A primeira coisa que vocês devem saber sobre 'A Once Upon a Time Tale: Despertar' é que o livro é baseado na série. O comum é termos seriados e filmes baseados em livros, mas não esse o caso aqui. Descobri o fato ao procurar o nome da "autora" na capa do livro, algo que não tem. É mencionado na capa o nome dos criadores da série Edward Kitsis e Adam Horwitz. Na parte interna do livro temos o nome de Odette Beane, que creio ser a pessoa responsável por organizar as ideias do roteiro da série em narrativa.
A premissa, para quem desconhece a série, é a seguinte: a filha recém nascida da Branca de Neve e do Príncipe Encantado é enviada para o mundo "real" (no caso, alternativo aos contos de fada), de forma a escapar de uma terrível maldição da Madrasta Má. Dessa forma, resta para a filha de Branca, Emma, a responsabilidade de salvar todos os personagens de contos de fadas. A maldição dos personagens? Viverem presos no "nosso mundo" eternamente, onde as pessoas não são felizes.
"Vendo a estrutura bastante modesta da casa, ela se encheu de tristeza novamente, sabendo que passaria a noite sozinha, e a noite seguinte, sozinha, e a noite seguinte a essa, ainda sozinha. Não queria encarar uma vida como essa com o peso do arrependimento, também."
Falando do livro, ele narra exatamente os mesmos acontecimentos do seriado, em terceira pessoa. Muito igual ao roteiro mesmo! Eu confesso que não assisti toda a 1ª temporada da série (uns 3/4 assistidos no total), mas de tudo que eu vi, está bem fiel ao roteiro criado.
Uma das características que mais gosto no livro é não termos apenas o núcleo Branca de Neve-Príncipe-Madrasta. Temos vários outros personagens criados livremente e inspirados em outros contos de fada como a do Grilo Falante e Chapeuzinho Vermelho, entre outros. Os personagens são cativantes, e isso é seguido no livro.
Mesmo sendo em terceira pessoa, o foco principal está em Emma, a tal filha da Branca de Neve, que como foi criada no mundo real, acha que toda essa história não passa de fantasia da cabeça de seu filho, Henry. Sim, detalhe: Emma, a filha da Branca de Neve, foi mãe muito cedo e teve que dar seu filho para adoção. E quem o adota? A Madrasta Má! XD
Todas as ações da vida de Emma a levaram para Storybrooke, cidade do mundo real onde os personagens dos contos de fada estão presos devido à maldição. Henry acredita que apenas Emma é capaz de libertar todos os personagens, fazendo-os recobrarem suas memórias.
Sim, o livro é bem "pipoca", mas super gostosinho de ler lido. O ponto negativo, ao meu ver, foi o fato de ter conhecido a série antes: não tive muitas informações novas de forma que valesse a pena ter a leitura como algum tipo de completo à série. Confesso que esperava algo mais. O seriado, por outro lado, não possui bons efeitos especiais, de forma que pude dar asas à minha imaginação para algumas cenas do livro. Como não assisti toda a temporada, aproveitei bastante o finalzinho do livro!
Para quem não tem paciência para assistir um monte de episódios de série e fica ansioso para saber logo dos acontecimentos, a leitura da edição da Planeta é uma boa pedida. Quem sabe depois não ficam curiosos para saber se os atores escolhidos estão à altura dos personagens? ^.~
Obs: Queria que a Madrasta estivesse na capa do livro. Além de super estilosa, arrisco dizer que é a melhor personagem (mesmo sendo má e tal). Já viram a atriz que a interpreta, Lana Parrilla? É lindíssima!
Ah, vocês podem conferir o Brincando com Séries sobre Once Upon a Time AQUI!
Título: Despertar - A Once Upon Time Tale
Autor: Odette Beane (e criadores da série)
Editora: Planeta
N° de Páginas: 304
Skoob
Sou apaixonada pela serie!! Desde o momento em que eu coloquei os olhos neste livro que precisava dele! hahahah
ResponderExcluiraah, eu tbm queria a "queen evil " na capa, podiam ter colocado as 3,ia ficar um luxo!!*-*
Não é, Geeh? Acho que ficaria um luxo mesmo! *__*
Excluirassisti alguns episódios da serie também, mas não acompanhei.
ResponderExcluirnão sei se quero ler o livro, pois como é bem fiel a serie... não sei se vale a pena
quem sabe outra hora :P
Pois é..talvez qnd "esfrie" os episódios na sua cabeça um pouco, vc tenha vontade de voltar para lê-lo! =)
ExcluirAdorei o post *__*.
ResponderExcluirComecei a assistir a série recentemente, então pelo que você falou vou conseguir aproveitar bastante coisa!!
Beijos e aboas leituras.
livrosobaluzdalua.blogspot.com
Se vc curte a série, pode dar uma chance sim! :D
ExcluirObrigada e boas leituras pra vc tbm! ^.~
Oi! Eu gosto da série apesar de ter assistido somente a primeira temporada, quando vi a sinopse não me interessei porque já sabia o que iria acontecer, mas tinha esperanças que o livro complementasse a série que pena que não é assim.
ResponderExcluirbjs
Pois é, Juliana...tbm achei que teria um complemento, mais informações e tal..pena que não é assim! XD Quem sabe não tem mais livros?
ExcluirOie Ly!!!
