Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2013
Ano: 2013
Mais informações: Skoob
Sinopse: Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.
“Mas não é culpa dela. Não exatamente. Graúna sofreu muitas perdas, repetidas vezes, e também enterrou a si mesma. Há pedaços seus espalhados por todo lado. Seu coração está aninhado em uma pilha de ossos enterrados na margem de um rio congelado, que vão emergir à medida que a primavera derreter o gelo, um navio-esqueleto surgindo da água."
ATENÇÃO: Esse é o volume 2 da trilogia. Se você não viu a resenha de 'Delírio', pode conferir AQUI!
Lena está viva, mas preferia não estar, a princípio. Depois de sobreviver à "travessia", agora ela terá que adaptar-se à nova vida no mundo dos Inválidos. A garota junta-se a um grupo de sobreviventes, liderado por Graúna, e Lena começa a entender como as coisas são muito mais difíceis do que ela imaginava.
Como muitos de vocês já devem saber, o livro é dividido entre o 'Antes' e o 'Agora', ou seja, uma Lena fragilizada e sobrevivente, e uma Lena forte, moldada para uma missão. No grupo à que pertence no 'antes', tarefas são divididas entre todos, sejam crianças ou velhos, a comida é muito escassa e toda uma série de rituais e cuidados devem ser respeitados e executados. Na narrativa do 'agora', Lena está de certa forma sozinha e com uma responsabilidade em suas costas, tudo por uma grande causa.
'Pandemônio' é o típico livro que serve como 'elo' para o grand finale. Sim, coisas importantes acontecem, é fato, mas senti um grande excesso de coisas desnecessárias. Lena tem alguns surtos de chatice, mas nada completamente insuportável. Eu entendo que muita coisa serviu como justificativa para a lapidação de seu caráter. Temos também novos personagens, como Graúna já citada, Prego, Azul, entre outros, com personalidades bem distintas e obrigados a conviver no mesmo local. Ponto para a Lauren que soube desenvolver essa espécie de 'Big Brother' forçado. Impossível não haver desavenças entre pessoas tão diferentes, e ainda mais quando é a sobrevivência que está em jogo.
Do 'outro lado', temos como personagem apresentado também Julian, filho (não curado do Deliria) de um dos maiores nomes da ASD, a maior organização existente pela luta da cura do Deliria. Eu gostei da construção do personagem à princípio, que está pronto para morrer pela causa (se submeter à cura do Deliria pode matá-lo), mas após algumas páginas Lauren conseguiu, infelizmente, desconstruir o personagem que ela havia criado! u.u
Apesar de ser um livro predominantemente de ação, não consegui lê-lo em uma velocidade satisfatória. De alguma maneira a narrativa ficou truncada, e tinha que intercalar com outros livros. Agora uma coisa é fato: Lauren Oliver sabe como terminar um livro e deixar o leitor ansioso para o próximo! =P 2 linhas no final e o leitor fica "OMG! Cadê Requiem?". É, e eu estou assim também. Cadê Requiem? X_X
Eu não estou animada para ler esse livro depois do final do primeiro. Pelo jeito Pandemônio sofre da 'maldição do segundo livro', o que me deixa com menos vontade de ler ainda.
ResponderExcluirAcho que vou acabar esperando o último sair para terminar a série.
Nossaaaaaaaaaaaaaaaa o que foi o final desse livro, hein?!!
ResponderExcluirFiquei irritada durante o livro todo, achando que personagem X tinha morrido e, BUMMMM!
Preciso da sequencia JÁ! hahahah
Quanto a fluidez da leitura, acho que Pandemônio é bem melhor que Delírio. A narrativa é bem mais agradável, talvez devido ação, né!
Parabéns pela resenha.
Beijos
Oi Ly!
ResponderExcluirAi, ela é maldosa de novo no final desse?
Aparentemente, essa é uma série que a leitura não flui tão rápido, ainda que esse pareça ter mais ação do que Delírio. Eu gostei muito do primeiro e estou ansiosa por esse, e é bom ver que ele cumpre bem o papel de elo entre o começo e o fim.
Espero gostar!!
Beijão!
Amei a resenha. E confesso, que antes dessa resenha não queria ler esse livro.
ResponderExcluirhttp://www.blogflordelis.com/
Se eu já estava ansiosa por este livro o que eu posso dizer agora que terminei de ler esta resenha? rs Tô mega blaster ansiosa.
ResponderExcluirJulian é? Gostei tanto do Alex... Será que eu vou conseguir me apaixonar por ele assim como a Lena. Deve ser interessante perceber a Lena neste outro papel. Afinal antes foi o Alex que mostrou para ela estas outras possibilidades e agora é a vez dela de passar isso para outra pessoa.
Mas e aí o final é tão enlouquecedor quanto o do primeiro livro?
estou lendo Delírios agora, então não vou ler sua resenha... não quero saber do final do livro sem antes terminar de lê-lo... mas vou ver a resenha do 1° pois vi tanta gente falando bem dele, e ele não está me agradando muito ;x
ResponderExcluirParabéns pela resenha, não li Delírio e nem Pandemônio, mas tudo que li a respeito, é bom!! E agora é ler para saber o que se passa nessas 2 ultimas linhas!!! :)
ResponderExcluirDepois das Crônicas de Gelo e Fogo, só começo a ler séries se já tenham sido publicados todos os livros... muito frustrante ficar esperando o final da história!
