Brincando com Capas é uma coluna de análises de capas pela designer Marília Bruno e foi inspirada nas análises realizadas nas resenhas do Parafraseando Livros.
Olá, pessoal! Bem vindos à nova coluna do blog, Brincando com Capas! Me chamo Marília e sou designer. Já realizei algumas capas para editoras (vocês conhecem Maçãs Envenenadas e As Irmãs Sloane, ambas da Galera Record?) e conversando com a Lygia surgiu a ideia de realizar análises de capas aqui para o blog! Espero que gostem! =)
Vou analisar então dois lançamentos de grandes editoras: “O livro das Princesas”, da editora Record (selo Galera), e “Perdão, Leonard Peacock”, da Intrínseca.
“O livro das Princesas” tem a capa que toda menina gosta. É fofa, a letra é ornada sem frescura, de boa legibilidade, os elementos tem cores que se harmonizam e o fundo é amareladinho (AMO amarelo, vocês vão ver hahaha). É o B a Bá bem feito do design. Dá o que as leitoras gostam, sem grande esforço, porém da melhor maneira possível... Como um delicioso bolo de chocolate: simples e gostoso.
Pra quem gosta desse tipo de livro, com eu, é a capa que te chama para ler de tão gostosa. E eu já me imagino aninhada na cama com um caneca de cappuccino quentinho lendo os contos. Claro que o nome das autoras, alinhado assim no centro com esse respiro todo, também atrai (e muito bom colocar a Meg Cabot como primeiro nome, abaixo do título. Afinal, é a autora mais conhecida e vendida da lista).
“Perdão, Leonard Peacock” é o tipo de capa que me fez querer ser designer. Amo capas tipográficas.
A falta de grafismo composta por uma letra meio desenhada, meio torta, com letras de diferentes tamanhos que se encaixam... é de uma genialidade simples. Sem frescuras, sem ilustrações ou fotos exageradas. Passa o recado no melhor minimalismo possível. A cor, óbvio, chama bastante a atenção na prateleira, ainda mais contrastando com o vazado do título.
Eu também adoro a forma como a Intrínseca encaixa o logo dela nas capas, dando bastante liberdade para o designer movê-lo para onde for melhor graficamente. Junto disso, muda-se a cor do pingo do i, e o próprio logo se torna mais um elemento gráfico da página, trabalhando junto com os elementos de maneira harmoniosa.
Bom, é isso. Espero fazer pequenas resenhas sobre os lançamentos de capas que têm saído ultimamente. Dessa vez falei bem, mas será que alguém aí tem alguma dica de capa para eu detonar? hehehe =)
Até a próxima! =D
Obs da Lygia: Agradeço MUITO à Marília por ter aceitado o convite! Todos que comentarem nesse post (até 11/08) irão concorrer ao livro pelo qual ela é responsável pela capa (que eu amo, aliás), Maçãs Envenenadas! =D Basta deixarem uma forma de contato (e-mail, twitter...)
Link do formulário de Top Comentarista AQUI! o/
Que máximo essa coluna hein!
ResponderExcluirParabéns Marília pelo seu trabalho, tenho um amigo que é designer e acho lindo esse trabalho.
Arrasou Ly
beijos e claro participandp
rfustagno@gmail.com
@raffafust
Adorei a nova coluna. *-----*
ResponderExcluirxoxo
@Sabrinna_Castro
Adorei a nova coluna!
ResponderExcluirEu sou meio apaixonada por arte..queria saber desenhar bem e me especializar.
Beijos!
@anaVEP
Adorei a coluna! E vocÊ tem razão, antes de ler a sinopse de Perdão, Leonard Peacock, eu já tava apaixonada por causa da capa. E dá vontade de ser desinger, HAHAHA.
ResponderExcluirAdorei! Espero conseguir comprar os dois, HAHAHA. E comprei Maçãs Envenenadas por esse motivo!
Beijosss!!!! Boa semana!
http://literallypitseleh.blogspot.com.br/
Já comprei livros devido a uma capa bonita, e infelizmente, alguns desses livros não eram tão bons. Mas, é muito importante a arte nas capas. Gostei dessa iniciativa de post no blog.
ResponderExcluirnossa, que incrível, adorei a participação dela!
ResponderExcluirrealmente, a capa de Maçãs Envenenadas é maravilhosa. Marília, parabéns, seu trabalho é incrível!!!
