[Resenha] Caçadores: Série Sozinhos - James Phelan

15 de julho de 2013
Título: Caçadores - Sozinhos vol. 1
Autor: James Phelan
Editora: Fundamento
Páginas: 184
Ano: 2013
Mais informações: Skoob

Sinopse:  Uma forte explosão sacode os túneis do metrô de Nova York. Um trem sai dos trilhos e tomba violentamente. O jovem Jesse e seus amigos Dave, Anna e Mini são os únicos a sair com vida. Mesmo machucados, os quatro retornam à superfície e encontram um quadro pavoroso. Mortos, feridos, prédios reduzidos a pilhas de escombros fumegantes… Aparentemente, a cidade havia sofrido um ataque. Mas o pior eram os sobreviventes. Sem motivo aparente, eles haviam se tornado criaturas dementes, acometidas por uma sede que não podia ser saciada. Uma desesperada necessidade de consumir qualquer tipo de líquido, incluindo sangue. Jesse e seus amigos escaparam ilesos dessa contaminação. Mas agora, sem ter para onde ir e sem ninguém para ajudá-los, eles precisam encontrar um jeito de sobreviver… sozinhos.

 “Olhando para o lado Jesse vê a verdade, ele estava sozinho... ”

Caçadores é o primeiro volume da série ‘Sozinhos’, lançada pela editora Fundamento e com uma temática ‘pós fim do mundo’. Esse livro nos apresenta a visão de uma criança em um apocalipse “zumbi”, com uma abordagem que me lembrou muito um anime da minha infância, Neon Genesis Evangelion. Ele aborda todas as características infantis, que se perdem em meio ao caos. A ingenuidade infantil se torna medo e, depois, solidão, prato cheio para quem curte leituras simples porém regadas de possibilidades de análises psicológicas dos personagens. Esse lançamento de James Phelan vem abordar uma temática que ainda não tinha visto nessa visão de fim do mundo causado por “zumbis”.

 

Nesse livro de fantasia apocalíptica temos uma história que corre entorno de um grupo de jovens em visita a Nova York e que sofrem um acidente de trem devido a um forte abalo sísmico que descarrila o mesmo. Ao sair do trem eles se vêem em meio a um novo mundo onde tudo está destruído, não existem adultos e a ajuda nunca chega. Tentando sobreviver a esse mundo onde aparentemente todos os humanos sumiram ou tornaram-se o um misto de Zumbis e Vampiros, que eles denominaram “Caçadores”, eles vão tentando, sem ajuda ou supervisão, sobreviver dia após dia nesse mundo cheio de perigos e acontecimentos desconhecidos, caçados e sozinhos o tempo todo. A medida que os dias vão passando na história, o leitor percebe a narração evoluindo junto com Jesse, o protagonista, que amadurece com os desafios diários de sobreviver em um mundo onde a solidão pode ser mais perigosa que os Caçadores. Muitas vezes a mente pode se tornar um grande inimigo. Em meio às adversidades, os amigos podem se tornar inimigos, e cada passo em falso pode significar a morte. Ficar firme e lúcido é um dos grandes desafios de todos. E os fatos desenrolados se assemelharam muito com o anime citado acima, o que me deu certa nostalgia.

Definindo esse livro em duas palavras eu diria “diferente” e até certo ponto “surpreendente”. Ao ver a capa e a sinopse do dele não imaginei como essa história seria, com poucas cenas de ação e com muitos paradigmas do dia a dia nesse mundo “pós apocalíptico”. Sinceramente, ele mostrou-se muito fora da minha tradicional zona de conforto literário e apesar de ter gostado de ver a evolução e amadurecimento forçado dos personagens devido aos eventos transcorridos, fato que o autor realizou com bastante sucesso, a falta de ação fez a minha leitura ser arrastada. Por isso, dou 3.5 estrelas para ela, mas acredito que leitores que curtam mais esse tipo de narrativa, mais devagar e com abordagem psicológica, vão gostar desse livro muito bem escrito pelo autor James Phelan. Vou torcer para o volume dois ser mais movimentado ^.~.


O seu comentário nesse post vai valer para o Top Comentarista de Julho! \o/
Link do formulário AQUI!

Labels: , , , ,

23 comentários :

  1. Parabéns pela resenha. Abs.
    www.almeidaemprosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa me lembrou Evangelion também haha
    Caramba quanto tempo.. eu assistia na Locomotion ( canal que nem existe mais) rs
    Eu gostei da sua resenha muito! Mas vai para o final da lista este genero não me encanta muito.

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apocalipse, pós apocalipse... não curto muito. =/
    Mas adorei sua resenha.

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O único livro de zumbi que li foi Sangue Quente, desde então estou procurando um outro título.
    Achei a abordagem de Caçadores um pouco diferente, já que a narrativa é feita por crianças, não há adultos para ajudá-los na sua sobrevivência nesse mundo pós apocalíptico com zumbis e vampiros.
    Acho que a capa não combina muito com a temática de zumbis e afins.

