Autor: Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Páginas: 232
Páginas: 232
Ano: 2013
Mais informações: Skoob
Sinopse: A jovem e bela Lauren, estudante de medicina, sofre um acidente de carro, entra em coma e vai parar no mesmo hospital onde trabalha. Apesar de seu estado, Lauren consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo apartamento. Lá, encontra Arthur, o arquiteto que é o novo morador do imóvel e a descobre no armário do banheiro ao ir tomar banho. Ele é a única pessoa que consegue vê-la, ouvi-la e senti-la. Inicialmente se recusando a acreditar na história de Lauren, Arthur só fica convencido de toda a verdade quando vai até o hospital e a encontra desacordada. A partir daí, ele vai fazer o impossível para ajudá-la a voltar ao seu estado natural.
“Lauren perguntou mais uma vez por que fazia tudo aquilo. Ele respondeu: - Por dever em relação a alguém que, em pouquíssimo tempo, me ensinou tanta coisa e uma em particular: o gosto da felicidade. E como deve saber, todos os sonhos têm seu preço.”
Resenhar Marc Levy sem dar surtos e ataques de fangirl é uma tarefa difícil, mas prometo que vou tentar!
Como vocês viram na minha resenha de 'Tudo Aquilo que Nunca foi Dito', uma das características da escrita do Marc que eu mais gosto é de dar um leve toque fantasioso, mas com situações que seriam fáceis de ser realidade. Em 'E se fosse verdade...' não é diferente, e a ideia de mesclar elementos de romance, relacionamento e uma "fantasma" funcionou bem...
Lauren é uma residente de medicina, com futuro promissor, porém reclusa ao seu mundinho, sem muito contato social, ou vida social para falar a verdade. Depois de envolvida em um acidente, o corpo de Lauren entra em coma, mas o espírito dela fica vagando por aí, principalmente onde costumava ser seu apartamento. Arthur é o novo inquilino e para alegria (ou não!) de Lauren depois de tantos meses, ele consegue vê-la e ouvi-la. Cético de início e depois não podendo mais deixar de confrontar a sua realidade, Arthur tem que admitir que Lauren é um "fantasma" e devido a um conflito com sentimentos do seu passado, ele decide ajudá-la a retornar para seu corpo. Antes que seja tarde...
Se você assistiu ao filme de mesmo nome, estrelado por Reese Whiterspoon, um aviso: esqueça-o! Ambos tem até certo ponto a mesma premissa, mas o livro tem uma abordagem mais profunda e sentimental do que o filme, que ficou no estilo 'romance-pipoca'. Marc trabalha lindamente com as emoções entre Lauren e Arthur, que a cada dia que passam juntos, tentando achar a solução para o problema dela, desenvolvem um laço bonito de afeto e cumplicidade, ao ponto de Arthur confrontar sentimentos que outrora estiveram enterrados. E gente: não lembro se no filme Arthur (que não é Arthur, pois trocam os nomes no filme u.u) tem um amigo tão fiel como Paul. Poucos acreditariam em Arthur e topariam a maluquice em que ele meteu o amigo. Amizade de verdade, uma das mais belas da literatura que eu li sobre até então.
Recomendar Marc é sempre um prazer, mas sério: 'E se Fosse Verdade...' deve fazer parte da sua lista de leitura. E pra ontem!
Apesar de serem diferentes, confiram o trailer do filme:
O seu comentário nesse post vai valer para o Top Comentarista de Julho! \o/
Link do formulário AQUI!
Eu lembro de ter assistido ao filme, mas não lembro perfeitamente os acontecimentos e os personagens. O que é algo bom porque eu fiquei com bastante vontade de ler o livro :)
ResponderExcluirNo filme esse amigo dele é mais um "zé graça" do que exatamente um companheiro.
