Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Páginas: 520
Ano: 2011
Ano: 2011
Mais informações: Skoob
Sinopse: Em uma noite infestada de magia, metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhada em acontecimentos inexplicáveis, como o surgimento de vampiros, o desaparecimento das doenças e mais grandes acontecimentos que acabam fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a formar fortificações afastadas dos centros abandonados. Durante o dia trabalham para refazer o mundo e entender o que os rodeia, durante a noite lutam para continuarem vivos e manter os vampiros afastados dos novos centros. Quando tudo parece perdido surge a profecia dos 30 guerreiros bentos. Quando eles se unirem, quatro milagres se desencadearão para salvar a humanidade. O livro demonstra também que com essa volta do mundo para os campos, longe da urbanização, o mundo começa a melhorar, acabando com os efeitos do aquecimento global dentre outros problemas ambientais e sociais.
“Se os Vampiros são gatos, os Humanos são ratos e os Bentos são os Cães.”
Bispo, O Profeta das Alcoviteiras
Com um dos cenários pós-apocalípticos mais bem feitos que eu já li sobre, o Bento é uma obra de arte dentro dessa categoria. Nesse livro nos temos muita ação, aventura, romance, personagens envolventes com características muito reais que nos fazem entrar na história junto com eles, além de varias citações ao dia-a-dia brasileiro que todos nós conhecemos, rolando uma identificação fácil com o enredo.
A história fala sobre Lucas, um dos infelizes que na “Noite Maldita”(como ficou conhecida) embarcou em um sono profundo e só veio a acordar 50 anos depois, em um hospital, uma cidade e um mundo completamente diferente ao qual ele conhecia. Ele se vê em um mundo que, após a fatídica noite, teve sua população modificada por um feitiço que fez eles dormirem e acordarem aos poucos como Humanos, Vampiros ou Bentos, dependendo de sua índole e características pessoais. Tendo a maior parte das pessoas acordando como humanos ou vampiros, uma guerra se forma e a humanidade é acuada em cidades muradas que sobrevivem unicamente por causa de sua organização, algo que falta aos vampiros. Enquanto isso, alguns humanos em presença dos vampiros se tornam mais fortes rápidos e corajosos. Essas pessoas são chamadas de Bentos e são a esperança da humanidade contra os vampiros que agora dominam a Terra.
Considero esse o melhor livro que o André Vianco já publicou até hoje. Bento é um prato cheio para todos os amantes de ficção e fantasia, onde além de todas as qualidades já citadas, temos a história permeada de fatos, locais e mitologia brasileira, o que na minha opinião fazem do André o melhor autor de fantasia/ficção brasileiro, além de ser um dos seus precursores em no nosso país.
OBS:. Esse livro conta sobre os fatos após “A Noite Maldita”, que André acabou de escrever. O lançamento dele será realizado pela Novo Século. Seguem as datas abaixo:
Dia 6 – sábado – 19hs - Livraria FNAC Av. Paulista. Endereço: Avenida Paulista 901.
Dia 7 – domingo – 16hs - Livrarias Curitiba – Shopping Aricanduva. Endereço: Avenida Aricanduva 5555
ainda não conhecia o autor.
ResponderExcluirtalvez conheça algum outro livro dele mas não me lembro agora... mas parece ser um livro muito bom mesmo! mistura várias das coisas que gosto de ler *-*
Andre Vianco é o meu autor brasileiro preferido, leio os livros dele desde 2001 quando peguei o Senhor das Chuvas, todos os livros de fantasia dele são fantásticos, se vc tiver chance de lê-los não desperdice eu garanto que vc vai se divertir na leitura.
ExcluirBento é MUITO bom! Pena que em O Vampiro Rei a história comece a ficar um pouco mais lenta.. Não pequei O Vampiro Rei vol 2 pra ler ainda por causa disso.
ResponderExcluirEsse foi o primeiro livro do André Vianco que eu li e ADOREI =)
Apesar de ser um livro de fantasia, ele se mantém muito plausível o tempo todo, sabe? Eu vi um pouco de semelhança com Claymore (o mangá/anime), mas só por causa dos Bentos mesmo.
Difícil ver alguém fazendo resenha desse livro por aí... parabéns!
O Realmente o segundo livro e o mais lentinho, mais no ultimo a história volta a fluir muitoooooo bemmm, eu acho que o segundo ficou meio lento por causa da ausência do Catarzo que estava sendo puxado inconsciente pelo seu escravo e isso fez a história ir mais devagar, mais a partir do momento que ele desperta ela vou a ser eletrizante igual ao Bento!! da uma chance para ele que vc não vai ser arrepender!