ResponderExcluirEu nunca ouvi fala nessa série mas deve ser bem legal, mas confesso que prefiro ler ao livro hahaha, eu achei a capa bem legal, e estranha essa história da Branca de Neve já ser avó =P
Apesar de não ser muito do meu gosto fiquei curiosa pra conferir o livro, pois adorei a sua resenha que sempre me tira algumas risadas =D Bejinhos
Sim, Fabi..ela já é avó, mas como ela tá em um lugar onde o tempo não pára, tá com essa carinha de pêssego, hahaha! :D
ExcluirObrigada por sempre acompanhar as resenhas! Fico feliz que goste! *___* Agradeço sempre sua visitinha! ^^
Não sabia que tudo se passava com a filha da Branca de Neve. Assisti a série, não pelo primeiro capítulo, e não consegui entender nada. Achei uma bagunça, e desisti. Depois uma amiga falou que tudo se passava em que a Madrasta não era tão má, mas a Branca de Neve era uma peste. Não tive mais vontade de assistir. Agora com a resenha pude ver algo diferente. Achei muito interessante, talvez, se esse livro acabar algum dia em minhas mãos, o leia. Pois antes da resenha não tinha vontade nem de vê-lo na minha frente, por achar a série uma bagunça louca, e pensar que o livro não se passava mais do que uma loucura e meia mais louca.
ResponderExcluirHahaha..eu entendo o seu sentimento...os produtores da série foram ousados e tudo é uma loucura mesmo, mas acho que vale uma chance se vc tiver paciência para ver uns 3 ou 4 episódios...se gosta de conto de fadas, a série é uma ótima pedida! :D
ExcluirBeijocas!
Ly
ResponderExcluirNo final de semana passado eu peguei a 1a temporada nas Americanas e quase levei para casa! Mas depois acabei lembrando que mal vi as que comprei ultimamente . Quando essa série estreou metade da minha timeline falava só dela, então sempre tive muita curiosidade de ver. Lembra quando vimos esse livro na Cultura? Nossa, eu achei a capa linda e fiquei com vontade de comprar também. Mas pretendo fazer assim, ver o seriado e se amar - vc já me conhece! - aí sim eu compro :) livro, camiseta, caneca hahahahah
Gostei de saber mais do livro que eu nem sabia no que era baseado, na verdade foi baseado no seriado e não o contrário como vc disse
Beijos
Pois é..também me surpreendi Raffa!
ExcluirHahahha..vc só no consumismo..é uma boa série de se ter, eu acho! :D
Beijos!
então eu não gosto muito de séries, mas achei legal lançarem o livro, pelo visto é bem fiel a série, achei a idéia bem legal, diferente dos contos de fadas tradicionais. um livro pra passar o tempo, fácil d eler =)
ResponderExcluirSim, Ana Lucia...leitura fácil e com um enredo bem original com essa mistura louca! :D
ExcluirBeijos!
Oi Lygia!
ResponderExcluirNão acompanho a série, ultimamente não acompanho nenhuma série em especial...sem tempo.
Esse livro deverá agradar em cheio aos fãs da série, né!
Bjo!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Quem é fã fã de verdade com certeza quer tudo sobre o assunto neh? hehehe... :)
ExcluirEu curto muito os seriados, mas não consigo curtir Once Upon Time...
ResponderExcluirParece ser um livro que instiga a imaginação do leitor.
Beijos
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Sério, Aline? A série ficou bem popular (apesar de eu achar que os efeitos especiais são bem fraquinhos).
ExcluirIsso é fato, o livro apela muito para o imaginativo do leitor!
Não gosto muito de ler os livros depois de ter assistido aos filmes ou seriados, pois perco o interesse, justamente por já conhecer a história. Mas no caso de OUAT, eu só assisti aos 3 primeiros episódios da série, então a leitura do livro seria quase que novidade pra mim. Tenho interesse em ler :D
ResponderExcluirBjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Oi Kel!
ExcluirSim, se vc tivesse assistido todos os episódios com certeza não curtiria...já que não foi assim, indico a leitura! :D
Bjs
Não conheço nada da série, portanto o livro é novidade pra mim! haha
ResponderExcluirMas gostei demais dessas contos infantis recriados, então creio que tanto o livro quanto a série devem ser ótimos!
OI Gabriela! É verdade, essas livres criações e adaptações modernas dos contos de fadas ficaram bem populares...acho mt bacana! :D
ExcluirOi, Ly! Amo, amo, amo a série OUAT, e nem preciso dizer o quanto desejo este livro, né? A história é super envolvente, nos vemos torcendo não somente pelo bem, mas até pelo mal, às vezes (confuso, eu sei... mas a "rainha má" não é de todo má, e nem outros vilões da série). Mal vejo a hora de poder conferir no papel todas as emoções de Storybrooke. Beijocas.
ResponderExcluirEu te entendo, Amanda..até pq qnd conhecemos a história da Rainha Má acabamos ficando com pena neh? rsrsrs.
ExcluirEspero que tenha a oportunidade de lê-lo! E boa leitura, claro! ;)
Eu não sou de ver muitas séries, mas AMO OUAT e quero muito adquirir este livro ♥
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Oi Clara!
ExcluirSIM, OUAT tem um poder apelativo até para quem não curte mt séries, neh? ADORO! <3
Oie Ly
ResponderExcluirnão gostei do seriado, assisti o primeiro episódio forçadamente, e não engoli os efeitos, e tudo o mais.
E ainda peguei raivinha daquela atriz que fez House. Não desceu.
Mas talvez lendo o livro pode ser que eu goste do enredo.
Bjos
www.mybooklit.com
Oi Jacque..!
ExcluirEu entendo...tbm custei a acostumar com a atriz (ainda mais loira..prefiro ela morena, hahah). Os efeitos ficam muito a desejar, isso eu sempre critiquei XD
Mas espero que dê uma chance, mesmo que seja para o livro, pois achei que a mistura das histórias de contos de fadas ficou bem original aqui! :D
Beijos!