Continuando com a nossa Semana Especial Record - Bernard Cornwell, vou falar hoje de uma de suas séries que mais gosto (tá que é difícil eu não gostar de algo que esse velhinho escreve, mas enfim)...falarei sobre As Crônicas Saxônicas.
A série atualmente é composta por 6 volumes publicados no Brasil (na foto tem apenas 5), e sem previsão de quantos serão no total. Apesar de isso assustar em um primeiro momento, garanto que vale cada página. Claro que um dos diferenciais que ADORO é o fato de as imagens das capas se complementarem. Show neh?
Vamos saber mais da história e dos personagens?
SOBRE O QUE É?
Bernard Cornwell nos mostra o passado da Inglaterra pela visão de Uhtred, um dos personagens mais carismáticos que eu já li. Você ri, chora, se decepciona, grita de raiva mas não para de ler uma palavra de sua história. Cheio de romance, batalhas e magia misturado a acontecimentos reais que pintaram a história como ela é, Cornwell nos leva a um odisseia britânica onde, para reaver as suas terras usurpadas pelo seu tio, Uhtred acaba alterando o rumo de uma das invasões nórdicas mais destrutivas da história do mundo.
No primeiro volume da série você conhece Uhtred ainda criança, sendo criado por seu pai homônimo na fortaleza a beira mar chamada de Bebbanburg. Ele vê a primeira invasão nórdica contornar sua casa, que era estrategicamente muito forte, e seguir para a capital de Nortumbria, onde os Saxões são dizimados com extrema facilidade. Uhtred só fica vivo porque o Earl Ragnar, vendo coragem nos atos de uma garoto saxão franzino, que o ataca com uma faca de cozinha xD, adota Uhtred como seu servo e o cria como um filho. Crescendo em meio aos nórdicos e seus costumes e crenças, Uhtred se transforma cada vez mais em um guerreiro pagão com somente um objetivo na vida: recuperar a sua fortaleza, que após a morte do seu pai em batalha, foi usurpado por seu tio.
Do fim do primeiro volume para os demais, vemos a evolução como guerreiro de Uhtred que após o assassinato de Ragnar se vê jogado nos braço do Rei Alfredo de Wessex, que rapidamente aproveita a chance de ter um nobre da Nortumbria aos seus serviço e começa a utilizá-lo em todos os tipos de guerra. Com o tempo, Uhtred se mostra um guerreiro acima da média como também um excelente general que, um por um, vai matando seus inimigos, buscando sua rainha dourada predestinada e almejando recuperar sua fortaleza a beira mar na Nortumbria.
É difícil ver defeitos nessa série, mas se eu for pensar nos mínimos detalhes, eu diria que para alguns a quantidade de volumes pode desanimar. Na minha opinião, para algumas séries iguais a HP, PJ e LoRs, eu acho que quanto mais livros melhor, pois é uma agonia quando a história acaba e você fica com saudades dos personagens e acaba lendo de novo só para sentir o arrepio de ver as batalhas épicas acontecerem e a canção de jubilo da espada dos guerreiros ^.~, Nem preciso dizer que essa série para mim é 5 estrelas, recomendo com todas as minhas forças rsrsrs.
Com personagens mega carismáticos, essa série é a responsável pela minha adoração à Bernard Cornwell. Os livros são preenchidos com vivência cativante, referências de costume e mitologias de época precisas, romances bem articulados, guerra e lutas de tirar o fôlego e reviravoltas que te fazem chorar rir e torcer que Uhtred de Bebbanburg encontre seu final feliz tão merecido em seus salões de pedras ao lado do mar da Nortumbria. As Crônicas Saxônicas estão entre meu TOP 5 de histórias que eu mais gostei, junto com Senhor dos Anéis e Percy Jackson e outros. Ela é o top do gênero e é um pecado mortal para qualquer apreciador de romances históricos nunca ter lido sobre Uhtred e suas aventuras unificando as terras da Bretanha e formando o que viria a ser a Inglaterra.
SOBRE A EDIÇÃO BRASILEIRA
Em uma análise das edições da Record vemos um trabalho de mestre nas capas que se unem e formam um quadro único das invasões nórdicas muito maneiro, além de um revisão muito boa mantendo os termos que, se fossem traduzidos, perderiam totalmente o charme da história. As notas históricas do autor sempre vem ao fim do livro mostrando que toda a vida de Uhtred é baseada em fatos reais, que culminaram na formação da Inglaterra e corroam sempre os livros com a pitada de veracidade necessária em todos os bom romances históricos.