ExcluirSou super fã dos livros do André Vianco. Concordo quando tu diz que a forma como ele escreve é envolvente e tu te sentes dentro do livro. Mas acho que ele peca um pouco na finalização das histórias. Tenho vários livros dele e acho que em todas as histórias ele faz a mesma coisa: empolga muitooo no início, dá uma desacelerada no meio e broxa com o final. A saga "vampiro rei" (incluindo "Bento" como livro 1) é muito tesão, apesar da desacelerada no livro 2. O "vampiro rei 2" (terceiro livro da saga) tem umas cenas e uns acontecimentos muito bons, eletrizantes (como disseste, Carlos). Mas acho que ele finalizou a saga muito mal... Sério, até achei que tinha uma continuação! Até hoje tô frustrada com o final ... :(
ExcluirAhh, só uma correção: Bento se passa 30 anos após a noite maldita, e não 50, como escreveste na resenha! ;)
Oi Carlos
ResponderExcluirVianco tem um jeito tão bacana de escrever que o apelidei de "King brasileiro", surrealmente ainda não li esse livro dele e pretendo comprar na Bienal :)
Sim, já faço planos..rs
Se vc já leu todos e achou esse o melhor fiquei mais curiosa ainda...preciso ler urgente!
Eu amo os outros livros deles e faltam somente alguns para completar a coleção, história de vampiro é sempre bem-vinda ;)
Parabéns pela resenha
Brigado Raffa,
ExcluirEu li todos os livros do Andre que tem essa veia de Fantasia e Ficção, a parte de Drama dele como "O Caso Laura" eu não gostei muito de ler não, acho que ele fugiu muito da zona de conforto dele... Mais enfim, quanto O Bento, Vampiro Rei 1 e 2, Os Sete, o Sétimo, os 3 vol. do Turnos da noite e o senhor da chuva, esses eu Li e adorei todos eles, Mais os meus Favoritos são o Bento e os Sete... eles são incomparáveis, o que a de melhor no mercado desse gênero desde os seus lançamentos....
Compra sim na Bienal todos se puder, que você não vai se arrepender!!!
Oi!
ResponderExcluirHá muito tempo quero ler André Vianco, mas ainda não li, acredito que por falta de oportunidade mesmo. Adoro histórias de vampiros e sei que Vianco é um dos melhores nessa área hoje em dia.
Quero muito ler suas obras ainda.
Abraços
Melissa Padilha
De Coisas por Aí
Ahhhhhhh...ele é o mestre. O cara que abriu as portas para o fantástico da literatura brasileira como conhecemos hoje. E é claro é meu autor preferido. Bento é o começo de umas das melhores trilogias que já li e agora estou tensa para saber como tudo aconteceu, lendo As crônicas do fim do mundo - A noite maldita.
ResponderExcluirTenho um pouco de dificuldade de ler esses livros sobrenaturais e pós apocalípticos. Acho o conteúdo meio massante e tudo. Sei que deveria dar a chance para alguns livros, mas realmente não sou fã do gênero! Mas pelos comentários ai em cima Bento é bom mesmo!
ResponderExcluirbeijos
Kel
http://porumaboaleitura.blogspot.com
Olha Kel, mesmo não sendo sua zona de conforto quanto a esse gênero, O Bento do Andre é sem duvidas um livro que pode mudar sua opinião sobre esse assunto, é muito bem escrito, cheio de citações ao dia dia brasileiro e com personagens extremamente carismáticos, se você fizer uma força para ler não vai se arrepender!
ExcluirEu ainda não li nenhum livro do André, espero ter oportunidade ler em breve! Geralmente mundo pós apocaliptico é com zumbis e esse é com vampiros , parece ser interessante!
ResponderExcluirMuito mais, por que zumbis são seres desmiolados, quase animais, Vampiros não...Eles são inteligentes, malignos, e trazem todo um apelo da vida eterna e das tentações carnais que me encantam d+!!!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesse livro. Apesar de a capa não ter me agradado muito, a história parece ser bem legal e instigante. Gosto de ler sobre histórias de mundos "pós-apocalípticos", e acho que essa leitura seria muito agradável =D
Beeijos,
iSteh
Stefani, esse livro do Andre já outra capa diferentes, essa é que teve mais volumes publicados, eu pessoalmente gosto muito da capa original, vou colocar os Links aki em baixo para vc ver.
ExcluirCapa Original: http://i.ocs.s2emg.com/capas/livros/145/916/360x360_8588916541.jpg
Quanto a Leitura, agradável não é bem a palavra, ta mais para uma gostosa tensão recheada de medo do escuro rsrsrs
Eu ainda não li livros do André, só li as resenhas e a maioria são positivas!
ResponderExcluirSó acho sacanagem os vilões serem os vampiros. :/
Na Bienal eu tento comprar pelo menos 1 livro dele!!