Achei bem interessante a nova coluna, e a capa que eu mais amo é do livro A Maldição do tigre ♥ (saudade) hahahaha.
ResponderExcluirEntre esse dois que a Marília falou eu prefiro O Livro das Princesas, não gostei muito do outro não =P
Beijinhos
Gostei bastante do quadro, e o mais legal que é feito por alguém que tem conhecimento no ramo! Até agora tenho vontade mesmo de ler o livro Quick :D
ResponderExcluirComo capa para você detonar, kk, você poderia comentar sobre Liberta-me da Novo Conceito, Morte Súbita da Nova Fronteira, e o primeiro volume da Roda do Tempo da Intrínseca :D
Essa coluna é maravilhosa!!! Sou uma apaixonada por capas e nunca tinha lido nada mais técnico sobre isso. Pode ter certeza, sua coluna acabou de ganhar uma grande fã. Gosto muito de ambas as capas analisadas e concordo com tudo que foi dito. A capa do Livro das Princesas é realmente fofa e só de ver me remete a uma sensação bem "menininha", de leitura leve e divertida.
ResponderExcluirTambém gosto bastante da capa de Perdão, Leonardo Peacock. Me dá uma sensação de uma história dinâmica e interessante. O logo da Intrínseca é sempre um show a parte..rs. Adoro ver o contraste de cores entre o logo e a capa.
E eu sei que Maçãs Envenenadas nem está como objeto de análise no post, mas eu amo essa capa. acho lindo o fundo rosinha, as letras parecendo cursivas e a silhueta em preto, ao mesmo tempo divertida e sugerindo alguma coisa oculta.
Amei esse post!!!
Thais Vianna
dathais@hotmail.com
Oi Marília. Parabéns pela sugestão de coluna para o blog. Desejo sucesso para os próximos posts.
ResponderExcluirGostaria de sugerir uma avaliação para duas séries de livros: Artemis Fowl e Academia de Vampiros.
E para você criticar: Liberta-me (como já foi sugerido) e A Dádiva do Lobo, laçamento da Rocco.
Abraços.
@samara_maima
Adorei a coluna! O bacana é que quem está julgando as capas entende mesmo do assunto, amei e estou ansiosa pras próximas edições, quero ver quais vão ser as capas ruins! Enfim, adorei esses duas tbm, são bem simples e bonitas, principalmente a de Perdão, o jeito que as letras se encaixam, combinou muito bem! Adorei!
ResponderExcluirSugestão pras próximas colunas: Morte Súbita, Julieta Imortal, Minha Vida Fora de Série.
gabiserelepe@hotmail.com
Adorei! Nunca tinha imaginado falar sobre a capa do livro num blog, super bem bolado, a capa de O Livro das Princesas tbm me dá vontade de pegar um café quentinho para iniciar a leitura, espero ver mais análises por aqui, só fiquei curiosa para saber se realmente a capa fala um pouco do livro...será?! Amando. Bjs!
ResponderExcluirAdorei! Nunca tinha imaginado falar sobre a capa do livro num blog, super bem bolado, a capa de O Livro das Princesas tbm me dá vontade de pegar um café quentinho para iniciar a leitura, espero ver mais análises por aqui, só fiquei curiosa para saber se realmente a capa fala um pouco do livro...será?! Amando. Bjs!
ResponderExcluirAs capas da Intrínseca são sempre ótimas, realmente simplicidade é a melhor opção, e essa do novo livro do Matthew Quick, me dá uma vontade imensa de ler. A do Livro das Princesas também é bonita, mas como não gosto do estilo do livro, também não sou fã do estilo de capa, mas claro, é bastante propícia e ficou linda pra ele.
ResponderExcluirPoderia comentar na próxima coluna, já que quer falar mal, das capas da Novo Conceito, hehe. Sou bastante chata pra capas e acho horrível quando essas mostram uma pessoa, bem de frente, a não ser que seja capa de filme, e também detesto as muito coloridas, com a fonte do título muito exagerada ou excesso de imagens. Eu gosto de capas como essas do post, principalmente a da Intrínseca, e tenho uma "queda" por aquelas que mostram cenários, cidades, tipo uma foto, como nos livros do Zafón, por exemplo. ;D
Ah, que legal essa nova coluna.
