O Sal da Vida realmente remete o leitor à sua chamada de capa: o que faz a vida valer a pena!
Ao narrar o que considera o sal da vida para ela mesma, a antropóloga francesa Françoise faz o leitor conhecê-la. E conhecendo pequenos fragmentos da sua vida, conhecemos (e reconhecemos) a nós mesmos!
"Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: O SAL DA VIDA."
Através desse curto livro (mas não menos primoroso por isso), a autora narra quase poeticamente para um amigo, através de pequenos trechos datados durante 2 meses, fatos e situações que a deixam feliz, plena. Ela inicia a reflexão em resposta à um bilhete dele: são as grandes coisas que nos dão prazer? Ou as pequenas? E o fato de algo pequeno nos dar tanta sensação de contentamento não o torna grande?
Pequenos gestos, fatos, palavras, casos, pessoas, itens podem ser 'O Sal da Vida' de alguém. São coisas pessoais, certo, mas ao narrar os dela, fiquei completamente absorvida não apenas em nostalgia, mas também em pensamentos sobre as pequenas coisas que fazem a vida valer a pena.
Rir até a barriga doer. Cheirar um livro. Sair com os (bons!) amigos. Montar pela primeira vez a árvore de Natal com o meu marido. Cheirar os cabelos da minha mãe. Ficar admirando minha estante. Enfim, são pequenas coisas do meu cotidiano ou das minhas lembranças que representam O Sal da Minha Vida.
Uma leitura curta, gostosa e reflexiva. E super indico para presentear! :)
Título: O Sal da Vida
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
N° de Páginas: 108
Skoob
Nossa, eu não sei, parece que esse livro é tocante e pelas suas palavras são mesmo, rs. As coisas mais simples e os gestos mais pequenos são os que mais importa e são o SAL DA VIDA, rs. Beijos,
ResponderExcluirhttp://umaprimavera.blogspot.com.br/
beijos ficou legal
ResponderExcluir@livroazuis
livro-azul.blogspot.com.br
Ly
ResponderExcluirQue lindo, cheirar os cabelos da sua mãe e montar a árvore de Natal foram os mais fofos <3!
Livro lindo mesmo, e como vc disse, tb acho que é um ótimo presente
Beijos
parece ser bem reflexiva mesmo, e muito emocionante!
ResponderExcluirnão sabia que o livro seria tão curtinho assim :O
Esse livro parece ser lindo mesmo. Quero já!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBjus
http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/
Oi Ly, adorei a resenha e fiquei super curiosa pra ler esse livro que deve ser maravilhoso. Com certeza pra mim são as pequenas coisas que fazem a diferença, uma pequena palavra e um pequeno gesto pra mim já torna tudo perfeito. Claro que vou me presentear com essa obra maravilhosa hahaha. Bejinhos
ResponderExcluirOlá, Ly! É bom quando um livro nos faz ver coisas em nossa vida, que costumamos nem notar que são extremamente importantes, né? As situações menos primorosas, às vezes são as mais grandiosas. Achei bem bacana a proposta do livro, além de a capa ser um mimo! Vou ler assim que possível. Beijocas.
ResponderExcluirOie Ly
ResponderExcluirNão sabia que o livro era curtinho e reflexivo. Sempre escolho um livro assim para intercalar com leituras mais densas, e este parece ser uma ótima escolha. Ultimamente tenho só enxergado o "lado ruim da vida", então seria ótimo ler algo tão positivo para me inspirar.
bjos
www.mybooklit.com
Ah eu quero taaaanto ler esse livro. Já falei umas mil vezes que eu acho essa capa linda e eu adoro esse tipo de leitura. Parece ser um livro tocando e fofo ao mesmo tempo, tenho essa impressão. hehe :)
ResponderExcluirPensando seriamente em comprar ele. ♥
Beijos!
http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/
Não conhecia o livro, mas já tinha visto a capa em algum lugar, provavelmente o twitter, hm. Enfim, pela sua resenha, deve ser realmente um livro tocante e marcante, entrou pra minha wishlist gigantesca, hahahah!
ResponderExcluirAbraços,
http://www.bibliotecaesmeralda.blogspot.com.br/
Eu acho super interessante essa tematica, onde o autor faz o leitor refletir sobre situações cotidianas. Não é o meu tema favorito, mas o fato de ser um livro curtinho e simples,me deu vontade de ler para dar uma "relaxada".
ResponderExcluirAi Lygia, tu acabou de me fazer me arrepender do livro que pedi haushuhaushauhsa
ResponderExcluirParece ser um pequeno livro que carrega uma grande mensagem, fiquei emocionada só com as suas escolhas e provavelmente a nostalgia que ele pode me remeter me levaria as lágrimas.
Beijos
Fernanda - Leitora Incomum
Quero muito ler essa trama, só comentários bons até agora!
ResponderExcluirhttp://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Nossa, nem imaginava que a história era assim. Me deu até uma vontadezona de ler agora mesmo o livro, rsrrss.
ResponderExcluirBeijos! ♥
Raquel
www.pipocamusical.com.br
Colocado como você postou em sua resenha é um livro que alcança o coração de qualquer um ao demonstrar o que é a verdadeira satisfação e que estão nas pequenas coisas e não nas grandes, as que pensamos ser grande! Gostei!
ResponderExcluirai quero ler! que legal, gostei, um livro bem pra cima, feito mesmo pra refletir sem ser chato. vou ficar aqui pensando qial é o meu sal na vida e marcar no skoob com certeza =)
ResponderExcluirEsse livro parece ser um amor, sem falar que a capa é uma coisa muito linda e fofa!
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Nossa, já tinha visto outras postagens por aí sobre o livro e nenhuma me fez querer ler, a sua foi a primeira a despertar o interesse pelo livro!
ResponderExcluirAgora sim, me pareceu ser bom...
Eu já tinha ficado encantada por este livro só de ver a capa... achei tão bonita!
ResponderExcluirAcredita que eu achava que eram frases curtinhas e não algo mais "desenvolvido", com algo que motiva a escrita (o recado do amigo)?
Bem, é uma ótima opção de presente mesmo, tomara que algum amigo lembre de mim hahahaha
Beijos!
Oi!
ResponderExcluirEu não consigo ler livros assim, tenho um bloqueio, mas penso que deve ser ótimo presentar a uma pessoa que no momento passa por dificuldades e só vê o lado negativo da vida e não dá valor para pequenas coisas que nos satisfaz e não percebemos.
bjs