Os vilões não são sempre os vampiros, rsrsrsrs muitas vezes os vampiros também sãos mocinhos(Como em Os Sete, Sétimo e Turno da Noite), mais uma coisa é certa, se é livro do Vianco, Vampiros são VAMPIROS e não fadas, sugadores de sangue magos, ou feiticeiros elementais tatuados adorados de uma Deusa. Eles possuem o bem e o mal dentro deles e fazem suas escolhas, mais a sede sempre está la cobrando o preço da dadiva da eternidade.
ExcluirSem preconceito quantos esses outros tipos de vampiros criados D.V.(Depois de Vianco xD), eu mesmo são fã de VA.
Apesar de não conhecer os seus livros, não sei o porquê o nome desse autor não me é estranho.
ResponderExcluirA história é muito diferente de tudo que já li, fiquei muito curiosa em saber a reação do protagonista ao acordar 50 anos depois e vê que o mundo ele conhecia mudou completamente e que o mais importante nesta realidade é lutar pela sobrevivência!
Achei bastante interessante André Vianco ressaltar a melhora do meio ambiente com a mudança das pessoas para o campo!!
Tem varias coisas que o Andre mostra no livro que deixa o leitor super pensativo, por que com o luta pela sobrevivência o ser humano mostra todo o seu potencial para o Bem e para o Mal, eu que já li varias vezes os Livros dele, cada vez mais me impressiono com os profundos dilemas que ele cria em sua obra.
ExcluirAinda não tive oportunidade de ler nenhum livro dele, apenas conto. Mas, conheço boa parte de suas historias, afinal com amigos viciados meio dificil não saber.
ResponderExcluirE o Vianco é extremamente simpatico, ontem no lançamento do livro estava distribuindo sorrisos a torto e a direito e isso acabou conquistando a vários que não o conheciam e acabaram comprando o livro por curiosidade.
Os livros dele estão na minha lista de leitura com certeza.
Ótima resenha!
Abraços!
Nunca li nada do André Vianco. Tenho bastante curiosidade, mas algo - não sei bem o quê - acho acho que algo nos enredos, sempre me desanimaram. Mas gostei dessa proposta de toda a população sendo claramente dividida de uma só vez. Achei diferente
ResponderExcluirAcho que quando começar a ler Andre Vianco, vou começar com esse.
Beijos!
Tenho que confessar que nunca li nada do autor, e achei fascinante este mundo que ele criou no livro,
ResponderExcluire como adoro um livro de vampiros..acho que nunca vou me cansar deles rs,so tornou o livro ainda mais atraente para mim, adorei a resenha, agora vou pensar com mais carinho sobre os livros do Andre,
beijos.
Apesar dos inúmeros elogios feitos ao Vianco, infelizmente eu ainda não li nenhum livro dele. Acredito que isso se deva ao fato de seus livros terem vampiros no enredo - pelo menos os que eu li a sinopse - e eu, sinceramente, ando saturada do tema. Todavia, acredito que vale a pena abrir uma exceção e ler algum livro dele um dia. Obrigada pela dica.
ResponderExcluirBeijos!
Nunca li nada do autor, mas adorei a premissa. Eu acho que piraria se acordasse depois de 50 anos no meio de uma guerra. Fiquei curiosa para saber como o autor conseguiu abordar a temática, pretendo lê-lo.
ResponderExcluirassim como a Naty nunca li nada do autor, seu estilo não bate muito com o meu, mas agora ja sei o que recomendar aos amigos que gostam desse tipo de leitura, tomara que seja um sucesso!
ResponderExcluirOi.. .Adorei a sua resenha eu ja li esse livro, adoro André Vianco , li os Sete e amei. Mas acho que gostei mais de Bento, e não vejo a hora de ler A Noite Maldita.
ResponderExcluirBeijos
Carlos!
ResponderExcluirGostei demais da sua resenha, expos sentimentos ao ler o livro.
Sou bem fã do André Vianco, ele tem uma forma própria de dar celeridade aos livros.
Vampiros e literatura fantástica são meus favoritos, bem curiosa por saber um pouco mais sobre esse mundo pós-apocalíptico.
Luz , paz e amor no coração!
Cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Conheci os livros do André Vianco com Os Sete e Sétimo, que eu gostei bastante, depois li O turno da noite, que também gostei, ainda não li Bento, tenho muita vontade, e você achou que ele é o melhor que ele escreveu, então deve ser realmente muito bom.
ResponderExcluirAdoroooo André Vianco!!
ResponderExcluirDeixa muitos autores sobrenaturais no chinelo... e olha que nem li Bento ainda ( shame on me!) !! Fiquei super curiosa pra ler este!!
O livro não me chamou a atenção, creio que pela capa ou seja lá o que for, deve agradar os amantes do gênero, mas não é um livro que eu compraria pra ler. Nunca li nada do autor, mas não faz meu gênero.