ResponderExcluirGostei das análise da Marília, ;)
Qual é a sua opinião da capa do livro: "A Vida Secreta das Abelhas"
SUE MONK KIDD, da Ediouro?
Eu amei essa capa do livro Livro das Princesas, porém a capa do Matthew Quick não me chamou muito a atenção!
ResponderExcluirNossa eu me impressionei com vcs!! Nunca esperei ler uma resenha sobre capas! Eu li resenha de uma capa e fiquei analisando e a outra tbm. Principalmente o logo da intrínseca depois que vc falou eu fiquei olhando os livros que tenho dela em casa. Estou realmente maravilhada.
ResponderExcluir@juhzoey
Que capas lindas, hah eu fiz um mini curso de web design, quem me inspirou a fazê-lo foi a Fernanda Brussi, capista de Fallen - essa brasileira me dá orgulho ^^-
ResponderExcluirTambém ameei seu design, vc entrou na minha lista de inspirações...aliás você tem deviantart? bom se tiver me passa, eu adoro fuçar nas galerias de artistas brasileiros
Realmente o Livro das Princesas foi o que mais combinou, acho que tem aquele estio "menininha", algo mais cute
Adorei ^^
Sou apaixonada por capas, e as duas citadas aqui são lindas e O livro das princesas tem realmente uma capa super fofa, a outra ela tem cores fortes, também fica legal. Vou ficar esperando mais posts como este, e a capa que você criou é linda, parabéns.
ResponderExcluirbeijos.
Legal a coluna! *-*
ResponderExcluirOlha, a das princesas é muito amor, linda linda! Quero logo ter esse livro <3
E Perdão, Leonard Peacock, eu não tinha gostado nem um pouco da capa, mas sabe que depois da análise eu vi ela com outros olhos? haha
E realmente, o logo da intrínseca fica bem em qualquer lugar, e adoro quando mudar a cor da bolinha, rs.
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
@hey_deeds
Amei o novo post! Bem legal a analise e o bom é que ela fala de forma clara coisas que a gente vê e só pensa as vezes. Essa capa do livro das princesas é realmente muito fofa, agrada muito e nem tinha notado isso do nome da Meg! Acho bonita as capas da intrínseca, geralmente são bem simples, mas sempre chamam atenção. É mesmo, sempre mudam o "i" pra combinar com as cores do livro, muito bom!
ResponderExcluirEspero novos posts de analise!
Bj
greiciely_13@hotmail.com
@GreicySantos
Eu sou uma apaixonada por capas. Já comprei vários livros por causa delas e acho que vou continuar fazendo isso pelo resto da minha vida. rs
ResponderExcluirApesar de concordar com praticamente tudo que você falou sobre as capas em questão, tenho que confessar que O Livro das Princesas tem uma capa um tanto quanto infantil para meu gosto e por isso, não chamou muito a minha atenção.
Ademais, gostaria de saber o que você acha de pessoas nas capas de livros, se concorda quando as editoras mantém as capas originais do livro e se você concorda com a atitude de algumas editoras de prezar pela beleza da capa mesmo quando ela não tem muito haver com a história do livro. ^^
Como você pode ter notado pelo tamanho do meu comentário, eu amei a nova coluna e espero que tenha novo post em breve.
Beijos,
Isabelle | @blog_mdl
Geeeente, que felicidade!
ResponderExcluirAdorei todos os comentários e sugestões! Vou tentar responder algumas questões aqui rapidinho:
- Eu tenho portfólio online sim! É esse aqui: www.behance.net/mariliabruno (aqui vcs tb podem ver outros trabalhos meus, como de ilustradora)
- eu ODEIO foto de gente em capa HAUAHAUHAUAHU tem que ser mt bem colocado, e o único exemplo que me vem na cabeça é a série do Scott Westerfeld ("Perfeitos", "Feios" e "Extras". O "Especiais" estragou com aquele adorno aleatório no canto)
Foto de paisagem, closes, ou quando a foto encaixa com o perfil do livro, ok (um ótimo exemplo é o "Temos que falar sobre Kevin". AMO de paixão essa capa medonha). Mas aquele carão como algumas editoras ai adoram colocar, eu acho horrível e sem criatividade.
