Capa da edição de 1998 |
Oi pessoal!
Como primeira resenha da #SemanaKing escolhi para vocês o primeiríssimo livro que li do King, A Maldição do Cigano.
Em um livro arrasador com um tema muito inovador, apesar da época em que foi lançado(1984), Stephen King escreve de forma intensa e instigante, fazendo um critica velada ao sistema judiciário americano,
King traz um elemento místico a trama que, além de dar um “ar fantástico ao livro”, também faz alusão aos problemas do cotidiano de muita gente, como obesidade e anorexia, fornecendo ao leitor uma nova perspectiva.
A história gira sobre os largos ombros do advogado americano Billy Halleck, já com obesidade mórbida e com tremenda dificuldade de perder peso. Em um dia como outro qualquer, Billy atropela uma velha cigana na rua, e devido a sua influência no tribunal, consegue se safar facilmente.
Ao sair do tribunal, o patriarca cigano chamado Taduz Lemkeo amaldiçoa e o antes obeso Billy vai perdendo peso de uma maneira vertiginosa e aciona todos os seus contatos lícitos e ilícitos para encontrar Taduz e reverter essa maldição que, aparentemente, vai levá-lo para a cova muito mais rápido do que as obesidade o levaria.
Esse foi o primeiro livro que li do King, como já disse no começo, e primeiramente o que me chamou atenção foram os capítulos que acompanham o peso atual de Billy o que da um caráter desesperador muito legal no trama. Quando no fim do livro você vê 40 e poucos quilos em um cara que começou a história com 140, é realmente impactante.
O segundo ponto que saltou aos meus olhos foram os problemas que a trama do livro envolve, que podem ser relacionados com a obesidade e a anorexia que matam atualmente muito mais que muitas que doenças tradicionais como tuberculose e malária. Acredito que esse tema é pouco utilizado em livros "puxados" para o gênero fantástico, ainda mais com a maestria displicente que King tem nessa trama e isso suplantou para mim o tema "critica ao sistema judiciário" e prendeu muito minha atenção.
Um livro bem interessante, simples e ágil, essa é a melhor descrição da história que abre a nossa semana em homenagem a esse autor que é digno do titulo de senhor do terror literário. Com um bom ritmo, esse livro me faz dar 4 estrelas para a trama que só peca na história por faltar um pouco de ação. Porém, o suspense realmente suplanta isso e me faz indicá-lo para qualquer leitor que goste do gênero.
A Suma de Letras (selo da editora Objetiva) está relançando alguns títulos do King com nova "roupagem" e até títulos novos. Agora, A Maldição do Cigano pode ser encontrado apenas como A Maldição em nova edição:
A Suma de Letras (selo da editora Objetiva) está relançando alguns títulos do King com nova "roupagem" e até títulos novos. Agora, A Maldição do Cigano pode ser encontrado apenas como A Maldição em nova edição:
Lembrem-se, pessoas, ao comentar na resenha vocês garantem pontos extras para concorrer à um exemplar de Sob a Redoma! \o/
Posts da Semana King:
1 - Semana King: Só livros do Mestre do Terror
Título: A Maldição do Cigano
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
N° de Páginas: 209
Skoob
Este livro é espetacular!
ResponderExcluirAchei bem interessante o enredo do livro e inovador, apesar de ter sido lançado no ano em que eu nasci, nunca tinha visto em livro nenhum este tipo de abordagem primeiro por adicionar ciganos á história, e em segundo por tratar de obesidade mórbida e anorexia, pelo menos eu nunca tinha visto estes dois temas tratados num mesmo livro. Inovador, aterrador e de tirar o ar, por isso tio King é o rei!
ResponderExcluirEu adoro os livros do Stephen King, essa trama parece ser bem a cara dele, cheio de facetas numa mesma história. Não gosto quando mudam o título de um livro, eu sou meio lesada e acabo confundindo se já li ou não.
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do Stephen King, mas pretendo ler o mais breve possível, não aguento mais ser um E.T. no mundo literário. Esse livro parece ser muito bom, adoro suspense! Gostei muito do autor ter incluído temas como obesidade e anorexia no livro.
ResponderExcluirAchei a primeira capa muito legal, bem melhor que a segunda.
Beijos!
http://temponaoperdido.wordpress.com/
não conhecia o livro do autor, mas parece ser bom!
ResponderExcluirdeve ser uma história bem impactante também...
é, realmente, um tema pouco abordado. eu mesmo, só me lembro de ter lido um livro com o tema anorexia.
acho que os autores deveriam abordar mais isso...
ótima resenha :D
Não li nenhum livro do Stephen King apesar de gostar muito de suspenses....
ResponderExcluirMinha vontade mesmo é começar pelo livro Sob à Redoma......
Não conhecia esse livro A maldição do cigano e a premissa é muito interessante......estou curiosa pra saber como termina essa história!!!!!