ResponderExcluirAhh..quero muito ler esse livro em breve.Já li livros do André e é muito bom, o que eu mais gostei foi os sete mas esse também parece ser ótimo.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Não li nenhum livro dele e nem quero ler, por mais que a sinopse e a resenha tenham me deixado curiosa, não faz meu genêro :/
ResponderExcluirNunca li nada do autor e nem ouvi falar! Gostei bastante da ideia e sinopse desse livro, vou confiar na sua indicação e procurá-lo para ler.
ResponderExcluirNão conheço a escrita do autor, mas para quem curte essa temática parece ser um prato cheio!
ResponderExcluirEstou cansada de tantos lançamentos sobrenaturais...
UAU Carlos! Minhas amigas vivem dizendo pra eu ler Vianco, mas nunca tive oportunidade e ultimamente estou preferindo livros únicos, séries só quando tiver completa e dinheiro sobrando hihi. Achei sacanagem você falar que é o melhor livro dele, não me faça quebrar a minha promessa supra citada hahahhaha, logo eu que adoro sobrenatural e pós-apocalíptico!!!
ResponderExcluir:)
Já conhecia o autor, mas histórias envolvendo vampiros não me chamam muito a atenção! :/ Engraçado que antes eu gostava bastante. haha
ResponderExcluirEsse livro é um caso a parte de tudo o que vc já leu ou viu.
ExcluirHistórias de vampiros com certeza me chamam a atenção misturadas com desastres apocalipiticos então nem se fala...
ResponderExcluirAndré Vianco é outro autor que tenho vontade de ler, mas tenho receio. Dizem que você ama ou odeia os livros dele, não tem um meio termo!
ResponderExcluirBeijos
eu tenho uma historia de amor e odio com os livros do Andre, tem alguns que eu leio que eu amo, mas outros a historia se perde para mim, mas com certeza quero ler este tambem para saber se vou conteguir gostar *-*
ResponderExcluirAcabei lendo primeiro a resenha de A Noite Maldita.
ResponderExcluirComo disse me interessei pelos livros e vou procurar eles nas livrarias.
É difícil encontrar reviews sobre livros do André Vianco e esta está muito boa. Tenho a primeira edição do Bento, de 2003 e, peguei para ler novamente, talvez pela 5ª ou 6ª vez, e todas as vezes que eu leio eu gosto mais, é impressionante. Agora que vi o lançamento da noite maldita, vou reler a trilogia do Bento e depois comprar o último livro.
ResponderExcluirTenho todos os livros do autor, mas não consigo gostar de todos igualmente, meus preferidos são com certeza o Bento e os Sete.
Conheci André Vianco por dois amigos mesmo os dois sabendo que não era fã de leitura mas aceitei e comecei a ler Os Setes acabei ai vieram Bento,O Causa Laura.Livros que rementem a vida cotidiana dos brasileiros.Muito bom quero adquirir todos os livros e ler com muito prazer todos.
ResponderExcluirOlha, confesso que não sabia que a galera curtia tanto essa trilogia... Eu já havia lido Os Sete, Sétimo, o Turno da Noite, Sementes do Gelo e quando fui ler o Bento, me frustrei um pouco, achei o livro um pouquinho desequilibrado quanto ao ritmo, não que não aconteçam coisas iradas no livro, mas são longos períodos de resoluções que se arrastam, com trechos de ação intercaladas, porém curtíssimas... como no trecho da luta no rio com água benta: Genial, porém curta, acaba tão rápido que vc não percebe, e quando vê, volta a missão principal, que se arrasta e arrasta...
ResponderExcluirFiquei um tantinho preocupado em saber que o segundo livro tem um ritmo menor ainda... Acho que vou deixar essa saga pra ler durante as férias...
Para mim Andre Vianco dispensa qualquer comentário, só me falta "A noite Maldita".
ResponderExcluirLeitura envolvente e surpreende. A ligação entre os personagens é impressionante.
Amo todos os livros e a Casa me fez chorar muito assim como o Caminho do poço das lágrimas. Sementes no gelo, Senhor da Chuva... eu torci para chover diversas vezes....kkkkkkkkkk.
Recomendo todos!!!!
Não li toda a matéria, mas achei rapidamente um erro... Bento se passa TRINTA ANOS depois da noite maldita, e não 50 anos como diz esse texto.
ResponderExcluirP.S.: André Vianco é um dos meus 3 autores favoritos, junto com Anne Rice e Stephen King, 3 mitos!
Super concordo!!!!!!!!!!!!!!! Puta livro!
ResponderExcluirAndré Vianco é um dos meus escritores preferidos. Bento é uma obra prima.
ResponderExcluir