[Resenha] O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss

26 de julho de 2013
Título: O Temor do Sábio
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 960
Ano: 2011
Mais informações: Skoob

Sinopse: Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.

 “-Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil.”

Confiram a resenha do livro 1 da série A Crônica do Matador do Rei, O Nome do Vento, AQUI 

O Temor do Sábio, continuação de O Nome do Vento, traz o segundo dos três dias solicitados por Kvothe para contar a história de sua vida. Nessa narrativa fluida e cadenciada conhecemos mais um pouco do mundo criado por Patrick Rothfuss, com um misto de terra-medieval e uma mistura de culturas inseridas na narração de forma coesa e inteligente. Encontramos influências orientais além de muita fantasia e cenas de ação de tirar o fôlego, que mantém o alto padrão que seu antecessor conquistou na minha avaliação. 

Na continuação da saga de Kvothe, vemos mais do desenvolvimento de suas habilidades que vão alcançando cada vez mais o mundo todo. Ele, já amplamente desenvolvido em seus poderes arcanos, começa umas férias “forçadas” da Academia Arcana e vai viajar o mundo. Vira conselheiro amoroso real além de salvar o Rei de um possível envenenamento, depois segue com seu amigo para Ademria onde aprende uma das artes marciais mais eficazes e reclusas do mundo. Depois tem um encontro épico e vira amante de uma entidade mitológica chamada Feluriana, que simboliza a tentação carnal e tem tendência a matar seus parceiros. Além dessas aventuras, o personagem ainda mantém seu amor platônico por Denna, a linda garota que conquistou seu coração na academia Arcana e que, no decorrer da história, vai mostrando um passado obscuro que de alguma maneira está ligado a sua vingança contra o temido grupo maligno chamado de Chandriano.

Como pode ser visto, tanto pelo relato acima como pela quantidade de páginas do livro, o volume dois das Crônicas do Matador do Rei tem muita história e a cada página lida entendemos mais porque Kvothe é uma lenda. Me espantei com o fato de como um leitura tão extensa pode ser tão fluida e revigorante. Em relação aos requisitos técnicos do livro, o mesmo não deixa a desejar em nenhum. Apesar de também ser meio grossinho, ele tem uma capa linda que combina com a história. O espaçamento das letras está muito bom, assim como os acabamentos do livro. A tradução foi bem feita e a linguagem que o autor utiliza na narração é bem simples ajuda a leitura ser bem gostosa e ágil.

Em suma, um livro cativante, criativo, empolgante, uma história bem escrita e criada de forma espontânea, que continua em um grau de qualidade muito alto do inicio ao fim. O autor conseguiu sem dúvida alguma extrapolar todas as minhas expectativas quanto ao primeiro livro que eu já tinha achado muito bom. Por todos esse motivo que O Temor do Sábio foi um dos 3 melhores livros que eu li no ano de 2011 e o recomendo a todos que quiserem se divertir em um mundo fantástico com personagens intrigantes onde cada página deixa um gostinho de quero mais. :)

Obs: Os direitos da série foram comprados pela Paramount e logo sua adaptação cinematográfica deve estar pintando por aí. Os diretores contratados para o filme são Jim Shawn Levy (Gigante de Aço) em parceria com Chris Columbus (Harry Potter e a Câmara Secreta).


O seu comentário nesse post vai valer para o Top Comentarista de Julho! \o/
Link do formulário AQUI!

Labels: , , , ,

21 comentários :

  1. Olá..
    Me interessei pela sinopse, apesar de não ter lido o primeiro ainda.
    Mas sempre ouço falar bem deste livro.
    A resenha sempre nos empolga mais né.

    Seguindo, pois gostei do blog..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que estou ficando super chocada com tantos livros indo para a telona porque entrei na blogosfera literária no fim do ano passado, mas uma dúvida é certa, foram tantos livros adaptados antigamente como tão sendo ultimamente ou as histórias tão sendo mais emocionantes e conquistando um espaço maior? '-' E fui na primeira resenha pra confirmar a minha suspeita: Kvothe só vai ter meu amor ou ódio no finalzinho de 2014 pra ser lido com moderação até o lançamento do terceiro volume. XD

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos

    Eu quase comprei esse livro em 2011, isso porque falaram que esse autor viria na Bienal daquele ano,depois porque a Renata Alves falava muito bem dele e do primeiro livro ( e confesso que me assustei ao ver os tijolos que eram ! rs).
    Vou acabar comprando em e-book, fora Stephen King estou fugindo de livros físicos gigantes por motivos óbvios : falta de espaço
    Mas gostei muito do que disse sobre ele , esse nome Kvothe - é isso né?- é difícil de lembrar hahah

    bj
    Raffa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu na minha mania de renomear os personagens da história acabo sempre chamando ele de Kote rsrsrsrsrs

