Tenho que começar dizendo que Métrica prende o leitor de uma forma alucinante. Pelo menos foi assim pra mim. Comecei meia-noite, em uma madrugada de insônia, e 4:02 estava finalizando-o (contando com dois lanchinhos no melhor estilo ‘assalto’ à geladeira, rsrs).
Aí vocês pensam...Métrica? É alguma coisa de Matemática? Er...não! Definitivamente não aqui (ufa!). A Galera Record traduziu como Métrica o original ‘Slammed’. Para quem não sabe (e eu não sabia), Poesia ‘Slam’, é uma das ramificações das artes cênicas (obrigada, Marina). Nela, o declamador da poesia utiliza-se de entonação diferenciada e uso do corpo para gesticulação dos versos apresentados, que são de própria autoria. Guardem a informação.
“Fecho os olhos e sinto sua respiração enquanto ele me puxa para perto dele. Seus lábios tocam os meus, mas só um pouco. Ele beija meu lábio inferior bem devagar, depois o lábio superior. [...] Eu me inclino mais um pouco para retribuir o beijo, mas ele se afasta no instante em que minha boca reage. Abro os olhos e ele está sorrindo pra mim, ainda com meu rosto entre as mãos. – Paciência – sussurra.”
Layken é uma garota de recém completados 18 anos, que está em uma nova cidade. A morte de seu pai, seis meses antes do início da narrativa, foi como um furacão na vida da garota, seu irmão mais novo e sua mãe, já que a morte foi repentina. No seu primeiro dia em Michigan, Layken conhece Will, vizinho que mora em frente à sua casa, e que também possui um irmão mais novo (aliás, o relacionamento de amizade lindo entre Kel e Culden, irmãos respectivos dos protagonistas, arrancaram umas boas lágrimas, confesso). Agradável e muito maduro para seus 21 anos, Will é simplesmente encantador aos olhos de Layken (e aos meus também, hihi =X).
Rapidamente os dois interagem e surge um relacionamento ‘fácil’. Isso pode incomodar muita gente, mas pulado a tal da atração inicial, esse certamente é um dos diferenciais de Métrica com os outros romances/YA´s/New Adults do mercado. Eu me identifiquei bastante com isso, pois eu sei que é possível alguém aparecer do nada e tirar seu fôlego, mudar de uma maneira irreversível sua vida. (Ei, foi assim comigo, posso provar, rs.)
Logo no primeiro encontro, Will apresenta à Layken o mundo da poesia Slam. Lembram da explicação lá em cima? Às quintas-feiras os apreciadores dessa modalidade de poesia reúnem-se para exibição e declamação da mesma em um clube local. Temos várias poesias no decorrer do livro, declamada por diferentes personagens, e sério gente, leiam-nas. Vale muito a pena, mesmo para quem é não é muito chegado. O momento que a autora utiliza para inseri-las dentro do contexto é totalmente plausível e doce. Em outros momentos, é angustiante. Se o objetivo da Colleen foi causar sentimentos controversos no leitor, ela conseguiu. Sentimos o drama e a felicidade dos personagens, como uma montanha-russa. O livro não traz cenas sexuais, mas faz apela para descrições sensuais que funcionaram bem pra mim.
Obviamente a trama não é só a poesia, mas também principalmente nos conflitos e desafios dos protagonistas para ficarem juntos. Nem tudo são belos versos de poesia na vida do casal, que vai ter que aprender a lidar com mais adversidades além das já impostas em seu caminho. A autora utilizou alguns artifícios usuais para sustentar o drama dos protagonistas, mas não senti que ficou forçado. ‘Métrica’ é para encantar e fazer o leitor se apaixonar pelo mundo do slam. (e pelo Will também, mas isso já é outro departamento, XD). Devo fazer um adendo de que não senti necessidade de mais volumes para a história dos dois, mas bem, 'Pausa' já chega esse ano pela Galera e com certeza já está na minha wishlist! *o*
Título: Métrica - Slammed #1
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 304
Skoob
Link do formulário de Top Comentarista de Setembro AQUI! o/
Eu ouvi comentários bons e ruins do livro. Tenho curiosidade de ler, mas nada muito forte.
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Primeiro de tudo: Que layout lindoooo *-*
ResponderExcluirBom eu não sei o que pensar desse livro. Vi muitaas resenhas positivas mas várias negativas também. Eu particularmente estou bem curiosa.
(desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)
Oie :)
ResponderExcluirMeu deus depois da sua resenha esse livro com certeza será comprado por mim e marcará presença na minha estante, amei o layout <3 madrugadas assim perfeitas né ? kkkk, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
É muito bom ^^
ExcluirVi algumas pessoas falando mal do livro, mas a maioria fez resenhas positivas :D
ResponderExcluirAdorei a sua :D
Acho que vou dar uma chance *--*
Beijo
Oi Ly!
