Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

13 de novembro de 2013



Olha, tenho que confessar algo para vocês: esse post ficou no rascunho por várias semanas (meses, cof, cof) e o motivo é simples: toda as vezes que realizei a (re)leitura dos meus comentários, eu via o quão empolgada estava, até demais!

Para não ser tão fangirl e para colocar as ideias e emoções no lugar, resolvi adiar a publicação desse post, mas finalmente acho que consegui encontrar as palavras certas para falar desse livro! :)

Já adianto: Sombra e Ossos é uma fantasia de primeira categoria. Sério, fãs do gênero estão proibidos de perder essa leitura!  




“Desculpe se levei tanto tempo para enxergar você, Alina. Mas eu a enxergo agora.”

Bardugo é fantástica, pois conseguiu trazer personagens interessantes, mitologia inovadora e narrativa ágil. Junte tudo isso e temos a história de Alina e Maly, em Ravka, local esse que se assemelha à uma espécie de país, mas que é dividido por uma área obscura denominada 'Dobras das Sombras'.

Alina e Maly foram criados como órfãos e criados praticamente como irmãos. Cresceram e se desenvolveram como amigos, apesar de sabermos logo de cara que parece existir um sentimento oculto (ou não tão oculto, rs) entre eles. Com o passar do tempo, ambos apresentam habilidades diferentes para a sociedade: Maly é treinado para o segundo exército de Ravk e é um bom rastreador, e Alina é uma cartógrafa. O denominado primeiro exército é como se fosse apenas "guerreiros" de elite, e à eles é dado o nome de Grishas.

As Dobras das Sombras, que separa o país, é dominado por volcras, criaturas perigosas, mas todo o acampamento de Maly e Alina deve atravessar essa dobra. Apesar de perigoso, as pessoas se sentem o minimamente seguras pois o Darkling, Grisha mais poderoso existente até então em Ravka, estará com eles.

Obviamente as coisas dão errado e Alina revela um grande poder como Conjuradora do Sol, e junto com esse poder, a promessa de que Ravka ficará livre da Dobras das Sombras. Alina deve se separar de Maly e treinar como uma Grisha, pois ela é da elite agora.

Complicado ambientar vocês, mas achei importante colocar todos esses itens. Apesar dos nomes diferentes (provenientes de raízes russas), é fácil se adaptar ao livro e à narrativa. O ritmo do livro é delicioso. Poucos momentos do treinamento de Alina me deixaram entediada, e complementando com sua personalidade atípica de protagonistas da literatura que encontramos por aí, é fácil criar simpatia com ela.

Maly é um personagem que sinceramente me fez passar raiva na primeira parte da história. Como observamos os fatos da ótica de Alina, parece que o plano dele é sempre fingir descaso. Maly é o típico personagem pseudo misterioso, mas transparente para o leitor. Só a Alina não percebe algumas coisas que estão debaixo de seu nariz! XD

O Darkling, por outro lado, é intrigante, realmente misterioso e é quase impossível saber o que se passa em sua mente. A sua obsessão inicial por Alina é desconcertante e me deixou confusa!

O motivo principal para eu estar muito ansiosa para a continuação é justamente esse conjunto de nuances e peculiaridades dos personagens. Sim, a mitologia é muito atraente, mas sou da forte opinião que o que marca o volume 1 da Trilogia e mantém o interesse do leitor realmente são os seus componentes humanos.

Os direitos de adaptação já foram vendidos para a DreamWorks, e o 2º volume da série, "Siege and Storm", deve sair no primeiro semestre de 2014 pela Gutenberg! \o/


Título: Sombra e Ossos
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
N° de Páginas: 288
Skoob



Link do formulário de Top Comentarista de Novembro AQUI! o/

Labels: , , ,

26 comentários :

  1. Tenho muita curiosidade em ler esse livro! Parece ser muito bom, ainda mais para mim porque adoro fantasia! Já está na minha wishlist, agora só falta comprar né!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou uma fã incondicional de fantasia, mas ainda não comprei meu exemplar de Sombras e Ossos. Acho que até agora não li nenhuma crítica ou resenha que não fosse positiva a respeito da história, que tem ingredientes muito bons e tem tudo para ser um grande sucesso mesmo. Não é à toa que vai virar filme. Quero ler pra ontem!

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha!!!!!!!!
    Me deu muita vontade de ler esse livro!!!!!!!!

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assim que eu vi a capa desse livro, já me deu muita vontade de ler. E saber que vc gostou tanto dele, já está na minha lista de compras.

    Bj,
    Vanessa
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece que "Sombra e Ossos" caiu mesmo na graça dos leitores brasileiros. Todos que leem, adoram e recomendam enfaticamente.
    Li algumas resenhas que acentuam essa característica atípica da personagem, como você também classificou, e a mitologia do mundo criado por Leigh Bardugo. Esses dois tópicos devem ser mesmo irresistíveis, rs.
    E, claro, não podia deixar de citar a capa. É simplesmente encantadora. A do segundo volume é igualmente adorável :D

    Ótima resenha!