      Excluir
  4. Bom, confesso que não li a resenha porque ainda não li o primeiro livro.
    MAS a capa me interessou bastante e sendo continuação de O Nome do Vento com certeza deve ser bom =D
    ALIAIS, fiquei sabendo que esse livo (O Nome do Vento) vai virar série, se é ou não verdade eu não sei, mas eu confio um pouco em quem falou, então acho que é verdade =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, e já conhecia essa trilogia, A Crônica do Matador do Rei - às vezes acho que o título em Portugal (A Crônica do Regicida) é mais bonito - e quero muito ler e conhecer a escrita do autor. Não me importo com o número de páginas, desde que a escrita seja ágil e que prenda o leitor - e parece ser o caso dessa série, como você mesmo disse.
    Eu só tenho medo dos preços, mas sempre surge uma promoção no Submarino ou em outros sites. Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vai ter filme? Nossa isso não sabia!
    Apesar de ter os dois primeiros volume ainda não li nenhum, não por ter medo de ser ruim, sei que é muito bom e todos que leram elogiam, mas o tamanho me impressionou muito, ja tem 2x que pego pra ler e adio por isso...
    Eu ainda to me acostumando com esses livros medievais e tal, não é algo que eu leia muito, mas to curiosa pra ler e ver pq ele se tornou mesmo tão famoso assim, pelo menos foi o que vi nas primeiras paginas de o nome do vento rs
    Confesso que to com medo de que tamanho vai ser o livro 3...
    Mas sei que apesar das paginas o autor não vai nos decepcionar.
    Espero ter coragem e ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. O livro não faz parte de um gênero que me agrada muito...mas fiquei interessada, pois não sabia nada sobre ele.
    São mais de 900 páginas e acredito que demoraria a ler até compreender direito a narrativa, mas você disse que a leitura é fluida. Só depois da leitura eu poderei opinar mais e sua resenha ficou muito boa. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha lido em algum lugar q seria uma série de TV, mas enfim. É outra série q não faz meu estilo e confesso q meio q peguei trauma pela sua resenha do primeiro, rsrsrs, vc estava achando ruim, não sei se eu aguento uma coisa dessas!

    ResponderExcluir
  9. Só eu tenho uma vontade doida, maluca de ler, e nada? Nossa, tanta gente falando bem e a história parece ser tão boa! Dá vontade de conferir, quero ver se faço isso algum (afortunado) dia, mas ainda não deu mesmo =/

    ResponderExcluir
  10. UAU. Quase mil páginas! Assim que é bom, hahah. Amei a resenha, apesar de não ter lido o primeiro livro ainda, mas espero fazer isso em breve. Você falou tão bem que não vejo a hora de ler. Uma pena ter tantos livros por ler ainda aqui em casa :/ MAAAAAS a hora de A Crônica do Matador do Rei chegará :)
    Beijos ;*

    (✌゚∀゚)☞ Me in the Bucket

    ResponderExcluir
  11. Nossa que livro enorme, quase mil páginas. Não sou muito fã de histórias medievais, então não me interessei muito pela história. Achei os nomes bem diferentes e um pouco dificeis de memorizar rs

    ResponderExcluir
  12. Sempre que leio resenhas sobre as Crônicas do Matador do Rei fico mega empolgada! A vontade que tenho é de mandar todos os livros que tenho em mãos às favas e comprar logo a série! Ainda não li o volume 1, mas já li resenhas dele e deste livro também (rs). Seja por curiosidade, seja para ver que o autor parece encantar cada vez maior número de pessoas, sempre me flagro viajando nas palavras dos resenhistas. Esta resenha não foi diferente! Como ignorar os inúmeros adjetivos que você usou só para descrever a narrativa do Patrick!? Cara, quero muito ter esse livro em mãos e me envolver nesses cenários "medievais com toques culturais muito diferentes" – posso descrever assim? :D AMEI!

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho O Nome do Vento e li a 3 anos, mas com minha mente extremamente fraca nem me recordo mais da história... ;$
    realmente, é um livro grande, mas o autor consegue desenvolver uma leitura muito prazeirosa e que flui muito rapidamente...
    entre os melhores de 2011?? você já leu ele antes ou colocou o ano errado? ;x
    serio que os direitos autorais foram comprados????????? que noticia incrível *-*

    ResponderExcluir
  14. Oba, mais uma série de livros que vai para a telinha, adoro!! :)
    Gostei da resenha, mas para ser mais proveitoso, nada começar pelo começo né?! Eu ainda não li o primeiro, fiquei curiosa com tudo... mas tãooo grande... eu que gosto de ler deitada, o livro fica tão pesado! :( heheheheehhe

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei da premissa, mas acho que não gostei o suficiente para encarar essas 960 páginas. Talvez quando o filme quando o filme sair se eu não tiver tantos livros para ler eu tome coragem para ler essa série.

    ResponderExcluir
  16. Alguns livros são tão densos que só lendo para conseguir entender, mas sua resenha passa bem o que a leitura trouxe uma boa geral na história. Muito bom saber que a história cresce em cada livro, eu não vejo a hora de ler.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  17. 960 páginas? Que tijolão! Me interessei desde a resenha do primeiro e agora, depois de ficar sabendo que o segundo é melhor, quero para ontem. bjs

    ResponderExcluir
  18. São 960 páginas, mas se tivessem 3.000 ainda seria pouco!!!! História magnífica !!!!

    ResponderExcluir
  19. vlw cada página lida!!! agora uma pergunta, eu sou o único que ficava muito nervoso toda vez que entrava um freguês na hospedaria e ele era obrigado a parar a historia? kkkkkkkk
    aguardando o 3° dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha não era o único não, mas a pior parte (para mim) era a Denna, eu queria mais aventura e história e essa menina atrapalhando tudo.rsrsrsrs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...