ResponderExcluirmètrica com ctz foi um dos livros que mais gostei de ler esse ano! foi uma grata surpresa! chorei um bocado mas valeu a pena ;)
beijos
Eu não tenho dúvida que este livro foi um dos melhores lançados pela editora Galera Record esse ano. Amei a capa, as páginas e o tamanho do livro. Só tenho lido resenhas positivas a respeito do livro. A sequência já tem data de lançamento. Com toda certeza lerei.
ResponderExcluirDependendo da forma e circunstância, há pessoas que nos marcam, ou ganham nosso coração. E por mais impossível seja algo visto hoje em dia, ainda ocorre.
ResponderExcluirÉ bom ver e ler sobre várias formas de pensar em resenhas, pois dá para ver que cada um tem uma experiência na vida. E são essas experiências que nos faz pensar diferente.
Esse livro deve mostrar isso, pelo que percebi, e foi como se passou com você, talvez não igual, mas parecido. Amei!
Eu estou muito curiosa e apreensiva em ler Métrica, por que todas as resenhas que li falam muito bem dele e estou ficando com medo de começar a criar expectativas grandes demais. Tirando isso com certeza vou ler, claro já até comprei o livro só falta começar. Gostei de saber que você achou que não precisava de continuação por que pelo menos já sei que a um encerramento e não deixou pontas soltas.
ResponderExcluirnossa, fiquei sem palavras depois desta resenha sua!
ResponderExcluirparece ser incrível o livro mesmo... e estou doida para ler! preciso ler ele logo ;~~ =/
e não sabia que já iam lançar um segundo :O
Eu adorei esse livroooo!
ResponderExcluirConcordo com você quanto a não necessidade de continuação, mas quem vai resistir ao próximo livro? Mesmo o final de Métrica sendo suuuper satisfatório, não perderei a oportunidade de 'encontrar' Will em novas páginas.
Adorei a resenha!
Beijos,
Amanda :)
disparado pra mim, um dos melhores livros do ano. não tem como Métrica não te emocionar de algum jeito. nesse turbilhão qiue a vida de Layken enfrenta, Will é um equilíbrio perfeito. Collen soube dosar tudo tão igualmente lindo que fica pra mim, descrever o quanto eu amei esse livro. eu também acho que a autora podia ter terminado em um livro só, mas acredito que os outros dois livros vão ser igualmente lindos =)
ResponderExcluirAMEI Métrica! Costumo ler no ônibus e teve alguns momentos que senti meus olhos marejados, com vontade de chorar, mas tive que me conter para que as pessoas não estranhassem rs
ResponderExcluirAchei-o extremamente tocante e adorei o Slam.
Também acho que não era necessário uma continuação, mas com certeza o lerei =)
Eu tô louca pra ler esse livro mas eu vou esperar um pouco porque tem muitos outros já na frente :x
ResponderExcluirAcho que essa foi a melhor resenha que eu li e que me deu vontade de ter esse livro *.*
ResponderExcluirParece que não é tão mais do mesmo.
:*
www.livredujour.wordpress.com
Amoooo poesia, amooo vários estilos de poesia. E necessito ler esse livro, pelo amor de Deus kkkk Sim, deve ser maravilhoso e estou bem curiosa. Sua resenha só aumentou a curiosidade.
ResponderExcluir:)
Beijos!
Cara tenho muita vontade de ler esse, esse negócio de Slam me chamou atenção, e a história parece ser muito boa!
ResponderExcluirResenha tão boa que me fez ter vontade de ler o livro. Parabéns.
ResponderExcluir:*
Todos os comentários que li foram positivos. Ou seja, morro de curiosidade pela leitura desse livro. Ai mulher, quero conhecer o Will. hahah =x Achei tão lindo esse lance de Métrica, slammed. Confesso que assim que vi, não sabia que se tratava de poesia. A primeira coisa que vem a cabeça é matemática ao ler métrica né? kkkkk Mas graças a Deus, não tem nada haver! O livro sem dúvidas, já está na minha meta de leitura!
ResponderExcluirPxiii, ler um livro maravilhoso de madrugada com direito a 'lanchinhos clandestinos' é muiiito bom! Só a parte dos lanchinhos por si só é muito bom, imagine acompanhado de um livro?! Adoro poesia, gosto demais, só é meio complicadinho de achar palavras com sonoridade parecida, mas enfim, o fato é que um livro que traz algo relacionado a isso já me anima o//
ResponderExcluirEu não gosto muito de relacionamentos repentinos, apesar de saber que esse tipo de coisa acontece mesmo, mas depende muito de como o autor desenvolve isso, se for de uma forma bacana e realista pra mim tudo ok!