    ResponderExcluir
  5. li a sinopse desse livro esses dias e admito que fiquei bem assustada ;x
    não sei se iria ter coragem de ler até o final eim! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Carlos

    Nao conhecia essa série não ( meu teclado tá sem configuração..hahha) mas a Lygia me mostrou alguns lançamentos da Fundamento e acho que lembro dessa capa - nós e os almoços literários na Cultura haha - gosto do tema mas estou tão enrolada com a lista de leituras que mesmo tendo conseguido ler 12 livros p mês ainda não consegui colocar as leituras de td que quero ler em dia hahah

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quando vi a capa e li a sinopse pensei... Eu preciso ler esse livro.
    Mas ao ler a sua resenha, não sei, você disse que a leitura é arrastada e falta ação, e isso me incomodou muito =/
    Eu AMO tudo que é relacionado a fim do mundo kkk, você pode me chamar de louca mas é verdade, eu adoro filmes, livros tudo que é apocalíptico =D mas se não tem ação pra mim não interessa muito.
    Mas quem sabe né.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de ler, até mesmo por se tratar de zumbis e não ter uma pegada The Walking Dead. Ao meu ver, a história é bem original. -Ah, e do que trata Evagelion? Já ouvi falar e algumas recomendações, mas nunca soube do que se trata a história.

    Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelion é um anime pós apocalipse lançado no final dos anos 90 para 2000 e tem uma pega psicológica muito parecida com a que eu vi nesse livro

      Excluir
  9. Olha, confesso que não gosto de livro assim nem pra sair da zona de conforto sabe? Eu sou mega medrosa e não leio livro de zumbis de jeito nenhum, nem TWD eu vi...
    Mas parece bom pra quem gosta...
    Uma pena a leitura ser arrastada, acho que nesses livros a historia tem que ser com mais ação pra prender o leitor mesmo, se não acaba ficando chato. Valeu a dica!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Falta de ação? O.O (rs) Poxa, quando li a sinopse, pensei que ação seria uma das principais características do livro. Eu estou à caça de uma leitura interessante sobre zumbis e um mundo pós-apocalíptico. Elegi Apocalipse Z para começar, mas confesso que ainda estava lendo resenhas e sugestões de leituras. Até o momento nenhum outro livro me interessou mais que Apocalipse Z, mas este que resenhou parece bacana também. ^^ Eu gosto quando a atenção não é focada propriamente na situação de calamidade da humanidade, mas na experiência do sujeito ao ter tudo o que conhece tão "revirado" de repente.
    Depois de assistir ao filme Guerra Mundial Z, no entanto, gostaria de mais cenas de ação, sabe? Foi bastante equilibrada a tratativa do tema. Será que o livro é assim também (rs)?
    Adorei a capa de Caçadores! Só fiquei em dúvida quanto à idade de Jesse e cia. Você disse ser o mundo sob a ótica de uma criança...?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro perde muito por não ter cenas de ação, se eu não me engano só existem 2 partes que podemos consideram mais agitadas no livro, mais como tema apocalíptico te indico fortemente o A Noite Maldita do Andre Vianco, Melhor livro desse tipo que eu já li

      segue link da resenha: http://www.brincandocomlivros.com/2013/04/resenha-noite-maldita-cronicas-do-fim.html

      Excluir
  11. Eu gosto de livros apocalípticos, mas não curto zumbis.....li The Walking dead e detestei!
    Então acho que dificilmente vou ler esse livro ainda mais pelpo fato da leitura ser arrastada!

    ResponderExcluir
  12. Não consigo imaginar um livro com falta de ação tratando desse tema, de fato se não tiver ação nessas circunstâncias a leitura de arrasta demais. Não curto livros como esse e provavelmente nem esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, esse livro no quesito ação é mais morto que show de rock em asilo...

      Excluir
  13. Como assim quando me falam em mundo pós-apocalipse e zumbis já penso em um monte de gente morrendo mas ok o livro tem uma história diferente acho que se ele realmente não tiver muita ação não compensa porque um livro com um tema desses tem mais é que ter ação

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha! Por mais que a leitura tenha sido arrastada, acho que vale a pena conferir esse livro, adoro a zumbizada! hauahuahahaua Não conhecia a série, valeu pela dica! beijo!

    ResponderExcluir
  15. É um livro interessante, com um tema que adoro ver em livros. Não tinha visto ainda e gostei de ver, mas é mais pra quem curte esse tipo de livros mesmo. Talvez a narrativa seja meio estranha pra quem não lê muitos assim, sei lá..

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro. Bem diferente mesmo o enredo, mas como livros com zumbis nunca conseguiram me agradar e a narrativa é lenta acho que não irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  17. Conheço poucos livros dessa editora e é uma pena que a narrativa seja arrastada e lenta.
    :(
    Eu tenho pouca experiência com temas pós-apocalíptico... mas gosto desse tipo de história.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu sou fã de romance e amo meus vampirinhos. Não consigo ler/assistir nada sobre zumbis e achar legal, pelo menos até agora foi assim, quando os livros abordam vampiros e zumbis eu seeeeeeeeeempre torço pelos vampiros. u_U' Evangelion é um anime que eu lembro ter escutado meu ex-namorado falar com os amigos e tudo mais, agora lembrar de assistir eu não consigo. =/
    Espero que você goste mais do segundo volume e venha mais ação, a leitura dessa série não será adicionada na minha lista, creideuspaitodopoderoso! A maioria das resenhas aqui vão pra minha lista de desejado que só aumenta. XD

    ResponderExcluir
  19. Não curto livros apocalíticos com zumbis, arrastado e lento então... Espero que o segundo seja melhor para você.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...