O legal é que ele trás assuntos que são bem discutidos atualmente, anorexia e obesidade são doenças bem sérias
ResponderExcluirGostei da nova capa, mas preferia a antiga
Super legal. Eu ainda não li nenhum livro do King, mais o acho super criativo. Já tinha ouvido falar desse livro, e com certeza lerei. Gostei da nova edição, só que prefiro o título original.
ResponderExcluirUau, o livro parece ser realmente fantástico. Do King eu só li, quer dizer, estou lendo Christine e já estou amando, li também um conto do livro Ao Cair da Noite, e definitivamente ele é o mestre do gênero... Muito bom!!
ResponderExcluirUau, este livro parece realmente fantástico. Dele eu estou lendo Christine e já estou amando, li também um conto do livro "Ao Cair da Noite" e achei muito bom. Realmente o King é um mestre no que faz, e consegue conquistar qualquer um.
ResponderExcluirNossa nunca pensei num tema destes em uma trama do King. Ele é realmente bem criativo. Nunca li um livro dele, shame on me. Mas estou louca pra começar. Gostei mais da capa e nomes antigos. Sempre vejo este livro pra vender, vou tentar comprar pra conferir.
ResponderExcluirNossa nunca pensei num tema destes em uma trama do King. Ele é realmente bem criativo. Nunca li um livro dele, shame on me. Mas estou louca pra começar. Gostei mais da capa e nomes antigos. Sempre vejo este livro pra vender, vou tentar comprar pra conferir.
ResponderExcluirAchei o enredo desse livro muito interessante, apesar de não gostar muito quando a história foge da realidade, no caso isso da maldição, eu gostei dessa e acho que posso ignorar o fato de achar isso impossível de acontecer na realidade. "O Iluminado" é o único livro do King que eu li até então e gostei muito, portanto me interesso por qualquer livro dele e com "A Maldição do Cigano" não é diferente. Não é o livro dele que eu mais quero ler, mas como pretendo ler tantos quanto possível do autor, esse certamente está na minha lista de futuras aquisições. Ótima resenha! ;D
ResponderExcluirCarlos adorei sua resenha , já vi este livros várias vezes na prateleira da biblioteca mas sempre passei outros livros na frente, até agora. Adoro a forma como King escreve, ele faz criticas de uma forma que você entende tão sutilmente, que quando você percebe esta concordando com ele.
ResponderExcluirA primeira capa me deu mais medinho. Já ta na listinha de quero ler.
Beijos
Carlos adorei sua resenha , já vi este livros várias vezes na prateleira da biblioteca mas sempre passei outros livros na frente, até agora. Adoro a forma como King escreve, ele faz criticas de uma forma que você entende tão sutilmente, que quando você percebe esta concordando com ele.
ResponderExcluirA primeira capa me deu mais medinho. Já ta na listinha de quero ler.
Beijos
Adoooooro os livro do Stephen , são muito interessantes!! Faz com que o leitor queira mais :D
ResponderExcluirPois, somos dois, Drica.
ExcluirNunca fui muito fã dos livros do Stephen King, mas esse livro me chamou a atenção. Já havia lido mais algumas outras resenhas sobre este livro e me pareceu muito interessante. Vou procurar esse livro para ler.
ResponderExcluirEsse é clássico, não vejo a hora de ler! Obrigado pela dica!
ResponderExcluirEsse é clássico, não vejo a hora de ler!! Obrigado pela dica!
ResponderExcluirnão duvido nadinha de que o livro seja impactante, tenso e até sufocante, a agonia do personagem principal em ver o que acontece com ele dá esse sentimento. porém, e sempre vou dizer isso, não é meu tipo de leitura, tenho medo mesmo, fico impressionada sabe? rs mas pra quem é fã e pra quem gosta do gênero é uma ótima =)
ResponderExcluirEu tenho este livro em versão pocket, está na lista de leitura já
ResponderExcluirPorque os livros do King são tão caros aqui ? Sou louca para ler seus livros ><
ResponderExcluirKiss
Nunca li nenhum livro do King, pelo que me lembre, mas esses temas abordados são atuais por demais. Muito bom de sua parte em fazer essa observação, a anorexia e obesidade são temas pouco discutidos nesses livros, e é ótimo quando alguém que tem muita influencia em livros, cria uma história sobre esses temas, traz uma conscientização através de entretenimento. Gostei muito!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do King, mas morro de vontade! Pena que eles sejam tão caros, isso desanima um pouquinho :( Ótima resenha, fiquei bastante curiosa com essa história! Todos os livros do King parecem ser muito bons...
ResponderExcluirBeeijos =*
Não conhecia essa obra do mestre do terror. Ao mesmo tempo que achei a história boa e perturbadora, acabo não gostando por envolver algo fantástico, já que não sou muito fã de coisas sobrenaturais.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas caaaaara... pirei! Quero muito ler, com certeza é um livro que te prende MUITO!
ResponderExcluir