Oie
ResponderExcluirestou bem em dúvida com esse livro. Duas amigas minhas odiaram, mas eu sou bem coração mole, adoro romance clichê e poesia, então creio que irei gostar. Agora preciso ler para saber rs
bjos
Amei Métrica! Li em um dia e suspirei com o Will! <3 Muito liiiindo!
ResponderExcluirMal posso esperar pela segunda parte da história! Espero que seja tão divina quanto a primeira! ((:
Ai como eu quero ler esse livro!!! Li tantas resenhas e ouvi tantas opiniões que eu acho que é castigo eu não ter dinheiro para comprá-lo. Minha amiga concorda com você que não precisava de continuação, quero saber se nas continuações o livro permanecerá bom.
ResponderExcluirbjs
Já ouvi muitos blogs falando bem sobre esse livro mas admito que nunca parei para ler as resenhas (admito que não tinha nem noção do que se tratava), mas a resenha me convenceu, com certeza entrou para a minha wishlist também.
ResponderExcluirCada vez que vejo resenhas desse livro fico com mais vontade de ler
ResponderExcluirmas ainda não sou rica para comprar todos os lançamentos que me interessam rs ^^
Beijos
Thaynara
livroscombolinhos.blogspot.com
Oie Ly, olha vou te fala a verdade e dizer que nunca me interessei por esse livro. MAS a sua resenha em muié kkk que isso, me deixou louca de vontade de ler e conhecer mais desse universo da poesia Slam e claro conhecer o Will também né hahaha.
ResponderExcluirAdorei a resenha e agora mais do que nunca preciso ler esse livro.
Beijinhos e ótima semana =D
Quando você fala que vale a pena ler as poesias, mesmo pra quem não é chegado, parece que falou pra mim, porque se tem um estilo que me chama pouco a atenção e que eu leio muito pouco é poesia e talvez por isso não estou entusiasmada para ler Métrica. De qualquer forma, sugestão anotada e quem sabe mais pra frente eu não me jogue nessa história?
ResponderExcluirOi Lygia,
ResponderExcluirQue resenha é essa? Nossa!
Sua explicação pro titulo Métrica ajudou muito. Eu tenho o livro mais ainda não li, pq colocava outros na frente agora depois da sua resenha não tem como adiar mais quero saber com é essa montanha-russa de sentimentos q vc descreveu.
Já li este livro, amei e suspirei com Will
ResponderExcluirUm livro realmente gostoso de ler, recomendo!
Adoro virar a madrugada lendo livros IUAHSiAHSiUHAS (sempre acontece comigo, mesmo quando nao tenho insonia).
ResponderExcluirMétrica parece ser um livro realmente bom, com personagens ótimos...Porém, não gosto de romances e tal, então nao pretendo ler :/
Estou loooouca para ler esse livro. Adorei a explicação de Slammed e pode deixar, guardarei a informação! Gostei desse envolvimento todo com poesia, me deixou muito mais interessada nesse leitura.
ResponderExcluirA capa não é feia, mas acredito que poderia ser mais bonitinha.
Ai, o que falar de Métrica? Foi uma leitura tão surpreendente pra mim, porque eu não imaginei que gostaria tanto assim da história. Will é um personagem extremamente maduro (que foi forçado pela vida, na realidade, a ser maduro) e encantador. Sem dúvidas, ele faz qualquer uma suspirar. Gostei muito da Layken, por mais que ela tenha me irritado em alguns momentos. E, o slam... Nossa. É maravilhoso. Expor seus sentimentos através da poesia e gestos deve ser incrível; fiquei me imaginando, a todo momento, no lugar dos personagens e praticando o slam, hahaha. Entrou pros meus favoritos deste ano. Nem preciso dizer que, já estou mais do que ansiosa para ler Pausa.
ResponderExcluirConfesso que a minha primeira impressão também foi pensar em matemática, kkkkk Mas depois que vi a sinopse e várias resenhas falando super bem, fiquei super interessada em ler. Verdade seja dita que outras leituras tem passado na frente. Talvez seja porque desaprendi a ler poesia (ah, sim, se desaprende a ler algo). A tempo atrás eu lia muito e até sabia os tipos de poema e poesia, mas depois acabei ficando só com a literatura e deixei essa parte de lado. Mas reaprender a amar poesia e encarar Métrica. E será bem provável que o lerei de madrugada, kkkk
ResponderExcluirNossa todo mundo fala desse livro, e lendo aqui sobre ele deu mais vontade de ler! Queria muito voltar ao tempo pra ir na Bienal e comprar mais um monte de livros que deixei de comprar :( Ah se eu pudesse, hahahah
ResponderExcluirBeijocas, Letícia.
http://ladodecoragem.blogspot.com/
Eu já ouvi muito falar desse livro, mas nunca me interessei em ler nenhuma resenha, porém agora que parei para ler... Eu me apaixonei! Preciso muito dele! É o estilo que amo completamente!
ResponderExcluir