidade, que UAU! É leitura obrigatória, certamente! Até esqueci do meu primeiro contato com o autor com Will & Will, que ele escreveu com John Green e foi uma leitura decepcionante. Aprendi que são dois autores que devem ser apreciados sozinhos, rs.


3º lugar:

Extraordinário (Intrínseca) foi uma das primeiras leituras acertadas de 2013. Li bem no comecinho do ano, e foi impossível não ficar encantada com Auggie e toda sua generosidade e doçura. O pequeno grande garoto de 10 anos com uma grave deformidade facial mostra que o coração e pequenos gestos falam muito mais alto do que a aparência exterior. Lindo, impactante e que deveria ser leitura obrigatória nas escolas! Merece estar na 3º posição! \o/


2º lugar:

Passarinha (Valentina) foi uma das leituras que me arrebatou no segundo semestre desse ano. Olhei para o exemplar pela primeira vez na Bienal e senti que tinha que tê-lo naquele momento. Nem esperei para pedir na editora, comprei o meu exemplar, li logo e nossa! A pequena Caitlin é a protagonista de Passarinha, possui Síndrome de Asperger e, após a morte do seu irmão mais velho, tem que lidar com perda, amadurecer na escola e aprender a possuir empatia com as pessoas. Fui realmente tocada por essa leitura! Merece o 2º lugar!


1º lugar:

E o primeiríssimo lugar vai para o romance Como eu Era Antes de Você (Intrínseca). Não tenho nem palavras para falar sobre esse livro novamente (leiam a resenha!). Profundo, impactante e simplesmente lindo, ele mostra o desabrochar de um relacionamento que não pode ser vivido em sua plenitude física, mas que ultrapassa barreiras muito mais complexas do coração.


MENÇÕES HONROSAS: 

Eu tinha que citar algumas belas leituras de 2013 que não entraram na lista, mas que são tão bons quanto os que estão aqui: Sombra e Ossos (Gutenberg), Corações Feridos (Novo Conceito), Menino de Ouro (Globo Livros) e O oceano no fim do caminho (Intrínseca).

Bem gente, é isso! Já leram algum desses? Gostaram? E quais foram os preferidos de vocês de 2013? Deixem nos comentários! \o/

Labels: , ,

15 comentários :

  1. Lygia!
    Adorei seu Top 10! Já tentei fazer anteriormente e simplesmente não consigo! rsrs

    Boas festas e um 2014 maravilhoso com muitos livros ♥

    ResponderExcluir
  2. Pelo anjo, finalmente alguém que gosta mais de As Peças Infernais do que de Os Instrumentos Mortais. Sério é muito melhor, eu também amei Princesa Mecânica !

    Kiss

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum dos livros que você citou, mas estou looouca de curiosidade por Todo Dia, Cidades de Papel e Como eu era antes de você *-* Dentre os melhores livros que li nesse ano estão A Culpa é das estrelas e Métrica *-*


    Feliz Natal!
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Top 10! Extraordinário e Cidades de Papel também se tornaram um dos meus favoritos do ano. E que em 2014 possamos ler MAIS!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu Amo NY eu ainda não li, mas tenho muita curiosidade!
    John Green ♥ quem não ama? hahaha
    Cadê você Bernadette? eu também ainda não li, mas está entre os primeiros livros da minha lista de desejados!
    já perdi a conta de quantas vezes peguei Extraordinário na mão para comprar e desisti! =/
    preciso ler ele logo, eu sei, eu sei...
    lindo lindo lindo! Como eu Era antes de Você é incrível, me fez chorar horros e me emocionei demais! *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lygia, fora O Lírio Dourado, meu top10 não tem nada a ver com o seu! XD Tudo bem que eu só li dois dos seus dez, mas não sei se eu escolheria alguns para leitura.
    Só sei que Todo Dia tá na lista de desejados² e que eu preciso ler a série As Peças Infernais, já que você e todo mundo falam que é melhor do que Instrumentos Mortais.
    Que venha 2014 e muitos mais ótimos livros! <3 :3

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu Top 10! Eu já comprei o livro da Jo Jo Moyes nessas férias, não vejo a hora de ler! Dificil comentar minhas melhores leituras, eu tava num hiatus danado. Agora q to voltando a velha rotina de ler hahahaha
    Se gosta de contos eu postei uma proposta literária no blog, se quiser participar é mais que bem vinda!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Proposta Literária! - Aqui o roteiro é seu!

    ResponderExcluir
  8. Eu não li nenhum desses :(. Mas pelo menos fica a dica né.

    ResponderExcluir
  9. E "Como eu era antes de você" continua conquistando lugares nos tops de 2013! Realmente, é um livro bem marcante, apesar de eu não aprovar a escolha do Will. Quero fazer uma retrospectiva literária :)

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. :O Só li 2 (Todo dia e Extraordinário), mas já comprei Se vivêssemos em um lugar normal e coloquei na lista a 1ª e 2ª posição :D

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Extraordinário, a primeira coisa que me chamou nesse livro foi a capa, amei ela. Cidades de Papel vou ler ano que vem, já adoro o John Green, espero gostar desse livro também.
    Richelle Mead é perfeita, gosto muito da escrita dela.
    Gostei bastante do seu top 10.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lygia, tudo bom?
    Necessito ler Eu Amo New York porque simplesmente amo chick-lits. Cadê Você Bernadette? e Cidades de Papel estão na lista de leituras em 2014. Pelo menos Cidades de Papel eu já tenho.
    Extraordinário é tão queridoooo...leitura gostosa e uma lição de vida.
    Como eu Era Antes de Você foi bem definido no post: um amor que ultrapassa a barreira física. Lindo demais...Lou e Will.
    <3
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ly


    Juro que tô com uma lista no rascunho dos livros que amei.
    Mas fiquei tão em dúvida de alguns que ainda não terminei :( ( p.s- vai sair no A menina não no LMT!)
    Dos livros que vc colocou não li todos, com ctz JoJo Moyes foi lindo demais, também amei Extraordinário e Passarinha.
    Não curti tanto Todo Dia e os outros ainda não li

    Amei saber os que vc gostou mais

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Dessa lista eu só li Sombra e Ossos. Tenho curiosidade em ler Juan Pablo Villalobos, Eu Amo New York, Cidades de Papel, Cadê você Bernadette? e Princesa Mecânica . Acho que só eu tenho implicância com a Sidney de Bloodlines...

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Da sua lista eu só li Extraordinário, que também está no meu Top. Estou louca pra ler Todo Dia. Acho que ele tem grandes chances de aparecer no meu Top do ano que vem :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...