ResponderExcluirNão gosto desses livros "elos" acho que fica muita enrolação.
ResponderExcluirQuero ler essa trilogia, o enredo é bem interessante.
Estou com medo de ler e ficar louca pela próximo, e parece que vai acontecer exatamente isso.
Eu não li a resenha porque quero ler Delírio e como contém spoilers, inevitavelmente, do primeiro eu acabei por nem ler.
ResponderExcluirEu li a resenha do primeiro e seu " LI até a pág 100" e continuo achando a série bem parecida com Feios, olhando bem por cima mesmo. Ainda sim quero ler porque distopias são muito atrativas pra minha pessoa.
Eu fiquei muito decepcionada com o final de Delírio, eu tinha me apaixonado por Alex e imagina minha tristeza quando chega no final? Eu estou adiando o máximo possível ler Pandemônio, já li outras resenhas e nenhuma é com avaliações positivas. :(
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Pandemônio sem o Alex...isso é para arrasar meu pobre coração.
ResponderExcluirLi Delírio sem muitas pretensões...amei e fiquei na expectativa da continuação...mas cara, como isso é angustiante...ficar esperando, esperando...acho que agora vou esperar o final do livro para não morrer de ansiedade. Entretanto, estou super curiosa para conhecer essa nova Lena.
Eu não conheço o livro mas parece ser muito bom.
ResponderExcluirhttp://livroselivrosana.blogspot.com.br/
Lygia não li Delírio e por isso sempre fico receosa em ler resenhas da continuação com medo de spoiler, mas já sei que aqui posso ler tranquila que não terei nenhuma revelação bombástica rs. Mas como sou curiosa e teimosa sempre leio os comentário e BUM vários spoilers apareceram =/. Nem sei como é o personagem supracitado mas já não gosto dele! ahahhahaahha.
ResponderExcluirDetesto quando os autores mudam a personalidade e características fortes dos personagens para se adequar ao enredo... triste =(.
Pois é, uma amiga minha que acompanha a série fica louca com as últimas páginas dos livros. Por essas e outras que agora só leio série finalizada e publicada ;)
bjs
Não conhecia essa série - ultimamente tem lançado tantas que agente até se perde.
ResponderExcluirJá aconteceu comigo de começar a ler um livro e pela narrativa lenta ter que intercalá-lo com outros livros. Acontece.
Parabéns pela resenha!
Eu não posso opinar sobre a escrita da autora, mas posso afirmar que morro de vontade de ler algo dela já que nunca tive esta sorte!!!
ResponderExcluirAdoro as capas destes livros, são muito caprichadas né não?!
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Oi Ly
ResponderExcluirTõ com o primeiro livro desse parado aqui e ainda não li...e agora que saiu o segundo acho que vou esperar ter todos hahhah
Tenho mt vontade de ler, a Juh me deu ano passado de niver!
se tiver aquelas promos MARA no sub eu sempre compro..acho que é trilogia né?
beijos
to com delirio aqui em casa pra ler, mas ainda não consegui! Mas mesmo assim já to com um olho gigantesco em Pandemônio! Sei mt bem como é não conseguir ter um ritmo bom de leitura num livro. To assim com Guerra dos Tronos, livro 2. Ate deixei ele de lado um pouquinho pra respirar e voltar a ler. Mas no meu caso, eu até to gostando do livro, não senti essa narrativa trucada que vc se referiu sobre Pandemônio, mas é que simplesmente ele é mt grande e eu não aguento ficar mais de 15 dias lendo UM livro só!
ResponderExcluirbeijos, flor
Kel
porumaboaleitura.blogspot.com.br
Ainda não tive a chance de ler Delírio, logo, vou esperar pra ler e depois vir conferir a resenha do 2º livro! XD
ResponderExcluirEu li "Delírio" há cerca de dois meses e simplesmente me apaixonei pela história. Tanto que até o emprestei a uma amiga que odeia livros de romance e que como num passe de mágica, amou a história e até divulgou no Face o quanto ela se encantou com a leitura. Todavia, venho lendo resenhas com notas bem medianas sobre este livro e depois de tanta expectativa para lê-lo, estou ficando um pouco temorosa com relação ao que vou encontrar em "Pandemônio". Contudo, como eu vou demorar um bom tempo para lê-lo, tentarei conter tanto as expectativas quanto as implicâncias, para que isso não me atrapalhe na hora da leitura.
ResponderExcluirBeijos!
Eu ainda não li o primeiro livro, mas tenho bastante vontade de conferir a narrativa trazida pela Lauren Oliver. Parece interessante o livro. Não tenho tanto a dizer, mas eu digo que é dois livros que quero muito na minha estante. A capa de ambos os livros, são lindos, apesar de serem simples.
ResponderExcluirBeijos.
Ainda n li nenhum dos dois, mas quero muito. Quando lançou esse livro ai apareceu muito nas redes sociais! :) tenho ctz q ele é bom, msm com esses detalhes q vc citou ^^
ResponderExcluir