ResponderExcluirNossa Lygia você me fez ficar mais curiosa para ler o livro, pois pelo que percebi tem muitas diferenças com o filme. Uma coisa que quero comparar é a interação entre o casal porque no filme ela é superficial apesar de ser fofa. Nunca li nada desse autor, mas espero fazer isso em breve com esse livro.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
OMG. eu já estava com vontade de ler, mas agora...
ResponderExcluiré verdade que eu gostei muito do filme, mas saber que o livro trata mais das emoções dos personagem e do envolvimento deles é algo INCRÍVEL!
Estou mais curiosa do que tudo para ler..
- Cartão que não vira, eu preciso comprar mas um livro!!!! -
E pretendo ler assim que for possível!
Beeijos, Dreeh.
Livros e tudo que há de bom
Eu já assisti esse filme umas 35213513541563131 de vezes e nunca me canso.
ResponderExcluirPorém o livro eu nunca li, na verdade nem sabia que tinha um livro =D
se eu não me engano tem sim, um amigo dele que ajuda ele mas não tenho certeza apesar de ter assistido tantas vezes minha memória não é muito boa hahaha.
Adorei a resenha, apesar de não saber se vou ler o livro. Acho que vou acaba misturando tudo e ficando confusa (pode acredita mas isso acontece comigo).
Beijinhos
35213513541563132 o filme passo ontem na sessão da tarde hahahaha.
ExcluirAdooro
Oi Lygia,
ResponderExcluirPreciso desesperadamente deste livro, amei sua resenha, me deixou bem curiosa. Eu adoro o filme, acho uma graça e fiquei curiosa em realção essa difeferença que tem os dois livro x filme, o que não é nenhuma novidade.
Eu tenho dois livro do Marc em casa, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los, mas agora certamente vou passa-los na frente da milha lista de leituras.
Beijos.
Katielle
estou doida para ler este!
ResponderExcluirassisti ao filme umas 10 vezes já, e gostei bastante, mas como já ouvi meio mundo falando que eles não possuem muita coisa em comum, estou mais ansiosa ainda pelo livro!!! *-*
Eu nunca li nada desse autor, mas seu comentário sobre a narrativa dele me deixou empolgada! Parece ser o tipo de autor que nos deixa entusiasmados durante a leitura inteira. Esse livro deve ser ótimo, porque adorei o filme! Engraçado que não lembrava dele até o momento em que li a sinopse e a resenha, nem precisei assistir ao trailer para que toda a história viesse à minha mente (rs). Isso quer dizer que a história foi marcante, o que torna o livro ainda mais especial. Ler e assistir são experiências completamente distintas, mas ambas muito agradáveis.
ResponderExcluirMy Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com
Aiii vi o filme já faz um tempão, e ainda é pra esquecer?!!? ahahahahaa Ok, vou seguir sua dica, pois toda resenha que leio de E Se Fosse Verdade é maravilhosa! Nunca li nada do Marc Levy, e pelo visto to perdendo tempo! Ok, já para a lista dos desejados! Bjos.
ResponderExcluirJá cheguei a assistir o filme, e quando descobri que havia um livro, fiquei louco pra ler, ainda mais agora que a Suma lançou com uma nova capa, dizer que preciso é pouco! Ótima resenha, e sabe, a sua me deu ânimo para procurar comprar esse livro, porque já li uma crítica bem negativa dessa história. Bem, vou tirar minhas próprias conclusões :D
ResponderExcluirAbraços, Joshua Guimarães
Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com
Só eu não sabia que foi ele que escreveu esse livro?
ResponderExcluirAmei o relançamento, dos livros do autor esse é o que mais quero ler. Apesar de vc falar pra esquecer o filme eu acho que vou gostar justamente por causa do filme, pra mim é assim se gostei do filme gosto ainda mais do livro. No filme só lembro que ele era unido com o amigo, mas não mostra assim o como são amigos pra cometer a loucura, só mostra fazendo...
Espero ter e ler em breve, esse quero demais!
