'Os Amores da Pantera' me interessou logo de cara pelo o autor, que foi considerado o 'Stieg Larsson brasileiro'. E como muitos de vocês sabem, Stieg Larsson foi o autor sueco da trilogia Millenium, romance policial de primeira categoria.
José Louzeiro mantém uma escrita que mescla um estilo de narração de reportagem, e acredito que isso se deve, claro, ao autor ser considerado o precursor do gênero romance-reportagem no Brasil.
“De Tamara se lembraria sempre, graças às contradições que cultivava. Seria completamente maluca ou defendia aqueles princípios com o único objetivo de chocar, escandalizar?"
Com isso, temos uma narrativa predominantemente crua em 'Os Amores da Pantera', que foi escrito baseado no crime que ocorreu na época de 70 aqui no Brasil, de uma socialite que além de bela, tinha bastante contatos e influências.
O livro, apesar de curto (120 páginas) é chocante, e mostra como empresários e membros da alta sociedade utilizam-se de drogas e bebidas exageradamente como forma de diversão. Além disso, o autor quis criticar como essas pessoas sentem-se as donas do mundo, inalcançáveis. E se algum problema entram em suas vidas, o liquidam rapidamente, assassinato é a solução. A pantera que dá nome ao livro é Tamara, mulher sexy e quem mantém uma série de contatos e admiradores ao seu redor. Uma das suas festas culminou na morte chocante de uma das garotas presentes e foi o começo do fim de Tamara.
Uma rede de segredos, violência, drogas e sexo. O livro tem conteúdo pesado e a narrativa é boa e flui bem. Mas posso afirmar que está longe de possuir tanto mistério e riqueza de detalhes como os livros de Larsson. Mas sem dúvidas, um romance policial que indico sem medo.
Título: Os Amores da Pantera
Autor: José Louzeiro
Editora: Prumo
N° de Páginas: 120
Nunca li Millenium mas sei que muitos falam que é uma ótima série ^^
ResponderExcluirse José Louzeiro foi comparado ao autor de Millenium então ele deve ser muito bom
Então é baseado numa história real? Caramba...Já curti!
Também adorei a capa!
ótima resenha
Oi, Lygia!
ResponderExcluirDos lançamentos da Prumo, esse foi o que menos me interessou rs
Por ser um livro policial, acho que 120 páginas é muito pouquinho pra dar um desenvolvimento legal pra trama. Mas como você ressaltou, a história tem seus méritos, principalmente por explorar esse submundo das pessoas de status xD
Ótima resenha.
Beijos
Descobrindolivros.blogspot.com.br
Achei a história muito interessante e cheia de suspense e se realmente parecer com a escrita do Stieg Larson, mesmo que de longe, deve ser ótimo. A capa também é linda.
ResponderExcluirLy
ResponderExcluirPrecisamos botar o papo em dia nem sabia que tava lendo esse livro, eu amo o Stieg Larsson, acho que pela história eu iria gostar, bom vc que conhece meu gosto melhor do que eu..o que acha? rs
beijos
A história parece ser boa, pelo jeito o autor conseguiu prender o leitor. Infelizmente não é o meu tipo de leitura e essa eu passo hahaha
ResponderExcluirBeijos
Eu gosto de livros policiais e acho que não nenhum baseado em um crime real. Não li nenhum Larson ainda, espero que em breve possa fazê-lo.
ResponderExcluirVc leu esse livro rapidinho?
Apesar de ser policial não sei se o leria, quem sabe com ele em mãos eu não compre?
ResponderExcluirO Larsson ainda não li nenhum, espero que em breve eu possa corrigir isso.
bj
Se o autor conseguir ter um pouquinho do Stieg Larsson tem tudo para ser uma excelente leitura. Vou dar uma analisada no livro.
ResponderExcluirEstou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
Abraços
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/
Não conhecia o enredo desse livro ainda, mas gostei. Adoro esse livros de assassinato, só acho que essa capa não passa a mensagem do livro, jamais adivinharia o gênero por ela.
ResponderExcluirNossa, me interessou. Não conhecia esse livro. Adorei a capa, adorei a resenha. Argh, infelizmente mais um pra lista, HAHA
ResponderExcluirBoa semana!
literallypitseleh.blogspot.com.br
Não conhecia esse livro, ótima postagem.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Não li Millenium, e não conhecia esse livro. É bom um livro que retrata uma época como a dos anos 70, ainda mais fazendo uma crítica.