    Até,
    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fui conhecer esse livro com essa resenha. Já faz algum tempo que não leio o gênero fantasia, as vezes sinto falta de algo inovador no gênero, não sou muito fã da cultura russa, mas até acharia interessante ler algo com influencia nela. Resumindo, gostei :D, parabéns pela resenha!

    http://labirintoimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto esse livro, e sou fã do gênero. Sua empolgação me empolgou, hahaha. Assim que a minha pilha de livros acabar, irei comprá-lo, sem duvidas. Parabens pela resenha!
    Beijos,
    www.estejali.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de ler o livro, ele parece ser ótimo!
    Eu achei a capa do livro bem bonita, curti :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gosto muuuuuuito de fantasia e desde o lançamento esse livro me chamou a atenção.
    Lendo a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conhecer a mitologia criada por Bardugo e seus intrigantes personagens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. gosto de livros assim, acabei me surpreendendo com tantos detalhes e peculiaridades. a personagem feminina não se faz de vítima, detalhes bem legais que a autora misturou e segurou na história. e pelo visto ela também soube equilibrar romance e aventura pra não focar sempre em um assunto só. amei a capa e a ambientação do livro na Rússia faz ser muito mais interessante =) com certeza é um livro que eu vou ler.

    ResponderExcluir
  11. Ly sua menina malvada.
    Eu peguei o livro emprestado com minha amiga, porque ela ficou tão surtada querendo, que acabou me contagiando. E agora depois da sua resenha eu fiquei tipo: Porque ainda não comecei a ler??
    Pode deixar que esse erro será corrigido em breve, e espero me empolgar e virar fã também.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre que leio sobre Sombra e Ossos, as resenhas e críticas são todas muito positivas e entusiasmadas, assim como foi a sua. Ainda não tenho o livro, mas é um dos que estão na mista lista, por conta de tantos elementos de fantasia juntos na história.

    ResponderExcluir
  13. Não tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bom. Amo fantasias!

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lygia!
    Comigo também acontece isso de deixar o post por dias e dias (e sim, meses) no rascunho, por não sentir segurança de posta-lo ainda. Mas a sua resenha está perfeita, e eu senti muita vontade de ler os livros. Quando percebi que era uma série, fui ver no Skoob, e nossa, as capas são lindas. Mesmo essa brasileira parece ter seguido o padrão das originais. Lindas, amo livros com capas lindas, haha. Mesmo que os nomes dos lugares e personagens pareça estranho agora, aposto que a gente se acostuma durante a leitura, principalmente quando o livro é envolvente.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Lygia eu não leio muitas fantasias, mas esse livro parece ser sensacional porque todos indicam sua leitura. Fiquei mais curiosa depois da sua resenha.
    Quando escrevo resenhas muito positivas eu fico desconfiada com minhas percepções...kkkkk
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou curiosa para conhecer esse livro desde que lançou, achei que era distopia e não fazia ideia de que tinha cultura russa no meio, lendo a resenha fiquei muito curiosa com o lance da dobra, e dos dons que são ciência, parece muito interessante e a capa é linda. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Sempre fui atraída para livros com temáticas assim, tão bem trabalhadas, e com personagens tão originais ao seu modo. Lembro que a primeira vez que vi a sinopse de 'Sombra e Ossos' foi aqui no blog e já fiquei com vontade de tê-lo. Infelizmente como minha lista de leitura está gigante, irei esperar um pouco mais para adquiri-lo, mesmo que isso seja um verdadeiro sacrifício, já que gostei bastante da trama do livro.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha, mas não sei, não sei se leria o livro!
    Não me chamou muito a atenção não...

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. Ele parece ser mesmo bom, deu para sentir sua animação ao descrever a historia e isso somente aumenta minha curiosidade!!
    Já adicionei ele na minha lista de desejados =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Lygia, meu deus, eu achava que tinha comentado neste seu post já :O
    estou com uns posts seus atrasados, porque sabe como que é época de fim de ano na facul né =/
    estou tentando colocar em dia :D
    bom, voltando a resenha... já ouvi falar muito bem de Sombra e Ossos, e até vi ele na livraria esses dias e fiquei encantada com esta capa! mas o problema é que eu não gosto muito deste gênero =/
    normalmente a leitura não flui bem para mim, então prefiro evitar...
    mas sua resenha ficou ótima... parece ser um livro ótimo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente, para tudo! Quero esse livro pra ontem... :O
    amo fantasia e todo mundo fala bem desse livro, me sinto uma et por não ter lido ainda. Tá na lista, só falta o dim dim... kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Só vi as pessoas elogiarem esse livro, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  23. Ai como amo fantasia!
    Realmente adoro esse gênero literário e o que devo falar dessa resenha, hein?
    Já tinha lido algumas resenhas, mas acho que a sua foi a mais "inquietante". Quando li me perguntei: "por que não tenho esse livro na estante?". A capa é linda e o enredo parece ser bem verossímil, fugindo daquela velha história do "mais do mesmo", sabe? E amo mistério, ação e mitologia, então esse livro é pra mim rsrsrs A protagonista, a Alina, é meio badass? Porque se for, já sei que irei gostar dela *-*

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha! Não fazia ideia de que o livro era tão bom, achei que era uma distopia, mas amei saber que é mais fantasia com mitologia russa, acho a cultura fascinante e fiquei bem curiosa. Mas acho que vou esperar lançar todos os livros pra começar a ler. Amei a resenha *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ah, fiquei com muita vontade de ler esse livro! Só com a resenha, quase me apeguei aos personagens. Parece ser um livro bem diferente, e eu gosto disso, sair do "clichê".
    Vou ler esse livro o mais rápido possível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Ahhhhhhhhhhhhh quero tanto este livro, fiquei feliz em saber que o segundo livro sai logo pela editora. Detesto quando demoram tanto por uma continuação. Acho que lerei este livro quando estiver próximo do lançamento do outro KKKK sabe como é, empolgação total.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...