É difícil ver defeitos nessa série, mas se eu for pensar nos mínimos detalhes, eu diria que para alguns a quantidade de volumes pode desanimar. Na minha opinião, para algumas séries iguais a HP, PJ e LoRs, eu acho que quanto mais livros melhor, pois é uma agonia quando a história acaba e você fica com saudades dos personagens e acaba lendo de novo só para sentir o arrepio de ver as batalhas épicas acontecerem e a canção de jubilo da espada dos guerreiros ^.~, Nem preciso dizer que essa série para mim é 5 estrelas, recomendo com todas as minhas forças rsrsrs.
Link do formulário de Top Comentarista de Agosto AQUI! o/
Eu achei lindo demais esse detalhe das capas completarem a imagem. Se não tem previsão de quantos volumes vão ser publicados... vai virar um quebra-cabeça de milhões de peças?
ResponderExcluirFiquei na dúvida em relação ao romance histórico e reviver as cenas de batalhas e tal com os outras series por exemplo. xD
Eu disse que não quero livros sem fim bem próximo e esse não tem nem previsão, ou seja, cerveja!? HSUAHSUAHSA
Mas eu gostei tanto do entusiasmo na resenha e o pequeno puxão de orelha com os apreciadores de romances históricos que estou pensando em qual parente vou assaltar no meu aniversário(Dezembro .-.) pra colocar a lista de favoritos o Cornwell também.
www.nyasmim.blogspot.com.br
O.o 6 livros??? ai meu Deus, e com esses preços? Vou à falência com certeza...
ResponderExcluirPois é, mas autor bom merece um sacrifício né :D
As capas são sensacionais, o que te motiva ainda mais a comprar e ler :P
Adorei
Beijo
Ah, vou colocar essa série nos próximos de séries que vou ler após terminar as que iniciei (que são muitas, por isso fugindo de série!).
ResponderExcluirEla parece ser maravilhosa pelo que você descreveu. E como sou apaixonada, louca, desorientada pelos Países Baixos, pela sua história e afins, esse livro deverá colocar muita alegria em minha leitura.
Carlos
ResponderExcluirMeu irmão tem o primeiro e eu ainda não li, nossa mas juntando, ficou lindo demais! Inclusive eu autografei esse para o meu irmão na Bienal mas não comprei os outros.
Li somente Azincourd! e um de romance que ele escreveu com a esposa
bjs
Kkkkkkkkkkkkkkkk quanta devoção!! Adoro livros sequenciais e tbm sou uma fã que lê mais de uma vez e fica decepcionada quando a série acaba, mas estou meio receiosa pelo estilo dessa série, será que não fica muito realista? Sou fã da fantasia. Mas estou aberta a novos tipos de literatura. Vou buscar conhecer mais.
ResponderExcluirAs capas são um show à parte e tenho que dizer que ando fugindo de séries longas mas vou concordar com você: quando a história é boa, dá vontade que ela siga eternamente, pra não deixar aquela sensação de vazio. Acho que eu gostaria muito de As Crônicas Saxônicas porque é um enredo que eu sempre procurei ler.
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor, apesar de ter muita vontade, e uma das séries mais indicadas para mim são As Crônicas Saxônicas. Eu adoro a arte das capas, que ao se unirem, formam um quadro. Que criatividade! Bem, preciso ler logo esse autor!
ResponderExcluirSou super mega curiosa por esta série... Seu post só fez aumentar minha curiosidade. Sempre vejo resenhas maravilhosas desta saga e tudo indica que deve ser demais!!
ResponderExcluirMuito legal mesmo essas capas, além dos desenhos serem muito bem feitos, o fato de se complementarem formando uma imagem é muito interessante. Eu havia dito que não gostava tanto de histórias medievais, apesar de gostar de histórias que se passam em épocas antigas, mas depois de ler essa resenha, me interessei muito pela história e pela série toda, espero um dia conseguir ler, acredito que vou gostar muito. Além da história dos personagens ser bem legal e esses muito bem elaborados, ainda tem o diferencial de toda essa "mitologia", não sei se é essa a palavra, mas nos proporciona um conhecimento sobre essa cultura, esse período histórico, o que já torna a leitura muito válida. ;D
ResponderExcluirIncrível como você consegue passar o quanto gosta do autor... dá pra sentir a sua emoção ao escrever, muito legal! Sou formada em História e não sei porque ainda não me joguei nesta leitura! ahahahahaha O "chato" são as série muito longas... ok, vale cada página, lembrei! E o lance das capas continuadas? Adorei! Bjos!
ResponderExcluirquando a gente conhece um autor e sua obra pela pespectiva de um fã, é muito bom. tô até empolgada em começar a ler algum livro dele! eu só vi essa série, mas acabei deixando passar. uma estória muito bem estruturada e com esse toque histórico, é muito legal. esse lance das capas que se completam é genial!
ResponderExcluirAAAh eu também amo as capas que se completam! E eu entendo livros como As Crônicas Saxônicas necessitam de mais e mais livros!!