ResponderExcluirObrigada por apresentar-me esse livro.
acho abominável essa coisa de gente rica achar drogas e bebidas uma forma de diversão. conheço muita gente assim --'
ResponderExcluirconfesso que não conhecia o autor e o livro, mas fiquei super curiosa para ler! é bem o tipo de livro que gosto de ler *---*
A princípio não me interessei nada por esse livro. Vi a capa em alguns lugares mas não me pareceu o tipo de livro que eu gosto de ler, meio que passou despercebido. Claro que agora eu mudei completamente de opinião, já que "Os Homens que não Amavam as Mulheres", do Stieg Larsson, é um dos meus livro preferidos, do meu gênero preferido, do qual agora eu sei que "Os Amores da Pantera" também faz parte, então certamente estou muito interessada nele. Adorei a história descrita, parece ser em ótimo livro e já quero muito ler. ;D
ResponderExcluircomo assim eu não conhecia esse livro?! muito bacana, o tipo de livro que eu gosto. me pareceu um romance policial inteligente e intenso. vou procurar saber mais e ler assim que possível. amei a capa!
ResponderExcluirNão li Millenium(e pelas partes do filme não curti) acho que leria Os amores da pantera pelo autor não ter a descrição detalhada e sangrenta do Larsson. xD
ResponderExcluirA capa é mais bonita pessoalmente? Porque eu não gostei da imagem. '-'
Curto livros com narrativa policial, me interessei, apesar de que 120 páginas seria livro de bolso, gosto de mais envolvimento e mistério. Mas vale a leitura.
ResponderExcluirEu não conhecia o livro nem o autor mas as referências são bastante boas. Achei o livro tão curtinho para uma história policial porque geralmente os autores se valem de páginas e mais páginas para dar conta de tudo. Apesar disso, acho que a história se desenvolve bem, mesmo que sem tantos detalhes.
ResponderExcluirNão conhecia esse autor e não gostei da capa do livro. Gosto de histórias com assassinatos, mas não me interessei por essa. Acho que a palavra chocante em sua resenha me assustou um pouco...
ResponderExcluirEu não sei nem quem é Stieg Lasson, mas enfim, não conhecia o livro e ele definitivamente não é pra mim, muito pesado. Tento fugir dessas coisas, sem contar que a premissa não me atraiu muito. Em contrapartida a capa é linda, uau *--*
ResponderExcluirNossa fiquei bem surpresa com o livro...Julgar um livro pela capa não é certo mesmo, fiquei surpresa com a descrição do livro. Bem diferente,mas fiquei bem interessada gosto bastante deste gênero, mas uma pena a historia não se muito longa.
ResponderExcluirPela capa e título nem suspeitava ser um romance policial. E adorei ser baseado em história real, com sexo, drogas, segredos e violência. Deve ser bom, pena ser tão curtinho.
ResponderExcluirPela comparação dos autores me deu vontade de conhecer. Muito legal a resenha. E por ser curto é bom porque vai direto ao ponto... às vezes uns autores enrolam demais.
ResponderExcluirNão conhecia o autor em questão, mas é uma responsabilidade e tanto ser comparado ao Stieg. Contudo, apesar da proposta ser bacana, não sei se leria, já que sempre tenho a impressão de que livros muito curtos sempre deixam de mostrar alguma faceta importante seja da história seja dos personagens.
ResponderExcluirBeijos!
HUnnn não conhecia esse livro e adorei a resenha!! Como boa apreciadora da trilogia Millenium, fiquei bastante interessada, mesmo não "estando à altura". E escritor nacional.. tem que prestigiar né!? Beijos
ResponderExcluirUm livro tão pequeno com questoes tao fortes assim? Wow, nao conhecia o autor, mas nao acho que conseguiria ler ele ate o final, por ter tanta 'coisa' pesada assim.
ResponderExcluirxx
Não conheço o autor e infelizmente não me interessei pela sinopse do livro, não faz muito meu estilo de leitura, mas como é um livro curto e você disse que a narrativa flui facilmente vou dar uma chance, só não sei se tenho dinheiro sobrando hihihihi :D !!
ResponderExcluir