- Eu, como designer, não acho mt interessante manter as capas originais não. Cada povo tem uma cultura, e isso se reflete no design também. Acho que dar uma capa única pro país quando se está trazendo o livro, é bom pros leitores também... (ainda mais que não fazer acaba com meu trabalho ;-;~)
- Não acho errado nem certo as editoras preferirem uma capa bonita mesmo que não tenha exatamente a ver com o livro... é uma estratégia de marketing. Claro que não dá pra fazer uma capa completamente aleatória também, mas bem ou mal, o designer sempre acaba puxando pra um aspecto do livro. Se é romântico, as vezes a capa fica romântica demais, ou infantil demais, ou adulta demais e por ai vai.
A gente vai fazendo, mas é bem difícil também expressar 100/200 páginas de uma história em uma única imagem. Por isso não acho errado a editora escolher as vezes a opção mais bonita. Afinal, ela tem que vender né? hehehe
- adorei algumas dicas de capa pra detonar! To com a língua afiada pro próprio então! hahaha
bjinhos!
Adorei! Realmente as capas quando bem feitas viram obras de arte!
ResponderExcluirPodia rolar uma análise dessas capas que eu amo: Will & Will(Galera) e as capas da Trilogia Cósmica do CS Lewis (WMF Martins Fontes).
Lindo!
leo Lindo!
Marília, seja bem-vinda ao BcL o/ e que a coluna seja uma maravilha.
ResponderExcluirConfesso que eu não entendo de capas como você(dã), agora o livro das princesas? cada frase lida eu dizia"sou eu". XD Só não consigo tomar cappuccino lendo o livro, porque eu não consigo ler fazendo nada mais que isso.:p
Capas que eu acho parecidas com o das princesas: o projeto rosie e a menina que fazia nevar.
Sugestão pra esculachar uma capa? Que tal as capas de Goosebumps HorrorLand ? kkkkkk *aproveitando que carreguei as imagens dos livros nas promoções de 2 anos*
Se eu ganhar Maças envenenadas... *sonha*
@nyasmim
www.nyasmim.blogspot.com.br
Eu sou apaixonada por capas e tenho que admitir: compro livros só pela capa. hahaha Acho que a maioria dos meus livros foram comprados pela capa ser bonita, fofinha e tals. Então eu nem preciso dizer que amei a capa de O livro das Princesas né? Achei muito bonita. As cores, os desenhos e a fonte foram coisas que combinaram muito bem. Mas não foi só pela capa que eu me interessei, o que me chamou a atenção foi ver a Paula Pimenta e Meg Cabot juntas em um livro. Foi tipo Uaaaau quando eu sabe? USHAUSHA
ResponderExcluirJá perdão eu não gostei tanto assim. Não compraria pela capa mas agora que eu vi que o livro foi escrito pelo mesmo autor de O lado bom da vida eu super me interessei por ele. Vou até colocar no skoob para eu procurar depois. O lado bom da vida foi um dos meus livros favoritos desse ano e eu quero ler Perdão agora. Não conhecia o livro mas pode ser que eu goste. :D
Bjs!
Adorei a nova coluna! Tem livro que tem a capa tão bonita que dá até vontade de ser designer pra fazer capas lindas assim. Nos livros de capa feinha dá vontade também, pra tentar fazer melhor :p
ResponderExcluirSimplesmente amo Meg Cabot!!! Li a serie a mediadora e me apaixonei, esse novo, o livro das princesas tem cara de ser muito fofo. Quero ler!!!
ResponderExcluirBacana essa nova coluna, o blog está de parabéns. Eu não costumo comprar livros por causa da capa mas é sempre um grande prazer ter na estante livros com capas bonitas e diferentes. Afinal faz parte do prazer de comprar um bom livro que ele seja bonito e o cuidado com a capa faz parte do trabalho da editora em caprichar no produto que oferece. Além do mais é um grande barato quando vou limpar meus livros ficar olhando para as capas e vendo certas capas que de tão lindas mereceriam estar em um quadro.
ResponderExcluirAdorei a nova coluna, principalmente por ter uma opinião de uma especialista. Gostei muito dessas duas capas, princialmente a do livro das princesas, é tão fofa *-*
ResponderExcluirMinha dica de capa horrível é Aconteceu em Paris, não sei como alguém aprovou aquela capa.
natyyyc@yahoo.com.br
Bem interessante essa coluna, querendo ou não a capa é a primeira coisa que chama a atenção do leitor. Tem capas que me seduzem muito e me dão vontade de ter o livro na estante apesar da história. Já tem outras que nem tenho vontade de ler a sinopse do livro.