ResponderExcluirUhtred é meu personagem favorito ^^
Achei incrível o modo como você escreveu, aumentou a minha vontade, já grande, de ler esses livros. Adoro história e livros baseados em algum fato histórico, acho que torna tudo ainda mais real.
ResponderExcluirAs capas desses livros são lindas. Uma verdadeira obra de arte!
Não conhecia, mas graças ao ótimo texto percebi minha ignorância, pois realmente, como você disse, muito top! E outra palavra boa para descrever essa história: Épica!
ResponderExcluirEu não me importo com séries longas, eu só espero que elas tenham um final. Gostei muito das capas!! Está anotado para minhas futuras aquisições.
ResponderExcluirbjs
Adorei as capas e como elas se completam, muito lindas.
ResponderExcluirA história parece ser muito boa e cativante, espero poder lê-la no futuro.
Achei muito legal o autor colocar notar históricas no fim dos livros, ajuda muito pra mim que sou péssima em história , e a editora respeitar alguns termos originais não traduzindo-os.
Pro meu eu leitor, quanto mais livros melhor, mas meu bolso tema em discordar comigo =/
Geeeeeeeeeeeeente, e eu achando que 6 livros era muito (para o meu bolso). Infelizmente de Cornwell só conheço Crônicas de Arthur, que é fabuloso. :D
ResponderExcluirMas o nome deste protagonista Uthred não me é estranho, seria uma referência ao pai de Arthur. Uther Pendragon. Esta história é tipo uma prequel? Dúvidas, dúvidas.
E estas capas são e ficar babando horas. *-*
Adorando o especial. =D
Não é referencia pois as Invasões Nórdicas ocorreram anos depois da data que estimasse que Arthur tenha morrido, o máximo que pode ser é uma homenagem póstuma xD
ExcluirHum, essa coisa de ser uma série que nem se sabe o número de livros que vão ser lançados não assusta só no começo não, assusta é o tempo todo! 6 já foram lançados e ainda nem se sabe quando vai acabar, isso que é pesadelo. Eu não posso me dar ao luxo de gastar tanto money em uma série só, sendo boa como for...
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor, apesar de ter muita vontade, e uma das séries mais indicadas para mim são As Crônicas Saxônicas e As Crônicas de Artur, estou super ansiosa para ler <3
ResponderExcluirNunca li nada desse autor, fiquei bastante curiosa nessa série, parece bem interessante!
ResponderExcluirBem o autor é novo pra mim, mas pelo que notei já vi o ultimo livro aqui na minha cidade. Pena que são muitos e já vi que nao poderei ter nenhum deles ;\ Adoro essas capas que se completam.
ResponderExcluirxx
Esses livros sempre me chamaram atenção por conta das capas, mas agora depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler.
ResponderExcluirAdorei o fato das capas se unirem e se complementarem. Não sou muito chegada a romances históricos, mas quando é bem escrito sempre chama a minha atenção. Vou procurar lê-lo.
ResponderExcluirOi Carlos... nossa me empolguei lendo a sua resenha rsrsrs e olha que não gosto das sinopses do livro do Corwell, elas não me empolgam mas a sua resenha mudou isso... vou tentar ler o primeiro pra ver se gosto... afinal é romance historico, tem aventura e mitologia.
ResponderExcluirAchei muito legal as capas se complementarem... achei muito show...
bjus
Ps: o que é LoRs??
Pela sua resenha só posso supor que essa série é um máximo e estou realmente curiosa para saber se Uhtred conseguiu recuperar a sua propriedade a beira mar... o único problema é que eu não vou poder começar a leitura nem tão cedo, porque estou lendo a série 'O Ciclo Nessântico' e até termina-la irei demorar um pouquinho... Mas 'As Crônicas Saxônicas' já esta na minha lista de leitura.
ResponderExcluirComo você me indicou essa série do Bernard para começar a ler algo do autor, eu já comecei a ler o post bem feliz por ver que a trama é do tipo que eu gosto. Confesso que antes da 'Semana Especial', eu não sabia absolutamente nada sobre o autor, tão pouco havia lido resenhas sobre os livros dele, o que acabou sendo ótimo porque agora que estou conhecendo um pouco mais dele, estou sabendo disso pelos olhos de um verdadeiro fã do autor. Pode ter certeza, comprarei o box sem medo de ser feliz. :D
ResponderExcluirNão conhecia essa série ainda, mas adorei a premissa. E essas capas que se complementam são maravilhosas, a Record sempre faz um ótimo trabalho nesse quesito.
ResponderExcluirEu já li todos os livros dessa série e estou muito ansioso para os próximos livros,eu recomendo esses para quem gosta de muita aventura.
ResponderExcluir