Bj
Jura que livro/filme são tão diferentes assim? :o
ResponderExcluirEu adorei o filme com a Reese! *--*
Gostei da capa e o ano 2013 é porque é nova edição, né?O_o'
Quem viu o filme pode esquecer mesmo, não tem nada a ver com nada. Quando li e quando vi até estranhei algumas das mudanças, mas o principal é o mesmo. E sou mil vezes esses livros, é muito fofo! A continuação, será que lançam? (pelo menos li uma continuação, só Deus sabe se era dele mesmo....)
ResponderExcluirVale mesmo a pena.
Eu vi o filme e gostei. Provavelmente iria gostar mais do livro rs Não li nada do autor, e porque não começar por E se fosse verdade? Parabéns pela resenha! Adorei a capa!
ResponderExcluirOi amiga
ResponderExcluirTõ morrendo de inveja - branca - mas como te disse hoje ainda não recebi. Eu amo essa história mas nunca li o livro. O filme já perdi as contas! <3! é uma história tão linda né :)
beijos
Eu vi o filme e adorei, então fiquei meio desconfiada quando você disse para esquecer. Mas pela sua descrição o livro parece muito melhor, o que só aumenta a minha vontade de lê-lo.
ResponderExcluirNo filme ele tem um amigo sim, que é psicologo se não me engano.
oi!!
ResponderExcluireu tive um sentimento BEM diferente. achei o filme mto mais legal e mais profundo. a relação deles no livro nao me convenceu tanto. achei o roteiro do filme mto melhor, que criou ' sacadas' legais para incrementar a história....enfim... me decepcionei um pouco no livro...!
e Paul é o melhoooor personagem, a unica coisa q achei q o filme ficou devendo..
bjokas
Tenho paixão por livros que viram filmes, por sorte não vi este filme ainda (pois é...),mas sempre me interesso por essas adaptações depois que consigo ler o livro!!
ResponderExcluirEstá na minha lista de desejados =)
Bjocas....
Eu vi o filme e adoreiiii.. vejo sempre q passa!! rs
ResponderExcluirmas vi na resenha q nao sao taooo parecidos, né...
Acho q pra mim, nesse caso, é o d menos pq eu adoro romances, entao a vontad d ler esse livro é enormeeee! rs
Espero q o livro seja melhor, e se for, eu vou amar!!! rs
bjinhos
Pam
Ganhei esse livro em uma promoção, não essa edição, mas a antiga e apesar das recomendações do livro, do autor e tudo o mais não estou mega ultra animada com a leitura não, acho que foi porque já vi o filme, mas quem sabe né, só posso falar com convicção quando eu ler.
ResponderExcluirGostei muito do filme e quando descobri que tinha um livro fiquei bem animada, mesmo sendo diferente o que não quer dizer que é algo ruim.
ResponderExcluirEu comecei a assistir ao filme, mas nunca terminei. Enfim, você me deixou morrendo de vontade de ler este livro! Eu não pegaria nele confiando só na sorte e na capa bonitinha, hahaha. Nunca li nada do autor e deve ser por isto que não espero grandes coisas, mas você me animou. Seu site está lindo! *-* Beijos,
ResponderExcluirChel Lima
http://corujando.org
Oi Ly,
ResponderExcluirEu só vi o filme e achei fofinho, mas nunca esteve nem perto dos meus preferidos. Quem sabe com o livro eu tenha mais sorte.
Também me lembro de pouca coisa, então nem me recordo se ele tinha um amigo próximo ou não. Lembro mais do romance dos dois mesmo.
Não é uma leitura que daria pra fazer agora, mas com certeza eu leria, tenho curiosidade!
E essa capa da Suma ficou muito lindinha!
Beijocas!
Olá!
ResponderExcluirEu vi o filme há muito tempo atrás. Mas como eu adoro ler os livros que os filmes se baseiam, Se fosse verdade, já está na minha estante só me esperando para ser lido. Nunca li nenhum livro do Marc Levy, mas todas as resenhas que leio estão sempre falando bem dele.
Beijos!
Camila.
loucuradelivros.blogspot.com.br