ResponderExcluirEm relação as capas citadas, nenhuma me encantou.
Também acho muito legal que a cor do pingo do i da Intrínseca mude de acordo com a cor da capa do livro.
Achei muito linda a capa que ela criou!!
Aguardando o próximo post dessa coluna =D
Gostei muito dessa coluna, até porque quando vou a uma livraria a primeira coisa que noto é a capa, infelizmente sou dessas que julga o livro pela capa :p . Participando :) . Beijos
ResponderExcluirhttps://twitter.com/jujuscatena
Muito legal essa coluna sobre capas, afinal mesmo adorando livros nem sempre sabemos como o processo funciona, e capas bonitas chamam sim atenção ;)
ResponderExcluircamilaccrs@gmail.com
muito bom a coluna nova, legal a gente ter uma visão de alguém que trabalha justamente nesse ramo. a capa é o primeiro vislumbre que a gente tem do livro, já vi livros ótimos com capas horrendas, o que é bem broxante. as capas citadas, gostei muito de O Livro das Princesas, simples, fofinha, bem girl mesmo. já a capa de Perdão eu não gostei, não gosto de capas assim com letras exageradas e grandes. rsrs bj!!
ResponderExcluirMuito legal essa nova coluna! As duas capaz tão diferentes e tão bonitas. E a Marília explicando ainda... fera!! Parabéns por esta parceria...
ResponderExcluirMaçãs Envenenadas é linda também!
E claro que vou participar deste sorteio! Beijos.
twitter: @erikadibernardo
Muito bacana a coluna. Sempre é bom saber a opinião técnica de quem entende do assunto. Eu tive a mesma opinião sobre a capa dos Livro das princesas, algo bem feminino, bem para "menina". Vai ser bom ver as análises da Marília.
ResponderExcluir@VanildaP
Gostei muito da análise, também AMO tipografia, e a capa de Perdão, Leonard Peacock ficou muito bem feita e chamativa. Gosto muito da capa de O livro das Princesas, encaixa muito bem com o tema e com o público alvo, só acho que o nome das autoras ficou muito grande em relação ao nome do livro, não gosto quando o destaque maio fica para o nome do autor...
ResponderExcluirE claro que tenho que comentar, amo a capa de Maçãs Envenenadas, ilustração maravilhosa!
Ótimo post!
@clarisribeiro / claris_ribeiro1@hotmail.com
Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Sou mega apaixonada por capas e isso é normal para quem curte livros.
ResponderExcluirMuito interessante a descrição dos elementos presentes nas capas.
E claro, que estou na torcida para ganhar o livro.
mih.prado@hotmail.com
Nossa, muito legal essa coluna nova! Parabéns!! E ficou muito legal o post também, entender um pouquinho mais de como funciona o ramo, mesmo que seja muito superficialmente xD
ResponderExcluirUm parabéns ainda maior para a Marilia, que fez trabalhos maravilhosos como designer, dei uma olhadinha no site hehehe =D
Beijooos
@carol_ordonha
Adorei a coluna nova, muito bacana, até por que eu estava pensando em fazer design gráfico! Sou apaixonada por capas e adorei a ideia, de você mostrar um pouco como funciona.
ResponderExcluirEnfim, adorei,adorei,adorei,adorei,adorei,adorei,adorei =D
Gostei da coluna, achei a de Perdão, Leonard Peacock, muito mais simples e sem muito 'frufru'.
ResponderExcluirxx
Adorei a ideia coluna e concordo com você em relação as capas, as duas são bonitas em seu próprio estilo e fui ate pesquisar a sinopse de um dos livros, 'O livro das princesas'!
ResponderExcluirMuito boa a ideia do post, ainda não tinha visto isso em outros blog, mas devo dar os parabéns pelas capas que você produziu, assim que você falou os nomes eu fui procurar no google imagens e achei elas lindas, parabéns!
ResponderExcluirEu prefiro a capa do livro “Perdão, Leonard Peacock” pois não é uma coisa tão menininha, e tem uma letra muito legal, pois cada palavra é uma fonte diferente, isso realmente deu uma levantada na capa, simples porém bonita